domingo , 04/12/2016
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Pode iniciar frase com E e MAS?
mas_no_começo2

Pode iniciar frase com E e MAS?

Essa é uma dúvida muito comum, pois algumas pessoas já me falaram que aprenderam com suas professoras de português que não pode nunca começar uma frase com E ou com MAS, já que estes servem para conectar duas partes de uma frase.

Ai eu vou dizer pra você: DEPENDE!

Primeiramente temos que ver o uso dentro de um texto culto (numa redação de um relatório ou algo assim). Desde que você tenha de fato concluído a frase anterior, não utilizado simplesmente a pontuação para acabar obrigatoriamente uma frase que viu que estava ficando longa, você pode sim iniciar a frase (e até o parágrafo) seguinte com MAS ou com E.

Só analise sempre se você não quebrou a frase anterior, se ela teve sentido, continuidade e término, portanto, se você tinha que ter finalizado com um ponto final, para então começar outra frase.

Agora dentro de frases publicitárias: nesse tipo de redação existe uma liberdade maior, claro que respeitando-se as normas gramaticais. É muito mais comum utilizar-se frases curtas, principalmente quando estamos trabalhando os títulos, já que o texto publicitário tem que ser breve, mais direto.

 

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

motorista

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

an_record_breakingbad

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

6 comments

  1. obrigada pela resposta simples e certeira.

  2. Adorei a resposta clara e objetiva. Obrigada.

  3. Obrigado pela resposta.

  4. excelente resposta, simples e objetiva! Muito bom!

  5. Pode-se concluir que podemos usar o "E" ou o "Mas", no início de uma frase, desde que seja de forma objetiva, conclusiva e até mesmo superficial. Nos exemplos dados não pude deixar de observar que as orações continuariam com o mesmo sentido ainda que eliminássemos o "E" ou o "Mas".

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: