sexta-feira , 21/07/2017
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Pode iniciar frase com E e MAS?

Pode iniciar frase com E e MAS?

Essa é uma dúvida muito comum, pois algumas pessoas já me falaram que aprenderam com suas professoras de português que não pode nunca começar uma frase com E ou com MAS, já que estes servem para conectar duas partes de uma frase.

Ai eu vou dizer pra você: DEPENDE!

Primeiramente temos que ver o uso dentro de um texto culto (numa redação de um relatório ou algo assim). Desde que você tenha de fato concluído a frase anterior, não utilizado simplesmente a pontuação para acabar obrigatoriamente uma frase que viu que estava ficando longa, você pode sim iniciar a frase (e até o parágrafo) seguinte com MAS ou com E.

Só analise sempre se você não quebrou a frase anterior, se ela teve sentido, continuidade e término, portanto, se você tinha que ter finalizado com um ponto final, para então começar outra frase.

Agora dentro de frases publicitárias: nesse tipo de redação existe uma liberdade maior, claro que respeitando-se as normas gramaticais. É muito mais comum utilizar-se frases curtas, principalmente quando estamos trabalhando os títulos, já que o texto publicitário tem que ser breve, mais direto.

 

 

Registre seu livro on-line, por apenas R$ 16,97! Direito Autoral (copyright)

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

6 comments

  1. obrigada pela resposta simples e certeira.

  2. Adorei a resposta clara e objetiva. Obrigada.

  3. Obrigado pela resposta.

  4. excelente resposta, simples e objetiva! Muito bom!

  5. Pode-se concluir que podemos usar o "E" ou o "Mas", no início de uma frase, desde que seja de forma objetiva, conclusiva e até mesmo superficial. Nos exemplos dados não pude deixar de observar que as orações continuariam com o mesmo sentido ainda que eliminássemos o "E" ou o "Mas".

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: