quarta-feira , 31/08/2016
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / HÁ alguns anos ATRÁS = pura redundância
HáTempo3

HÁ alguns anos ATRÁS = pura redundância

Veja as frases:

É tão comum vermos essa frase, utilizando-se o no início e o ATRÁS no final, que nem notamos nada estranho. Esse é mais um daqueles erros democráticos, que atinge todas as pessoas e, mais, a impressa utiliza essa frase normalmente.

Mas note:

Ou seja, se o já diz que ocorreu no passado, porque complementar com um ATRÁS? Haveria alguma maneira de ser adiante no tempo? Não, nesse caso usaríamos “DAQUI A tanto tempo” (não existe o HÁ para expressar o futuro).

Apesar de muito utilizado, de ouvirmos a todo o momento, trata-se SIM de um erro gramatical, um vício de linguagem = redundância.

Você podia usar, mas agora, que está lendo aqui e aprendendo, vai se “policiar” pra não errar mais: ou utiliza o , no começo da frase, ou utiliza o ATRÁS, assim:

Liberdade poética existe (e se perdoa), como bem utilizou o idolatrado e saudoso Raul Seixas: “Eu nasci, dez mil anos atrás

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

motorista

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

an_record_breakingbad

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *