segunda-feira , 30/05/2016
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / CTP: a novidade que elimina o fotolito

CTP: a novidade que elimina o fotolito

O fotolito é feito através de um equipamento que transfere a sua arte para um filme (este é o fotolito), que depois é gravado em uma chapa que vai então para as máquinas offset imprimirem o material.

Abaixo você confere uma máquina de fotolito e uma chapa offset, onde é gravada a imagem do fotolito.

CTP é um equipamento que elimina o uso do fotolito, gravando do arquivo direto na chapa.

Existe vários fabricantes de CTP. Cabe a cada gráfica ver o que sera melhor a ela, dependendo do equipamento de impressão que se tem no parque gráfico.

Esse equipamento melhora a qualidade final do impresso em aproximadamente 5% em relação ao fotolito, porém se a máquina de impressão não for de ótima qualidade isso de nada adiantará.

Abaixo dois modelos de CTP que diferenciam pelo formato de gravação de chapa.

Ainda existe muito mais fotolitos do que CTP no mercado gráfico brasileiro, por vários motivos:

  1. O CTP ainda é caro em relação ao fotolito;
  2. As chapas de fotolito chegam a custar 500% menos do que as do CTP, inclusive algumas empresas locam o CTP, com contrato exclusivo da venda da chapa;
  3. O CTP ajuda a quem grava em media 200 ou mais chapas dia, porque diminui o tempo e o trabalho do operador, porém se gravada errado a chapa do CTP, o prejuízo é bem maior, por causa do custo da chapa.

Espero ter explicado a diferença do fotolito para o CTP.

Palpitem sobre o assunto e deixem suas dúvidas.

About Roberto Marchesoni

Experiência de mais de 30 anos no ramo gráfico, sendo um dos proprietário da Gráfica Visão, onde atua como Diretor Comercial. Tem vasto conhecimento em administração de custos, papéis, processos de impressão e acabamentos. Confira a apresentação completa dele.

Check Also

Como solicitar um orçamento a gráfica

Para solicitar um orçamento correto à uma gráfica é necessário diversas informações e conhecimento de …

Brindes Gráficos para o final de ano

Hoje vou listar algumas opções que uma agência/designer pode oferecer aos clientes (sugestões pra eles …

36 comments

  1. Primeiramente quero aproveitar e indicar tbm para seus leitores a leitura desse post http://tudibao.com.br/2009/05/saiba-mais-sobre-re… onde eu expliquei detalhes sobre a retícula.
    Agora vem minha pergunta: o processo que é feito pelo CTP é igual, ou seja, a chapa gravada diretamente no CTP reproduz esse mesmo processo de retículas que vemos no fotolito, com angulação entre as diversas chapas de cores?

  2. Ótima matéria, e realmente ganho de tempo é muito grande

  3. BOM DIA GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ESTA FAZENDO UM CURSO PRA TRABALHAR NA AREA DE CTP SEM SER NO SENAI POIS JA SOU COPIADOR E QUERO ME APERFEICOA NESSA AREA

  4. oi. gostaria de saber onde posso faser um curso pra eu estar aprendendo mais, sobre ctp…
    Sou de Ribeirão Preto…
    Obrigada

    • Bom dia Thais
      Por morar em Ribeirão Preto e estar longe da capital, aconselho a procurar o sindicato dos gráficos de Ribeirão e se informar.
      Trabalhar com CTP não é difícil, se você já conhece os processos de criação, fotolito e desenvolvimento gráfico.
      O CTP nada mais é do que um equipamento onde você ripa o arquivo já finalizado e grava a chapa para impressão, basicamente o mesmo processo para o fotolito.

  5. GOSTARIA DE SABER ONDE POSSO ESTA FAZENDO UM CURSO PRA TRABALHAR NA AREA DE CTP SEM SER NO SENAI POIS JA SOU COPIADOR E QUERO ME APERFEICOA NESSA AREA , TRABALHEI 10 ANOS NA AREA GRAFICO , ATUALMENTE ME ENCONTRO DESEMPREGADO, QUERO VER SE COM ESSE CURSO CONSIGO ME RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO.

  6. Bom dia Wagner
    O senai seria o ideal para um custo razoavel.
    Você pode acessar http://www.bytestapes.com.br e se informar melhor.
    Você precisa em primeiro lugar conhecer de fechamento de arquivo.

