domingo , 23/07/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Português

Português

Onde x Aonde

A música da banda Cidade Negra diz: “Aonde você mora? Aonde você foi morar?”. Apesar da bela canção, a letra comete um equívoco. Usamos “aonde” para indicar movimento em direção a. Quando nos referimos a lugar de permanência, como na música, usamos “onde”. Reescrevendo: “Onde você mora?(indicando permanência) Aonde você foi morar?(indicando movimento …

Read More »

Caçar ou cassar?

Nesta semana, por conta do processo contra o ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha, tivemos muita confusão entre os verbos caçar e cassar. Por isso, decidi fazer um vídeo explicando o sentido de cada um. Veja! Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar …

Read More »

“De 19h a 22h” x “das 19h às 22h”

O segredo aqui é manter o paralelismo. Se você utilizar o “de”, então não haverá crase no “a” e ele também não poderá estar no plural. Nesse caso, o “a” é apenas uma preposição. ex: De 19h a 22h. Agora, se vocês utilizar “das”, que é a contratação da preposição “de” com o artigo “as”, você …

Read More »

Seu texto corre na rua ou na esteira?

Quem quer escrever melhor deve estar atento a três pontos importantes: 1) Coesão — é a harmonia interna e estrutural do texto. Uma redação não deve parecer um amontoado de frases soltas. É preciso saber utilizar bem os conectivos; 2) Coerência — diz respeito ao fato das ideias e dos argumentos fazerem sentido e …

Read More »

A lei começou a viger ou a vigir?

  Existem verbos com conjugações complicadas. É o caso do verbo viger. Muitas pessoas acreditam, de forma errada, que a grafia certa é vigir. O verbo viger tem  o sentido de vigorar, de estar em execução. ex: A lei já está vigendo. Outro detalhe é que viger é um verbo defectivo. Ou seja, ele é conjugado somente em …

Read More »

Não existe “em anexo”

Um equívoco recorrente e que tem aumentado com a intensa troca de e-mails é a expressão “em anexo”. Ex: Envio em anexo a cópia do relatório. O vocábulo “anexo” pode ter duas funções: adjetivo e substantivo. Como substantivo, não pode ser precedido  por preposição . Ex: O Anexo cinco é em frente  ao Ministério da Fazendo. Quando …

Read More »