domingo , 04/12/2016
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / Sempre tem UM ESPAÇO depois de pontuação

Sempre tem UM ESPAÇO depois de pontuação

A dica de hoje é simplesinha e muitos podem até me questionar, mas quem não sabe isso? Entretanto, esse é um daqueles males que assolam a nova geração, que aprendeu a digitar utilizando no dia a dia, sem utilizar todos os dedos e sem as noções básicas e obrigatórias que recebíamos ao fazer o curso de digitação (quando fiz, ainda se chamava datilografia).

Atualmente a coisa mais comum de se ver, em textos que recebo (impresso, e-mail, ou em comentários aqui no blog) é a falta de noção de onde se incluir os espaços em torno de uma pontuação. Aliás, a coisa mais comum é a falta de espaços, ficando tudo grudado (horrível, por sinal), assim:

  • Não acho certo.Penso que…
  • Veja nessas páginas:isso,mais aquilo,mais…

A regra é simples:

Sempre tem UM ESPAÇO em branco DEPOIS de toda PONTUAÇÃO.

Não importa o tipo de ponto, incluiu no texto, coloca-se um espaço em branco depois, assim:

Principalmente para quem trabalha com design, é importantíssimo saber digitar corretamente, colocando os espaços corretamente (além de toda a gramática correta, claro).

Aliás, apesar de ser uma prática comum aprender a digitar sozinho (na verdade “catando milho” e utilizando apenas dois ou quatro dedos), nada se compara à agilidade que tem alguém que digita corretamente, utilizando os 10 dedos, sem a necessidade de olhar para o teclado. Recomendo a todos!

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

motorista

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

an_record_breakingbad

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

14 comments

  1. Isso me fez lembrar outra coisa que me incomoda muito: gente que dá espaço excessivo entre parênteses e texto, como: "É muito simples ( mas nem todo mundo entende )". Já fiquei tão irritada que resolvi pesquisar se eu era a errada, mas todas as fontes seguras me infomaram que os espaços, neste caso, não são necessários.

  2. Muito boa a dica. Antes eu cometia essa 'gafe' (graças ao msn). Essa espaço é como se fosse a área de respiro, já imaginou tudo junto? rsrs…

  3. O MSN e o Twitter nos forçam a "comer" alguns espaços, mas temos que lembrar que lá usamos a exceção.

    E realmente digitar com os dez dedos ajuda bastante (#exalunadedatilografiafeelings). :D

    • Bem, acho que tudo é uma questão tbm de costume. Eu, p.ex, mesmo no msn me recuso escrever errado. Não é necessário economizar toques por lá, então acho que é melhor escrever sempre corretamente, para nunca desaprender.
      No twitter tbm procuro uma linguagem sintética, economizando palavras, mas evitando qlqr tipo de erro.
      Entendo que seja até chato pra molecada escrever tudo certinho no msn ou twitter, afinal de contas, eles têm que se inserir na turma, não querem ser tachados de qualquer coisa.
      Mas é muito complicado o profissional que vicia nesses erros (e, o pior, nem percebe mais que está errando).
      Datilografia era tudo de bom – rs

  4. Opa gostei da dica, porém ainda sobrou uma dúvida e no caso dó hifém coloca- se ou não o espaço?

    Vlw Sil!

    • Opa, então vamos a alguns acréscimos de tira dúvidas, quanto ao hífen:
      – utilizado junto com a palavra, é tudo junto: precisa-se, tem-se, usar-se-á…
      – utilizado numa frase, para separar uma frase do conteúdo, é separado: "… ela nunca foi fácil de lidar- não seria agora que começaria a ser – mas penso… (mas veja que esse tipo de tempo intercalado pode ser evitado, colocando-se entre vírgulas e, até, entre parêntesis).

  5. Quando fiz o curso de datilografia em 1964, aprendi que se dá 2 espaços depois de qualquer ponto. Contudo, vejo muitos poucos usarem esta regra.

    • Não sei se houve alguma alteração de qdo vc fez datilografia e quando eu fiz (isso pouco mais de 15 anos depois), mas desde que eu fiz o curso, até hoje em dia, é apenas um espaço. Pode olhar em jornais, revistas, livros, como esse é o padrão. Aliás, o próprio Word fica assinalando como erro quando existem dois espaços.

  6. E tem gente que dá espaço no final da pontuação. Ex: Fui até a loja . Não é errado dar ponto final com espaço?

  7. Digito com todos os dedos sem olhar e qdo aprendi a regra era: dois espaços após o ponto final. Então, mudou-se a regra?

    • Com certeza você está confundindo alguma informação aprendida.
      Também aprendi através das aulas de digitação, eu e várias pessoas que conheço, assim como trabalhei como revisora, e dois espaços depois de qualquer pontuação é corrigido, por ser erro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: