03 de agosto de 2010

Silvia Zampar

Pode iniciar frase com E e MAS?

Essa é uma dúvida muito comum, pois algumas pessoas já me falaram que aprenderam com suas professoras de português que não pode nunca começar uma frase com E ou com MAS, já que estes servem para conectar duas partes de uma frase.

Ai eu vou dizer pra você: DEPENDE!

Primeiramente temos que ver o uso dentro de um texto culto (numa redação de um relatório ou algo assim). Desde que você tenha de fato concluído a frase anterior, não utilizado simplesmente a pontuação para acabar obrigatoriamente uma frase que viu que estava ficando longa, você pode sim iniciar a frase (e até o parágrafo) seguinte com MAS ou com E.

Só analise sempre se você não quebrou a frase anterior, se ela teve sentido, continuidade e término, portanto, se você tinha que ter finalizado com um ponto final, para então começar outra frase.

Agora dentro de frases publicitárias: nesse tipo de redação existe uma liberdade maior, claro que respeitando-se as normas gramaticais. É muito mais comum utilizar-se frases curtas, principalmente quando estamos trabalhando os títulos, já que o texto publicitário tem que ser breve, mais direto.

 

4 "parpite"

1. Renata publicado em 24 de junho de 2012 às 9:12

obrigada pela resposta simples e certeira.

2. sheyla publicado em 29 de novembro de 2012 às 19:01

Adorei a resposta clara e objetiva. Obrigada.

3. Arthur publicado em 22 de janeiro de 2013 às 16:03

Obrigado pela resposta.

4. Nilton publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 11:18

excelente resposta, simples e objetiva! Muito bom!

Parpite você também