quinta-feira , 30/03/2017
Breaking News
Home / Geral / “Chupada” descarada de Logotipo

“Chupada” descarada de Logotipo

Primeiramente olhem os dois logotipos apresentados abaixo:

O logo da esquerda faz parte do portfólio da Kriando, uma empresa especializada na criação de marcas/branding, que já até felei dela aqui no blog, já que apresenta muita coisa bacana.

O da direita está no portfólio online de Brunna Alcantara’s, uma publicitária de Recife.

E ai, alguém acha que foi coincidência ou podemos ter a certeza que é uma “chupada” descarada? Ok, podemos ainda ficar em dúvida de “quem copiou de quem?”, mas para tirar essa dúvida, bastaria que ambos os profissionais se manifestasse aqui, contassem um pouco de como foi desenvolver esse job, incluindo dizer “quando” desenvolveram. Vamos esperar pra ver se alguém se manifesta…

Só não sei como existe alguém que ainda acha que uma chupada dessas passaria desapercebida, ainda mais disponibilizando na Internet.

Quem me passou a dica dessa postagem foi meu leitor Cassio Santos. Valeu!

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

32 comments

  1. Chupou e ainda lamberam os dedos!

  2. Não é totalmente igual. a ultima curva, na parte de baixo do logo, uma é mais fechada em um do que no outro. hehe.

  3. Sou o José Carlos, sócio e diretor criativo da Kriando e tenho a dizer que este trabalho é um plágio da marca Australis de minha autoria, criada em 2003 para o importador de vinhos Australis. Esta marca foi depositada no INPI em 2003.

    Tomaremos medidas judiciais.

    • Recebi também seu e-mail e agradeço muito sua postura de vir aqui nos dar uma satisfação. Mas acho que é assim mesmo, quem de fato criou e tem orgulho do que fez, se revolta com essas cópias grosseiras de quem não tem criatividade (nem ética ou respeito). Espero que o fato seja solucionado numa boa. Sucesso e obrigada!

  4. Manda busca o óleo de peroba…..

  5. O pior é que as pessoas esquecem do conceito principal de existência da marca: a marca tem que conseguir diferenciar os produtos e serviços de uma forma que o consumidor visivelmente saiba que o produto possui determinada origem.
    Fico imaginando se ambas marcas tivessem uma evolução enorme e conquistem o mercado nacional, como ficariam na publicidade televisiva? Manteriam as duas marcas?
    Obviamente que não, pois as marcas causariam uma confusão no mercado o que é legalmente proibido.
    Será que ao elaborarem a marca não confiaram no "taco" da empresa que talvez possa crescer?
    Triste isso! Demonstra falta de confiança no futuro da empresa, demonstra falta de habilidade para criar marcas e demonstra falta de uma consultoria jurídica para gestão das marcas.

  6. O sócio da Kriando já postou uma resposta no portifólio da garota…

    • Então, eu vi sim lá – rs
      Aliás, ele se manifestou tbm aqui (José Carlos – um pouco mais acima)
      Eu tbm tinha enviado recado pra ambos se manifestarem, pois só o pessoal da Kriando se manifestou e já ficou claro quem copiou, né?

  7. Poxa, muita coincidência msm, mais da pra ver que a "logo da Brunna" esta com falhas de vetorização, um vetor mal vetorizado.

    Que chupada!

  8. Recebi também seu e-mail e agradeço muito sua postura de vir aqui nos dar uma satisfação.
    Mas acho que é assim mesmo, quem de fato criou e tem orgulho do que fez, se revolta com essas cópias grosseiras de quem não tem criatividade (nem ética ou respeito).
    Espero que o fato seja solucionado numa boa.
    Sucesso e obrigada!

  9. Ta vendo essa manga? Chupa sozinha… Pela madrugada, a menina é publicitária! O pior é que tem muito mais no blog. A do Jaguar é muito pior!!!!

  10. Imagina só como a menina deve está feliz com a estatística de acesso do blog dela subindo, subindo e subindo… rsrs. Vi e fiquei chocada com as duas cópias, pq a do Jaguar tbm tá demais hein. Ah e tem mais uma coisinha que eu não deixei passar: ela da sugestões de LEIAUTES, existe isso?

