sábado , 25/11/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Como solicitar um orçamento a gráfica

Como solicitar um orçamento a gráfica

Para solicitar um orçamento correto à uma gráfica é necessário diversas informações e conhecimento de materiais e acabamentos. Quando você sabe o que esta solicitando, pode economizar no preço, no prazo e ter qualidade melhor.

Em muitos casos quando o material chega na gráfica é preciso parar para corrigir o orçamento, porque não foram dadas todas as informações necessárias. Na maioria das vezes, já foi dado o prazo de entrega e esta acaba atrasando ou o cliente não quer pagar o valor correto alegando não ter verba.

Vamos lá, o que deve ir na solicitação de orçamento:

  1. Discrimine o nome da sua empresa, seu nome, email, telefone.
  2. Se tiver comissão  (BV), indique quanto será.
  3. Dê as informações a respeito do material, primeiramente indicando a quantidade (1.000 / 2.000, etc)
  4. Descreva o que é o material: um catálogo, lâmina, folder, revista, panf leto, etc.

  5. Em seguida medida, sendo que geralmente esta é passada em milímetros: exemplo 297 mm x 420mm (padrão é sempre passar primeiro a medida da largura do impresso x altura, não sendo necessário especificar qual é qual)
  6. Indique se é 1 lâmina ou mais
  7. O tipo de papel para cada lâmina, por exemplo, a primeira lâmina em couchê brilhante 230 g e demais lâminas couchê fosco 115
  8. Cores de impressão. Quando é impresso só de um lado, é indicado “0” (zero) para a outra face. Exemplo: 4 x 0 cores ou 4 x 4 cores
    Lembre-se de indicar se a quantidade de cores é a mesma em todas as lâminas do trabalho.
  9. O material será sangrado?
  10. A arte fornecida?
  11. E o fotolito, será fornecido ou deverá ser incluído no orçamento?
  12. Indique os acabamentos, que podem ser:

  • Dobra: quantas dobras, se só vertical, se em cruz, sanfona, etc.
  • Grampo
  • Furo
  • Picote: simples, interrompido para destaque de uma parte do impresso
  • Corte (especial ou reto) e/ou vinco
  • Bolsa para pastas ou catálogos
  • Acabamentos especiais:

– Relevo seco (é aquele que fica “afundadinho”)

– Relevo americano (fica “altinho”)

– Verniz UV (com reserva ou total em alguma face)

– Laminação brilhante ou fosca. Dica: todo material de cor “chapada” precisa de uma laminação ou ira borrar.

– Faca para corte especial


– Espiral ou Wire-o



Só assim, fornecendo todas essas informações, você terá um orçamento completo e sem margem de erro ou alterações posteriores. Siga essas instruções e, com certeza, terá menos problemas.

Aproveito para desejar a todos um 2011 com muita LUZ.

About Roberto Marchesoni

Experiência de mais de 30 anos no ramo gráfico, sendo um dos proprietário da Gráfica Visão, onde atua como Diretor Comercial. Tem vasto conhecimento em administração de custos, papéis, processos de impressão e acabamentos.
Confira a apresentação completa dele.

Check Also

Brindes Gráficos para o final de ano

Hoje vou listar algumas opções que uma agência/designer pode oferecer aos clientes (sugestões pra eles …

Papéis e acabamentos especiais

Hoje o designer tem uma opção enorme de papéis, onde poderá usar a imaginação e …

11 comments

  1. EU TENHO UMA INDUSTRIA DE EMBALAGENS E PRECISO COMPRAR MATERIA PRIMA , PRECISO SABER EXATAMENTE OS TIPOS DE PAPEIS E AS GRAMATURAS, E SE É POSSIVEL FAZER EMBALAGEM COM ESSE PAPEIS QUE VOCÊ VENDE PELO FATO DO TAMANHO.

    OBRIGADA

  2. Boa tarde, gostaria de saber se possível, se estamos embasados na lei, se temos o direito de colocar em nossos orçamentos: "reservamos o direito de entregar 10% a mais ou a menos da quantidade contratada." Poderia me dar alguma informação sobre isso?

    • Então, eu não sei corretamente se existe alguma lei específica que lhes proteja quanto a isso.
      Penso que se vocês fizerem o cliente assinar um "pedido" ou "contrato" com essa informação, talvez vocês estejam amparados, agora o orçamento não tem o "aceite" (assinatura) do cliente, então pode um dia gerar problemas, principalmente se o cliente envia a vocês outro autorização ou pedido, emitido por ele, com a quantidade que solicitou = ou seja, qualquer coisa fora o que ele pediu, estaria incorreto.

  3. Vocês trabalham com Papel Triplex 300gr para capa de dvd senão trabalham poderiam me indicar?

    Obrigado e Agradeço desde já!

    • Não somos empresa de papel, não comercializamos nada. Somos apenas um blog que traz informações principalmente para publicitários e designers em início de carreira. Consulte em sua região que certamente encontrará um fornecedor.

  4. Olá Silvia, seu blog meu ajudou muito, obrigada. Mas tenho uma dúvida (que me parece imbecil, mas vamos a ela). tenho um trabalho de faculdade, onde preciso cotar os preços para um flye, o prof. quer q façamos no tamanho BB 66×96, mas nós devemos colocar os flyes de modo a ocupar o espaço desse suporte, e ter menos perda possível. Fiz um flye no tamanho 100×210, devo enviar para a grafica esse ultimo que está em A, ou o que montei no BB? desde já grata.

    • Vamos por partes, primeiro, o que você precisa fazer é um "flyer" (e não flye).
      Não entendo o que você chama de "está em A" – também não conheço o termo BB, apesar de entender que esse é um dos formatos de papel que as gráficas trabalham.
      Você, com certeza, enviaria para a gráfica um arquivo montado 3 flyers do formato que idealizou, para gerar um fotolito de tamanho A4, depois eles poderão multiplicar este na hora de gravar a chapa, e dará um ótimo aproveitamento de papel o que você planejou. Agora não sei se é isso que seu professor quer.

  5. gostaria de saber que tipo de papel é melhor para revista, e qual gramatura? Sempre fico na dúvida em qual pedir no orçamento.

    • Depende da revista, quantidade páginas e processo de impressão que utilizará para imprimir, se será em máquina rotativa (gráfica de jornais) ou plana (gráficas convencionais, offset plana).
      E depende também do que você quer, se algo mais refinado, simples e barato.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto:
Creampie
Threesome
Threesome
Threesome
Threesome
Blowjob
Creampie
Orgy
Anal
Blowjob
Blowjob