sexta-feira , 26/05/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Empresa de Alagoas acusa BBB 12 de copiar seu logotipo, será?
Montagem: editamos a marca Freaks para ficar mais parecida com a do BBB12.

Empresa de Alagoas acusa BBB 12 de copiar seu logotipo, será?

Saiu na imprensa (e no Twitter) uma acusação feita pelos sócios de uma empresa Alagoana de que o BBB (Big Brother Brasil – leia-se Rede Globo de Televisão) copiou o logotipo da loja Freaks. Enfim, mais uma acusação de PLÁGIO (ou chupada se você for designer). Um escândalo! Mas… será?

Bom, vamos analisar o caso com muuuuuuita calma.

Vejam os logotipos no início deste post. Tem algumas semelhanças, né? Mas esse logotipo da Freaks é uma “versão” que eu criei para ilustrar esse post, o logotipo verdadeiro é este:

Logotipo ORIGINAL da Freaks, retirado do site do INPI

Se eu pedir para qualquer designer para criar ou buscar nos bancos de imagens em vetor uma imagem de uma lente de câmera, ou mesmo de um olho, o que teremos? Não sabe? Então clique aqui e confira.

Gente, esse cara de Alagoas vai ficar RICO com as indenizações, tá todo mundo copiando ele!!! Bando de plagiadores!!! Piratas!!! Prendam todos!!!

Te cuida @boninho, você é o próximo!

Mas, falando sério, só pode ter sido uma MELANCIA, né? Não entendeu? No meu tempo (e faz tempo) a gente  dizia:

“Quer aparecer, pendura uma melancia no pescoço!”

Essa deve ter sido a melancia deles, só pode! Não pode ser séria essa coisa de “processar” a Globo por conta desse suposto plágio.

Em primeiro lugar o fragmento de logotipo que é similar é notadamente reconhecido ao redor do mundo como a representação vetorial de uma lente de câmera, quanto mais minimalista, mais parecido fica. Então não existe possibilidade de violação de direito autoral.

Sobre a marca em si, não há qualquer similaridade fonética e são para segmentos completamente diferentes, então, resumindo: a acusação é absurda, ridícula.

Se eu fosse o @boninho processava eles, isso sim!

Mas se mesmo assim, eles insistirem que não importa o ramo, as explicações que dei acima, etc., tenho uma má notícia para a Freaks:

Se seguir sua lógica absurda, a marca “Olho de Peixe” já está registrada, então quem plagiou foi a FREAKS!!!

Olhem ai:

Processo 830185496 – MARCA REGISTRADA

E agora Freaks?

About Rudinei Modezejewski

Especializado em Propriedade Industrial, com ênfase em marcas e domínios, atuando nessa área desde 1997, trabalha desde 2009 com Marketing Jurídico, sendo que atualmente está se aprimorando em Social Media Marketing (Marketing em Redes Sociais) Twitter: @emarcas. Confira a apresentação completa dele.

Check Also

COPYRIGHT – Direitos Morais e Patrimoniais

Relacionado

Porquê NÃO PARTICIPAR do Prêmio Oxford de Design

Como assim “não participar” de um concurso promovido pela Oxford? Tá maluco? Pois é, foi …

3 comments

  1. Caramba, hoje em dia é tudo plágio…

  2. Menino, que historinha esquisita, né?
    Concordo contigo, estão querendo chamar a atenção e ganhar visibilidade. Mas do jeito que vão as coisas (e que você nos mostrou) ainda vão ter que pagar pra Globo pela difamação e poderão perder a marca pra "Olho de Peixe".
    Feio isso -rs

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: