sábado , 25/11/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Como proteger seu portifólio do PLÁGIO?
© Sergey Nivens - Fotolia.com

Como proteger seu portifólio do PLÁGIO?

Nos últimos dias estou deliciosamente atrapalhado com o lançamento da minha Startup, chamada Avctoris (lê-se AUKTÓRIS), que é um site onde você pode registrar direitos autorais (obras) on-line, sem frescura e sem burocracia… Modéstia à parte: muito bom!

Uma das grandes vantagens é ser muito simples, mas confesso que cobrar apenas R$ 14,90 por registro tem ajudado no sucesso do site. Esta semana estava conversando com o Tiago Vargas e ele apresentou várias dúvidas e sugestões para nosso site, resolvi fazer esse post porque essas dúvidas podem ser comuns à outros designers, mas combinamos que eu faria só um jabá, porque senão o pessoal ia pensar que ele é meu sócio ou coisa assim.

Podemos imaginar que a absoluta maioria dos designers e ilustradores nunca registrou seus trabalhos em lugar algum, não tem nenhum tipo de prova que possa ser apresentada em juízo ou algo assim… Claro que alguns têm provas de alguns trabalhos, mas são raras exceções e nem os mais antenados têm seu portfólio inteiro protegido, o que é uma pena.

O ideal é registrar cada trabalho individualmente

Pense, R$ 14,90 é um valor insignificante para se incluir num orçamento de serviço (você certamente não perderá um job por isso), mas o registro do trabalho poderá ter um valor enorme para você no futuro, se precisar provar a sua autoria, o que poderá, até, lhe render boas indenizações se usarem indevidamente ou plagiarem sua criação.

Mas só criamos o Avctoris agora, então como fica aquele seu portfólio enorme? Sem proteção?

Você pode registrar o seu portfólio atual usando o formulário de design / ilustração: junte tudo em um pdf e registre pagando um único registro, depois, nos próximos trabalhos você vai registrando individualmente.

Mas com a opção de “registrar portfólio” você tem uma prova concreta e, pelo menos daqui pra frente, pode se defender no caso de plágio. Não é a melhor opção, mas não existe como fazer registro retroativo então é a melhor opção possível.

About Rudinei Modezejewski

Especializado em Propriedade Industrial, com ênfase em marcas e domínios, atuando nessa área desde 1997, trabalha desde 2009 com Marketing Jurídico, sendo que atualmente está se aprimorando em Social Media Marketing (Marketing em Redes Sociais)
Twitter: @emarcas. Confira a apresentação completa dele.

Check Also

Infográfico – Registro de Marcas

      Consulta NFe   Relacionado

COPYRIGHT – Direitos Morais e Patrimoniais

Relacionado

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Creampie
Threesome
Threesome
Threesome
Threesome
Blowjob
Creampie
Orgy
Anal
Blowjob
Blowjob