    ROberto

  7. Prezado Roberto
    Bom dia
    Gostaria de saber se no Brazil ja temos equipamentos que podemos utilizar eliminando o fotolito e a chapa ou seja onde o arquivo sai da area de criação e vai direto para a produção? É possivel trabalhar com cores pantone neste equipamento? qual a diferença da impressão digital para Off set?

  8. Ola Sr. Roberto!
    Como o Wagner já postou, na verdade o que gostáriamos de saber é onde e sem ser no SENAI poderiamos fazer um curso rápdo de atualização dentro de nossa profissão pois o SENAI na verdade é burocrático e lento no ensinamento e ainda 95% dos estudante são adolescentes no meu caso tenho 50 anos de idade e pouco tempo para me atualizar e não consigo emprego pois a pergunta principal é "Você tem conhecimento com algum software de imposição, como o PREPS, SIgstation, etc…?????" sou arte finalista e trabalho com fotolito á 35 anos, por ter trabalhado como autonomo me desatualizei em alguns Softwares e no CTP, preciso me atualizar com urgência. Talvez um estágio em uma empresa gráfica resolveria, mas não conheço nenhuma que me pudesse favorecer o sr. conhece alguma??
    Grato,

    Ailton Frotscher

  9. Bom dia Sr. Roberto, foi muito bom encontra-lo. Posso abusar um pouco de sua paciencia ? Estamos instalando equipamento para impressão UV, porém, devido ao custo, a aquisição de CTP está fora de questão por enquanto. Estamos fazendo testes de impressão dos fotolitos com clean filme de 100 micras, em máquina de impressão digital HP base água 2400 DPI. A impressão fica perfeita, porém estamos com problemas de encaixe. Gostaria de saber do senhor se a falta de encaixe tem a ver com coeficiente de dilatação térmica do filme; é possível ? E se eu utilizar um filme de 150 micras ? A marca do filme, talvez ? – Obrigado amigo, fico no aguardo.

  10. Olá!!!
    Sr.Roberto trabalhei na indústria gráfica como auxiliar de acabamento, fui arquivista da montagem, almoxarife, expedição e hoje tenho vontade de me aperfeiçoar no CTP tenho noções de informática e já me escrevi no programa de cursos do Sindicato de São Paulo,gostaria de saber se fazendo o curso eu possa me estágiar e ser enfim uma operadora de CTP.
    Fico no aguardo.
    Obrigada!!!

  11. Bom dia
    Parabens pela iniciativa de buscar evolução profissional.
    Com certeza você conseguira estagio, e emprego na função.
    A minha gráfica ainda trabalha com fotolito, em breve vamos adquirir o ctp.

    Roberto

    • Ola sr. Roberto!

      Quando a sua gráfica estiver para possuior o CTP por favor gostária de acompanhar todo o aprendizado e instalação, pra mim seria um grande prazer e aprendizado.
      espero que seja em breve, pois tenho 52 anos e sou montador eletronico de computador (Designer).

      Grato,

      Ailton Frotscher / 11 4301-2973

  12. Se tem interesse em fornecer algum material para a gráfica do Sr.Roberto, entre em contato diretamente com ele, pelo email pessoal dele.

  13. Trabalho como impressor, e na gráfica compraram uma CTP porém na impressão está ficando com uma sombra em todas as chapas, o problema está na CTP? ou na impressora que está ultrapassada?

  14. olá a todos , tenho uma flexografica e gostaria de saber , uma impressora para imprimir os fotolitos, e onde comprar , trabalho com banda estreita , etiquetas adesivas e rótulos

  15. Gostaria de saber qual o valor de uma CTP e o custo em média das chapas?
    Obrigado desde já!

  16. Eu resido no Rio de Janeiro, e gostaria de saber onde posso achar este curso de CTP? Grat

  17. gostaria de saber um curso de ctp que una bom e barato mucha gracias, e asté la vista baby!!! rsrsrsrsrsrs

  18. Se na sua região tem senai ou senac ou ABTG.
    Agora uma coisa, bom e barato não conheço.

  19. Boa tarde essa sua maquina de substitiu o fotolito serve para tela de serigrafia
    abraço
    cirineu

    • Bom dia Cirineu
      Essam máquina substitui o fotolito e grava direto na chapa da offset.
      Em serigrafia você não usa chapa e ai não serve.
      Inclusive se souber de alguem estou vendendo meu fotolito porque não uso mais.
      Obrigado pela pergunta.

  20. eu gostaria de saber onde posso fazer o curso de ctp e quanto custa?eu trabalhava como montador de fotolito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *