terça-feira , 28/03/2017
Breaking News
Home / INSPIRAÇÃO / Anúncio / Cartaz / Cuidado com diagramação de texto em artes

Cuidado com diagramação de texto em artes

Primeiro leia o cartaz abaixo, na sequência faço meus comentários (para não estragar a “brincadeira”).

E ai, você teve dificuldade de ler “de primeira”? Eu tive! Na verdade pra conseguir ler eu tive que parar e pensar… e isso não é bom…

Comunicação eficiente, ainda mais numa peça que não tem mensagem ou conceito por trás, é que seja entendida imediatamente. Infelizmente esse cartaz não conseguiu isso. Não sei se foi feito pelos alunos (trata-se de uma Semana de Comunicação de Publicidade), mas a supervisão é (ou deveria ter sido) feita por um professor… Uma pena…

Por isso, fica a dica: não tente “fazer bonito” demais com a diagramação de texto, deixando de lado o mais importante: a leitura.

Ah, e o cartaz ainda tem um erro: fizeram uma tentativa de colocar uma suposta crase entre os dias da data do evento, só que não colocaram o acento grave (usaram acento agudo = um erro, algo que não existe) e, nesse caso, não teria nem crase, já que não se usa crase entre números. Já tratei sobre crase aqui no blog nesse post e também aqui.

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

13 comments

  1. Difícil einh… eu cheguei a 'corrigir' única tem acento rss que dó!

  2. Eita… difícil ainda ver algumas coisas assim… Logo um evento de "COMUNICAÇÃO"?!?! Putz?! Se fosse qualquer outro vento, eu poderia pensar… poxa, pegou o corl ali, copiou a disposição das palavras de algum outro lugar… Mas poxa… Difícil hein?! :(

    • Thiago, tenho certeza que o cartaz deve ter sido feito por alunos, que são inexperientes ainda em diagramação e se empolgam com uma disposição diferenciada. O que não justifica o fato de não haver um professor que orientasse-os melhor…

  3. Semana da Unica com ção… Outro erro: faltou acento no Ú :P

  4. Fora isso, quando bati o olho, sem ler, poderia jurar que seria um evento country.

    Minha análise: uma semana de comunicação para alunos (jovens), deveria usar uma tipografia mais limpa, leve e, até mesmo, "descolada".
    E já que o assunto é diagramação (direção de arte), por que não casar melhor a imagem com o texto? Talvez com o megafone num ângulo diferente, dando mais ênfase ao próprio megafone e ao texto, em vez do "modelo".
    Só especulações!

  5. Unica e data com crase= lixo

  6. Já que manjam de design deveriam melhorar esse site, ta feinho hein? No nível desse cartaz, ou até pior.

    • Sim, Elisangela, estamos trabalhando num novo layout que será lançado em breve. Mas uma correção, o design do nosso blog está antigo, desatualizado, mas o conteúdo é ótimo, pode aproveitar.

  7. Um anuncio sobre comunicação onde não foi usada boa comunicação?
    lamentável…
    bjsss Silvia!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: