quarta-feira , 29/03/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / O brasileiro e a internet: a quantas anda essa parceria?

O brasileiro e a internet: a quantas anda essa parceria?

41-milhoes-usando-internet-movel

A pesquisa F/Radar, idealizada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi em parceria com o Instituto Datafolha, se propôs a responder essa pergunta que muito interessa aos publicitários e anunciantes de plantão. Foram realizadas 2.236 entrevistas que abordaram pessoalmente, pessoas com 12 anos ou mais, de todas as classes sociais. Os dados correspondem a maio de 2013.

2

Segundo a pesquisa, os internautas somam mais de 84 milhões de brasileiros – ainda segundo a pesquisa, há uma estimativa de mais de 157 milhões de brasileiros com mais de 12 anos em 2012, se o número procede, podemos dizer que pelo menos metade da população com mais de 12 anos já está usando a internet.

Apesar do constante crescimento, o Brasil ainda está atrás de países europeus que possuem mais de 95% da população com acesso à internet.

Como não poderia deixar de ser – e não é novidade para ninguém, a internet móvel já é usada por mais de 43 milhões de brasileiros. Ou seja, mais da metade das pessoas que acessam a internet no Brasil, já usam smartphone ou tablet para acessar a rede. Dentro deste universo, a pesquisa aponta que pelo menos 8 milhões de brasileiros estão acessando a internet pelo tablet, cerca de 10% do total de internautas no país.

Por mais que a democratização do acesso à internet seja algo amplamente defendido, a pesquisa mostrou que a classe social e a escolaridade ainda são as maiores barreiras para entrada na internet.

Outro dado relevante, em se falando de comportamento, é o quanto a vida dos internautas tem sido narrada nas redes. Veja:

3

Sobre as redes mais usadas, o Facebook não cansou o brasileiro, como os futuristas tem apostado. A pesquisa também revela o crescimento do Instagram e Whatsapp no páis.

E uma informação importante: o e-commerce não errou em suas previsões.

4

Veja outras conclusões da pesquisa aqui:

About Cínthia Demaria

Webwriter e Social Media. É jornalista e trabalha como Analista de Mídias Sociais, redatora web e assessora de imprensa digital. Tem experiência em Governo 2.0, comunicação empresarial, mídia digital, eventos e redação de jornais de grande circulação. Twitter: @Cika_Demaria. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

“Troco likes e SDV” – A psicologia que Freud não explica

Atenta ao comportamento voyer do usuário ativo na Internet e nas emoções despertadas pelas celebridades …

O mundo online de Alice #sqn

Quem nunca teve a sensação de que sua vida está ó… uma bosta quando abre …

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: