23 de fevereiro de 2011

Cínthia Demaria

A importância da Assessoria de Comunicação em instituições

Para que serve a Assessoria de Comunicação Institucional? Muitas empresas não sabem (ou não valorizam) esse profissional que cuida de uma das áreas mais estratégicas de qualquer organização: o alinhamento da gestão de pessoas. A satisfação dos funcionários é equivalente à satisfação do cliente. Pode parecer clichê, mas pesquisas revelam que grande parte dos trabalhadores que não pensam em mudar de emprego nos próximos 5 anos tem a produtividade superior e batem metas antes do prazo estipulado pelo chefe.

Mas como fazer isso? Claro que a empresa precisa oferecer benefícios básicos, que são direito de qualquer empregado, segundo o Ministério do Trabalho. Porém, a estratégia vai muito além disso. Quando lidamos com humanos, eles querem ser tratados como tal, e não apenas ser um número registrado em determinada empresa. Para falar mais sobre essa área, que é determinante na produtividade de qualquer empresa, converso com a Relações Públicas, Liliane Lessa.

Quais são as ferramentas de comunicação que uma empresa pode estabelecer com o funcionário, quando a relação de proximidade entre empregador e empregado é fisicamente impossível de acontecer?
Existem vários instrumentos de comunicação que podem ser incorporados às rotinas de uma empresa e que atendem de forma eficaz às necessidades de comunicação à distância. As novas tecnologias de informação e comunicação estão aí para provar isso, permitindo a comunicação eficaz à distância por meio de videoconferências, transmissão simultânea de eventos e reuniões estratégicas via portais corporativos ou intranets, TVs corporativas digitais, notícias e serviços exclusivos para o funcionário via portais e intranets, aplicativos específicos de comunicação gerencial desenvolvidos para smartphones, tablets e outras plataformas móveis etc. O avanço tecnológico favorece e muito a área de atuação da comunicação e reduz de formas significativas as distâncias e os custos com deslocamento de uma empresa.

Se estivermos falando da comunicação entre o corpo dirigente e o operacional sem acesso à internet no ambiente de trabalho, é importante focar no desenvolvimento de líderes locais que possam representar a direção da empresa em todos as unidades da empresa. Além disso, é importante usar outros meios impressos de comunicação interna, de forma que a informação chegue para todos. Dependendo do tamanho do negócio da organização, podem ser implementados jornais murais em determinadas áreas, quadros de Gestão à Vista e outros veículos, como revistas mensais que integrem as ações que estão sendo desenvolvidas em todos os locais de atuação da empresa e que cheguem também às famílias dos empregados.

É importante lembrar que nenhuma tecnologia, por mais avançada que seja, e nenhum outro tipo de comunicação impressa substitui a comunicação face a face. O ideal é que as empresas busquem sempre estabelecer uma frequência de encontros com os seus empregados, mesmo que sejam encontros anuais, para que eles se sintam parte de negócio e colaboradores indispensáveis para a obtenção de resultados alcançados pela organização.

Qual é de fato o papel de um profissional de Relações Públicas dentro de uma instituição?
O profissional de Relações Públicas é um profissional que atua com a comunicação institucional, seja ela interna ou externa. Seu principal papel é conhecer os públicos de uma organização e, a partir daí, desenvolver estratégias específicas de relacionamento e de comunicação para cada um deles. A partir do mapeamento de públicos, é possível direcionar e desenvolver campanhas mais eficazes de comunicação, planos mais estratégicos de divulgação e planos exclusivos de relacionamento. O RP também é responsável por pensar em formas de divulgar a identidade de uma organização entre os públicos e por pensar planos de gestão da imagem e da reputação de uma empresa. Outra função que está bastante ligada às competências do RP é a de gerenciamento de crises. Por ser um profissional que estuda e se relaciona o tempo todo com os públicos de uma organização, ele é também o mais indicado para lidar com situações de conflito e crise, elaborando estratégias alinhadas a cada perfil, contribuindo para a conciliação dos interesses da empresa com os interesses dos públicos afetados.
Sempre bom lembrar que o trabalho do RP tem mais chances de dar certo se executado ao lado de bons profissionais das outras áreas de comunicação, como o jornalista, o publicitário e o designer. A comunicação caminha de melhor forma quando trabalhada de forma integrada.

Quais são as principais atividades que um Assessor de Comunicação desempenha?
O assessor de comunicação é o profissional responsável por cuidar das informações que entram e saem da empresa, com o objetivo de zelar pela imagem da organização. Para isso, ele cumpre algumas funções básicas. As principais são: alinhamento de informações com a direção estratégica e com os departamentos; planejamento de comunicação interna e externa; criação de estratégias de relacionamento com públicos; produção e revisão de textos institucionais; gestão de veículos institucionais (sites, jornais, revistas, boletins etc.); monitoramento de mídias; criação de campanhaas; criação de veículos conforme necessidade de cada público.

Por que é importante a empresa ter uma comunicação estreita com o funcionário?

Uma empresa que garante a transparência de gestão e de informações com seus empregados e demais públicos garante melhores resultados, melhor imagem e melhor reputação. Quando o empregado confia e se reconhece na missão, na visão e nos valores de uma empresa, ele sente orgulho de poder contribuir e de se sentir parte dos resultados da organização. O desafio das organizações e da comunicação, nesse contexto, é implementar uma gestão transparente que incentive os empregados a compreenderem profundamente o seu papel na empresa, reconhecendo-se nos orientadores de sua organização e entendendo como sua atividade é essencial para os resultados do negócio.  Quanto mais o empregado compreender o seu papel e quanto mais ele reconhecer o seu trabalho nos resultados, maior será a sua satisfação e seu desempenho em uma organização.

Quais são as vantagens em investir nessa comunicação?

O investimento em comunicação é necessário para que se obtenha alinhamento estratégico da gestão e cuidado com as informações, com a imagem e com a reputação de uma organização. A comunicação qualifica as ações realizadas por qualquer empresa, sejam elas direcionadas para públicos internos ou externos.

Quais são as desvantagens da empresa que subestima a Comunicação Interna?

A ausência de um departamento de comunicação qualificado ou despreparado arrisca a própria saúde da organização. Uma empresa sem comunicação deixa seus públicos sem resposta quando eles precisam; deixa-os confusos, porque a informação passada por um vai ser sempre diferente daquela que foi dita por outro da mesma empresa; faz com que uma situação de crise prejudique não só a imagem da organização, mas abale completamente parcerias, investimentos e projetos, podendo minar o próprio negócio. Todas essas situações têm um potencial enorme de provocar estranhamento entre as equipes, o que resulta em falta de motivação para o trabalho e má execução de projetos e ações, trazendo impactos sempre negativos aos resultados esperados pela empresa.

Para você, o que ainda falta para as empresas enxergarem a comunicação interna como algo fundamental para a lucratividade?
Falta aos empresários uma visão estratégica de como a comunicação pode trazer benefícios ao seu negócio. Alguns empresários têm conhecimento superficial do que é a comunicação. Boa parte deles ainda acredita que a comunicação é responsável por deixar as informações ‘mais bonitinhas’. Não conseguem enxergar como, de fato, comunicar de forma eficaz com o seu funcionário está diretamente relacionado ao alcance de suas metas e resultados.

Clique aqui e saiba mais sobre a entrevistada Liliane Lessa.

1 "parpite"

1. Tweets that mention A importância da Assessoria de Comunicação em instituições -- Topsy.com publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 12:37

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