    • Verdade, mas olha que ela não veio aqui se manifestar (e eu deixei recado pra ela, assim como fiz para a outra parte).
      Então, o pior que o aportuguesamento da palavra em inglês layout é leiaute mesmo! Feio, não é utilizado, mas correto.
      Mas o "errado" é alguém que não cria, mas sim "copia", dizer que dá sugestões de layouts, isso sim é uma grande mentira – rs

  11. Claro, uma bela 'chupada' da garota, só que o que mais me intrigou foi que, o portfólio dela, é um blog! Meu, porfólio tem que ser uma arte única. Ela pegou um template qualquer do blogger pra colocar xerox de marcas rs, que isso!

    • A questão do portfólio dela ser um blog não vejo problema algum, já que ela não é WebDesigner, ou seja, não precisa mostrar que sabe fazer um site. Além do mais, dá uma cara mais pessoal e não de site de agência, isso pode ser uma característica interessante de se passar.
      Só que existem bons templetes pra portfólio, mas geralmente estes são encontrados para WordPress, que é um tiquinho mais difícil de se trabalhar, mas valia a pena "ralar".
      Aliás, templete pra Blogger são limitados e muito batidos… Vale evitar!

  12. isso foi um bela chupetinha rsrsrsrs, a muié nem conseguiu vetorizar perfeitamente o logo da Australis, isso foi uma copia descarada

    muito chupado

  13. Eu diria que "chupeta" é algo que a tal autora não deve ter tbm competência de fazer – hahaha – tadinha dela…

  14. Quanta mardade, gente!
    Foi assim: o Mauro tomou um vinho, ficou meio Australis, para acordar tomou um coiffeur, sacudiu a cabeleira, conversou com a publicitária, e daí surgiu o logo.
    Puxa, cês num tem imaginação mesmo, hein?
    Ficam pensando mardade da criança…

  15. Essa tal de "chupada" nao tem nada haver. Voces ja pensaram em um nome de site, ou uma marca, ou qualquer outra ideia genial e quando foram pesquisar na internet alguem ja tinha feito? bom isso acontece a todo momento no nosso meio. Vai saber se esse simbolo em questao num é um simbolo padrao de alguma coisa, assim como na psicologia? E outro detalhe, na faculdade a gnt tinha um dilema: na publicidade nada se cria, tudo se copia!"

    • Primeiramente, o correto é "…não tem nada A VER". HAVER é um verbo = existir.
      Continuando: sim, eu já pensei muito, também fiz muita pesquisa, afinal de contas faço isso há 16 anos em minha agência. Aliás, toda vez que encontrei algo coincidente (parecido, não igual), reformulávamos todo o projeto, pois plágio é crime e, em caso de logotipos, com certeza passível de punições.
      Com certeza o símbolo em questão não é padrão de "alguma coisa" e, mesmo se fosse, utilizá-lo não daria, sequer, o direito de registro de marca (já que seria "padrão", portanto não se pode considerar uma marca exclusiva. Portanto, no mínimo, ambas seriam "marcas fracas" (se quiser, leia sobre isso nesse blog: http://tudibao.com.br/2011/04/o-perigo-de-ter-uma… ).
      Pra finalizar, não sei que faculdade que você ouviu isso, mas isso é frase pronta, que não deve ser levado DE MANEIRA ALGUMA como algo real, pois COPIAR (artes, ideias, fotos, etc), como você cita na frase, é CRIME.

  16. tenho uma coisa a dizer a culpa disso não é de quem copiou a marca mas sim da escola ou cursinhos baratos de Designer entre ) que estão dando diploma de formação sem tem capacidade nenhuma de criação e nem dar aulas. Mais ainda tira do mercado varios profissionais, como já aconteceu comigo por um salário baixo. PQ algumas empresas ñão valorizam profissionais como os biros de impressão acabam pegando qualquer um. AI com ai na cidade de Campos dos Goitacazes 90% de Biros e Agencias não tem profissionais mas sim alunos de escolinhas de informática. Algumas cobram de 30,00 reais a 100 reais por uma marca então chamchamcham acontece isso COPIAS E MAIS COPIAS.

    • Concordo com seu desabafo, mas não sei se podemos creditar a culpa (nesse caso) a isso, já que não sabemos quem desenvolveu o logo (pode ter sido "sobrinho" do dono, filha).
      Mas esse caso é ótimo para que a empresa passe a valorizar trabalhos profissionais, não é mesmo?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: