30 de junho de 2010

Roberto Marchesoni

Papéis, gramaturas e principais usos

Hoje vamos falar dos papéis mais usados, seus formatos e gramaturas. Existe uma grande variedade de papéis, aliás, a cada dia as fábricas lançam mais tipos “fantasia”, porém os mais usados são: Couchê L-1 e L-2, Couchê fosco, Off-set, Cartões, Reciclados, Collor plus, Duplex e Triplex.

Abaixo vou falar um pouco mais a respeito das características e principais usos desses papéis, bem como quais as gramaturas disponíveis de cada um, sendo que gramatura é como nomeamos para designar a diferença com relação ao encorpamento do papel (explico mais a respeito de gramatura no final dessa postagem).

Couchê L-1 calandrado (brilho de um lado): usado principalmente para rótulos e temos disponível nas gramaturas 70, 75, 90 e 115g (de fabricação nacional)

Couchê L-2 calandrado (brilho nos dois lados): é o papel com brilho mais comumente usado para folders, catálogos, revistas e flyers e disponível nas gramaturas 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (fabricação nacional) e 270, 300 e 370g (importado)

Couchê fosco (fosco dos dois lados): usado para folders, catálogos, revistas e flyers, geralmente usado para materiais que tenham muito texto (pois a falta do brilho ajuda na leitura), porém existe uma dificuldade e secagem (o que torna o processo de impressão um pouco mais demorado). Disponível nas gramaturas: 75, 90, 115, 150, 170 e 230g (nacional) e 270, 300 e 370g (importado).

Offset (papel não calandrado ou sem brilho): esse é aquele papel que todo mundo utiliza em sua impressora. Por sua aparência mais simples (comparando-se com ou couchê L2 ou fosco), é mais usado para impressos comerciais, como papel timbrado, pedidos, notas fiscais, etc. Disponível nas gramaturas:  70, 75, 90, 120, 150, 180 e 240g

Papel Cartão (não calandrado ou sem brilho – tipo cartolina): usado para fichas ou impressos que precisam de um papel mais rígido e que são impressos em apenas 1 cor. Disponível nas gramaturas 180 e 240g, esses nos formatos: SP50x66 e RJ 55x73cm

Reciclados: papéis muito usados hoje em dia, por se tratar de papel feito com em torno de 25% de matéria-prima reciclada pós consumo e 75% de matéria prima virgem. Disponívl nas gramaturas: 75, 90, 120, 150, 180 e 240g

Collor plus (tipo uma cartolina colorida): papéis com variadas cores, geralmente são usados para convites, sendo disponibilizado nas gramaturas: 90, 120, 180 e 240g

Duplex (papel cartonado branco de um lado e kraft do outro): ideal para impressão de fotos na frente e textos e desenhos no verso, usado principalmente para imprimir tags (aquelas etiquetas que vem nas roupas), caixas e embalagens. Nas gramaturas: 230, 280, 370 e 410g

Triplex (papel cartonado branco dos dois lados, sendo um lado com brilho): ideal para embalagens com impressão coloridas dos dois lados, porém um lado brilhante e outro fosco. Usado principalmente para pastas, tags, cartão postal e cartão natal; disponível nas gramaturas: 230, 280, 370, 410g

Aproveito agora para explicar o que é e como é a gramatura de um papel. Aliás, isso é uma coisa importante de toda agência saber, já que muito cliente ao receber seu impresso às vezes reclamam que o papel está mais fino que o que solicitaram, então é bom saber calcular pra conferir.

A gramatura de um papel é o peso de uma folha de 1m² ou seja:

  • Couchê 90g = uma folha de 1 x 1 m pesa = 90g
  • Duplex 230g = uma folha de 1 x 1 m pesa = 230g

Incluído pela Sílvia: Pra você calcular se está correta a gramatura do seu impresso, basta fazer regrinha de 3. Não lembra como é? Vamos a um exemplo do jeitinho fácil de se calcular (já simplificando a regra de 3 para esse caso):

  • O cálculo será (sempre):
  • “x” = seu impresso em m² x gramas do papel inteiro
  • onde “x” é o peso que deveria ter o seu impresso pronto,
  • sendo que a conta para saber “x” deve-se multiplicar a medida em m² do impresso pelo peso (gramas) do papel inteiro contratado.Exemplos:
  • Seu trabalho é A4 impresso em um papel 90g,
  • ou seja, a medida é 0,21 x 0,297m, o que equivale a = 0,06237m²
  • “x” = 0,06237 x 90g
  • “x” = 5,6133 g (= esse é o peso que deve ter o seu trabalho impresso, que você poderá conferir numa balancinha de precisão em uma padaria, p.exemplo – se seu impresso estiver com peso abaixo disso, não foi utilizado o papel na gramatura que você contratou)
  • Trabalho em A3 – 120g = 0,42 x 0,297 = 0,12474m² (é o tamanho de seu papel)
  • “x” = 0,12474 x 120 g
  • “x” = 14,9688 g (é o peso que deve ter seu impresso, basta conferir)

123 "parpite"

1. Silvia Zampar publicado em 30 de junho de 2010 às 11:40

O problema do cliente achar o papel mais fino do que o que ele escolheu é que normalmente ele viu uma amostra, geralmente as amostras são pedaços pequeno de papel e dão a impressão de ser mais encorpados (por serem menores). Quando o cliente vê a folha impressa, geralmente seu material é uma folha maior, mais flexível que aquela amostra que ele tinha visto e, portanto, parece mais fino. Por isso é sempre bom se levar amostras em tamanho real para o cliente (impressos já feitos do próprio portfólio, ou solicite à gráfica uma amostra maior).

2. Walmir Guerra publicado em 30 de junho de 2010 às 11:56

Excelente post… adoro tudo relacionado a impresso! Meu filho vai se chamar Ciano Magenta de Amarelo Preto Guerra! =D

Piadinhas infames aparte, acho muito importante falar desses assuntos técnicos, grande maioria dos profissionais que conheço não tem a menor noção sobre o assunto.
Como trabalho em gráfica, recebo vários arquivos por dia, e, geralmente os que vêm de agência são os mais problemáticos, pois o cliente não sabe nada sobre o papel e não aceita que a gente o corrija!

Esses conceitos deveriam ser mais abordados na faculdade ainda.
My recent post Página para Catálogo – Marival Malhas

3. tudibao publicado em 30 de junho de 2010 às 15:25

hahahaha – Amei o nome do seu filho…
Eu concordo que deveria existir mais informação prática nos cursos superiores, do que só informações teóricas.
Talvez o difícil ai seja achar uma bibliografia adequada, já que a aula não pode ser dada em cima de conhecimento de professor, senão uma turma pode aprender muito bem, outra mais ou menos… Tem que ter o livro que sirva de base, a não são comuns livros técnicos e práticos.
Mas pra isso existe o TuDiBão – rs

4. Roberto Marchesoni publicado em 30 de junho de 2010 às 14:21

Walmir Guerra

Realmente esse assunto é muito útil e fico feliz por poder ajudar no conhecimento de todos.
As agências deveriam ter menos “o nariz empinado” e ouvir sim o gráfico que queira ajudar a sanar problemas. Já ouvi de uma agência: “eu fiz curso e sei tudo”, ainda bem que essa pessoa jé esta fora do ramo.
Mas espero que aqui o pessoal de agencia possa acompanhar e aproveitar o que for de bom.

5. tudibao publicado em 30 de junho de 2010 às 18:10

Então, Roberto, mas esses "que se acham" em pouquíssimo tempo o mercado derruba (pq fazem muita caca).
Melhor sempre ter humildade e formar parceria com bons fornecedores (como eu fiz com sua gráfica – rs)

6. Roberto Marchesoni publicado em 02 de julho de 2010 às 13:37

Muito obrigado Sílvia, mas é a realidade! A Gráfica Visão sempre foi diferente da maioria, pois buscamos a satisfação e ótimos resultados para nosso cliente. Dinheiro esta em 3o plano e sempre será assim.

7. caue patricio publicado em 09 de dezembro de 2010 às 11:23

Bom dia!
Por favor, tenho uma empresa e quero fazer algumas impressões em casa mesmo (estou comprando uma "bulk ink").
Além de empresário, sou publicitário e entendo um pouco (muito pouco) de impressão.
Precisava de uma dica de papel para realizar impressos frente e verso, sem que a tinta passe para o outro lado…
Não gostaria de usar um papel com gramatura muito alta, mas se não tiver jeito….
Poderia me dar também alguma dica de papelaria boa em são paulo para comprar esse material?

ótimo blog e obrigado desde já!

8. Silvia Zampar publicado em 09 de dezembro de 2010 às 11:55

Cauê, me desculpe a sinceridade, mas o que vc fala que "entende muito pouco" é a mais pura verdade.
Pelo seus questionamentos você realmente entende muito pouco para oferecer esse serviço profissionalmente.
As informações que você nos pede como "dica" são coisas muito importantes (envolvem estudo e experiência) para ficarmos dando num blog, já que envolverá a qualidade final do serviço que vc está fazendo e, de certa forma, transfere a responsabilidade para nós, num simples comentário, o que seria leviano de nossa parte fazer.
Aconselho-o a fazer um curso de Produção Gráfica e até de Impressão Gráfica, para aprender mais a respeito de materiais e processos.
E quanto a "onde comprar", geralmente para trabalhar como gráfica você tem que comprar diretamente dos fabricantes de papel, para que seu preço seja viável ao público. Consulte os fabricantes e, caso a quant. que vc precise não ser suficiente para venda direta, eles mesmos lhe indicarão revendas.

9. Joao publicado em 07 de janeiro de 2011 às 17:44

Boa tarde.
É fácil encontrar papel offset tamanho A4 ou Carta com 75 g/m2 ou 90 g/m2, mas não sei onde comprar com gramatura superior. Alguma dica, na cidade do Rio de Janeiro?
Antecipadamente obrigado

10. ROberto Carlos publicado em 08 de janeiro de 2011 às 11:33

Bom dia
Papeis de maior gramatura você precisa ir a uma gráfica e pedir para cortar no formato que você precisa.
Dificilmente encontrara em papelarias.
2011 de muita LUZ

11. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2011 às 10:40

Pedro, se você está falando de impressão digital e não em offset, que é o que trata esse post, não tenho essa informação para lhe passar.
O que sei é que para impressão digital são outros os fornecedores de papel e, talvez até, mais limitado em quantidade.
Consulte um bom fornecedor de insumos e, se você tiver várias opções de gramatura, com certeza o melhor será algo em torno de um 200 ou 240g

12. Carlos publicado em 31 de agosto de 2011 às 16:24

podem me chamar de besta, mais eu gostaria que vocês me informassem quanto é a espessura (em milímetros) equivalente da gramatura de um papel de 20g/m²?

13. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2011 às 20:01

Carlos, nunca o ofenderia, independente da pergunta, pois todos estamos sujeitos às mais variadas dúvidas.
Respondendo o que me pergunta: desconheço papel de 20g (pelo menos tudo que utilizo a gramatura começa pelo menos em 55g). Independente disso, um papel não tem espessura fixa de acordo com a gramatura, já que isso depende da forma como o mesmo é produzido (mais ou menos lisura, passado mais ou menos vezes na máquina = calandra) e isso varia, inclusive, de fabricante para fabricante (ou seja, um mesmo papel, de fabricantes diferentes, pode ter espessuras diferentes).

14. Lívia publicado em 20 de setembro de 2011 às 8:45

Olá.
Gostaria de saber qual é o tipo de papel onde se imprimem bulas de remédio…
Esse papel é mais fino do que aqueles que usamos normalmente em impressora.
Você saberia responder?
Obrigada.

15. Silvia Zampar publicado em 20 de setembro de 2011 às 10:13

Aquele papel tem gramatura abaixo de 60g (o que até encontramos no offset), mas percebemos uma lisura que não é desse papel. Suponho ser um superbond (o tipo do papel), que tem disponível na gramatura 56g, bem mais fino que o que você está acostumada utilizar em sua impressora (que é 75g.).

16. saulo woycikiewizc publicado em 24 de outubro de 2011 às 21:27

Olá como vai?
Gostaria de saber a gramatura de um papelão reciclavel com uma medida de 500mmx300mm.
você saberia me responder?
grato

17. Silvia Zampar publicado em 25 de outubro de 2011 às 10:50

Creio que você esteja utilizando o termo "papelão" indevidamente, pois o papelão é aquele utilizado em embalagens, que é ondulado por dentro, pra suportar o transporte. Aliás, não tenho conhecimento de como esse papel é comercializado, suas espessuras e especificações, pois nunca trabalhei com isso (trabalho com propaganda).
Se você diz um papel cartão grosso, reciclável, que é utilizado para trabalhos de artes gráficas:
- a espessura independe à medida que será usada;
- se você quer que eu defina uma espessura para você, para um trabalho nesse material: impossível assumir tal responsabilidade sem saber o que é, sem ver o serviço e material e, ainda, sem fazer parte da equipe contratada e envolvida para tal; e
- só para constar, papéis industriais "reciclados" estão disponíveis nas gramaturas 75, 90, 120, 150, 180 e 240g. Os reciclados "artesanais" podem ser feitos nas mais variadas gramaturas.

18. saulo woycikiewizc publicado em 25 de outubro de 2011 às 19:12

Muito obrigado ate mais
BJOS

19. Claudia publicado em 04 de novembro de 2011 às 15:59

Oi Silvia boa tarde
meu nome é Claudia e preciso imprimir alguns cartões postais na escola,porém queria um papel encorpado para que se aproxime do uasdo nos postais, ele será feito no inkjet
Grata
Claudia

20. Silvia Zampar publicado em 04 de novembro de 2011 às 19:33

Se você vai fazer numa impressora da escola, consulte no site do fabricante da mesma qual o papel mais grosso que pode-se imprimir nela.
Na minha antiga Epson (quebrou e no momento estou sem), eu utilizava cartolina comum tamanho A4, que é equivalente a um off-set 250g, mas pode ser que a sua impressora só aceite papéis mais finos.
Normalmente empresas que vendem insumos (papéis, cartuchos) podem ajudar-lhe também com essa definição.

21. Liute Cristian publicado em 02 de dezembro de 2011 às 18:45

Acontece realmente muita confusão aqui na gráfica onde trabalho, cliente que pedem cartões e couchê, ao solicitarem uma imagem maior, acabam se decepcionando axando que o papel não é o mesmo. Existe uma grande variedade de papéis no mercado, infelizmente ainda não tive contato com todos, mas depois deste post acho que abri minha mente a novas possibilidades.

22. Silvia Zampar publicado em 03 de dezembro de 2011 às 10:33

O que acontece é que o cliente escolhe o papel geralmente numa amostra pequena, quando ele vê o impresso dele que, geralmente, o tamanho é maior que o da amostra, dá a "impressão" que é mais fino, pois por ser maior o papel se torna mais maleável.

23. golbery chaplin publicado em 20 de dezembro de 2011 às 22:02

Até que gramadura de papel posso colocar na EPSON TX 135 sem danificá-la? Posso usar 240g?

24. Silvia Zampar publicado em 21 de dezembro de 2011 às 8:35

Consulte o fabricante da impressora, só ele pode dar essa informação.

25. marilisa gatti publicado em 04 de janeiro de 2012 às 16:53

uma informaçao,por favor qual material propio para pintar em aquarela ? pois quero comprar certo faço pintura em tela aoleo agora ,estou querendo começar comaquarela ,se for atendida desde ja obrigada!

26. Silvia Zampar publicado em 04 de janeiro de 2012 às 18:13

Infelizmente não posso lhe ajudar, pois nunca trabalhei com aquarela (ou outros tipos de pintura).
Essa postagem se refere aos papéis utilizados em nossa área (da abordagem desse blog), ou seja, material gráfico.
Procure sites/blogs especializados em pintura e/ou vá a lojas fornecedoras de material específico para artes. Você pode, ainda, contatar um fornecedor de papel para essa finalidade, mas eu não sei também indicar marcas destes.

27. Andre publicado em 26 de janeiro de 2012 às 0:26

Boa noite. Eu preciso imprimir convites em papel Couchê L-2 calandrado (brilho nos dois lados) , 230 de gramatura. Qual impressora laser seria ideal (custo e benefício)? Existe alguma impressora jato de tinta que eu também conseguiria uma boa impressão, e com quam tipo de tinta (peguimentada,…? Preciso da ajuda de vcs urgente. Obrigado e que DEUS abençoe a todos. Amém!!!

28. Silvia Zampar publicado em 26 de janeiro de 2012 às 21:24

Dentro do que eu conheço, o papel couchê não deve ser utilizado em impressoras convencionais laser e/ou jato de tinta, exceto as que são utilizadas para impressão chamada de "gráfica rápida", que são equipamentos bem mais caros e você conseguirá obter informação desses equipamentos (se quer comprar) com os fabricantes e/ou em feiras especializadas.
Você pode terceirizar esse serviço em alguma Gráfica Rápida, pedindo uma amostra do resultado final.

29. Fábio Binho publicado em 02 de fevereiro de 2012 às 23:40

Acho que forma mais simples de saber é fazendo um feiche 100 papéis de 20g/m² bem juntinhos e medir as espessura, o resultado dividido por 100 é que voce procura.

30. Silvia Zampar publicado em 03 de fevereiro de 2012 às 9:27

Gramatura não tem nada a ver com espessura, portanto não adianta medir nada, tem-se que pesar.

31. Clécio Lima publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 10:01

Roberto gostaria de saber se é possível conseguir uma folha na cor branca com dimensão de 2x1m e gramatura de 230 ou 240Gr. Se sim por favor me diga onde, já trabalho há meis de 3 anos com consumo de papeis Off Sef e até hoje não consigo encontrar folhas nesta dimensão, lembrando que pode ser em bobina também.

clecio@spumapaper.com.br

11-65016459

32. Silvia Zampar publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 19:19

Estou respondendo pelo Roberto, que está temporariamente afastado do blog.
Papeis são comprados pelas gráficas dos fabricantes de papéis, em formatos já pre-estabelecidos, dentro de resmas, sendo:
- Papel Offset, Couchê e Color Plus:
66x 88cm; 66 x 96cm (*); 76 x 112cm (*) e 89 x 117cm
(*) são os mais utilizados por todas as gráficas
- Papel Duplex e Triplex (cartões):
66 x 96cm e 77 x 113cm
Ou seja, nenhum papel que gráfica utiliza vem nessa medida de 2m, que é o que você está precisando.
Sugestão: vá até alguma empresa que trabalha com impressão digital de grandes formatos (como cartazes de outdoor) para ver se possuem algo com essa dimensão (só não sei se será com essa espessura).

33. Francisca publicado em 01 de março de 2012 às 0:12

Boa noite,gostaria de saber qual papel adequado para para fazer caixas de lembrancinhas aniversario,e onde encontrar papeis decorado.obrigada

34. Silvia Zampar publicado em 01 de março de 2012 às 8:32

Você tem que utilizar cartonados mais grossos. Quanto maior a caixa, maior a gramatura do papel cartão que deverá usar.
As gráficas compram esses papéis com os fabricantes, portanto você pode tentar comprar uma quantidade pequena junto à uma gráfica.
Quanto a papéis decorados, se você se refere a papéis do tipo "presente", seria em lojas especializadas para atender lojistas. Se diz papéis para decoração utilizados em artesanato, em lojas especializadas em produtos para artesanato.

35. Geizon publicado em 01 de março de 2012 às 17:06

Boa tarde,
eu trabalho na Poloplástico do Brasil e em nossa empresa a equipe de vendas faz todo o calculo para o cliente e ainda indica o diâmetro do Wire-o recomendado para o cliente sem compromisso e sem custo adicional.

36. Geizon publicado em 01 de março de 2012 às 17:26

boa tarde!
procure a Vr papeis http://www.vrpapeis.com.br!
Atenciosamente:
Poloplástico

37. Silvia Zampar publicado em 01 de março de 2012 às 17:37

Legal o tipo de prestação de serviço que vocês oferecem. Mas, em minha opinião, o profissional (de propaganda ou design gráfico) tem a OBRIGAÇÃO de saber fazer os cálculos.

38. patricia publicado em 06 de março de 2012 às 21:19

Obrigada, esse seu post me ajudou muito para uma encomenda que precisava fazer!

39. Tiago publicado em 27 de março de 2012 às 11:47

Bom dia, pode ser que minha impressora epson stylus mx420w , nao aceite o papel de 250g ?

obrigado pela sua resposta

40. Silvia Zampar publicado em 27 de março de 2012 às 13:38

Pode ser sim. Você tem que ver no manual dela ou no site do fabricante, qual a espessura máxima de papel que o seu modelo aceita imprimir.

41. Ana Gilda publicado em 20 de abril de 2012 às 15:45

Olá tenho uma pequena empresa em casa de filmagem e foto, mas faço convite, e agora eu estou precisando fazer crachás. qual é o melhor papel para isso? e minha impressora jato de tinta tem condições de fazer isso?

42. Silvia Zampar publicado em 20 de abril de 2012 às 15:59

Exatamente, você tem que ver qual a gramatura máxima de papel a sua impressora aceita. Para crachás o melhor é que seja o mais grossinho possível, como um 240g ou mais, mas muitas impressoras domésticas não aceitam essa gramatura.
Quanto o papel, você tem que definir se quer algo com brilho ou não, podendo ver em papelarias ou fornecedores de suprimentos quais as opções disponíveis.
Pode também buscar uma gráfica rápida e definir isso tudo junto com eles, que lhe farão a impressão.
Agora os crachás que estou acostumada a ver no mercado são em pvc, que não são impressos dessa forma, mas sim com empresas especializadas.

43. Daniela publicado em 06 de maio de 2012 às 13:13

Por favor,gostaria de saber onde posso encontrar papel gramatura para comprar.
Obrigada,Daniela

44. Silvia Zampar publicado em 06 de maio de 2012 às 19:00

Papel "que" gramatura??? É para gráfica, em formato de gráfica? – porque estes são vendidos diretamente pelos fabricantes de papel, para as gráficas, em pacotes fechados (resmas). Você pode tentar conseguir comprar pouca quantidade diretamente com alguma gráfica (mas o tamanho é de folha grande, geralmente 66 x 96cm)
Em papelaria os papéis não são comprados com a nomenclatura de "gramatura", mas eles têm papéis que se assemelham aos de gráfica – só que na papelaria eles não sabem muito dizer a gramatura, exceto dos que vêm especificado (como papel para impressão, que é 75g.).
Para se localizar, a cartolina vendida atualmente varia de 180 a 210g.

45. KLEBER MAGNO publicado em 24 de maio de 2012 às 17:40

Bom dia Sr.s,

Estou à procura de Cartão duplex 250 grama 66 x 96 com o lado liso chapado de preto e o outro lado Kraft para montagem de caixas de papeis. Seria possível o encaminhamento de valores para início 1000 folhas. Em ultimo caso a folha branca sem brilho. Pagamento a vista.

Kleber Magno de Souza

Tel.: 11 8137-9092

46. Silvia Zampar publicado em 25 de maio de 2012 às 8:59

Não somos fornecedores de nenhum tipo de material. Como está na descrição em nossa página, somos um blog que divulga informações para designers e publicitários.

47. JACQUELINE publicado em 01 de junho de 2012 às 16:22

Olá tudo bem? Bom, deixa eu tentar explicar.. Não sou vendedora porém fiz uma compra grande de Papel Fotográfico Glossy Dupla Face 155g A4 c/ 20 Folhas .. Tenho uma caixa fechada com 80 pacotes cada com 20 folhas .. E preciso vender isso para me livrar disso que so esta ocupando espaço CAIXA FECHADA – R$ 9,50 (cada pacote)

e-mail de contato jcqoliver@gmail.com

48. Silvia Zampar publicado em 04 de junho de 2012 às 9:25

Bem, fica aqui a dica, se alguém uma hora ver e se interessar.

49. Junior publicado em 05 de junho de 2012 às 7:22

Bom dia, gostaria que alguém mais esperiente na área me indicasse um papel para imprimir um album de figurinhas que gostaria de guardar por ser da minha época de criança na década de 1970. Um papel que seja resistente, encorpado e bonito. Obrigado.

50. Silvia Zampar publicado em 05 de junho de 2012 às 10:14

O que não entendi é "como você vai 'imprimir' um álbum de figurinhas"… Este material não é algo já impresso com figurinhas coladas?
Me explique que processo você está fazendo, que tipo de impressão/impressora, para eu poder lhe ajudar.

51. tania rossi publicado em 07 de junho de 2012 às 13:15

bom dia gostaria de saber qual o melhor papel para imprimir um certificado digital obrigada tania

52. Silvia Zampar publicado em 08 de junho de 2012 às 9:19

O melhor são papéis um pouco mais encorpados (grossinhos). Se quiser algo simples, pode optar por uma cartolina (bem aceita por todas as impressoras e existe já vendida em formato A4 – em papelarias), se quiser algo com aparência melhor pode optar por algum papel com textura (telado, casca de ovo, vergê – você também encontra em papelarias ou lojas que vendem suprimentos de informática).

53. PAULO publicado em 29 de julho de 2012 às 0:18

Boa noite,gostei pela dica do peso do papel
Sempre que tiver novidades envie-me
Agradeço de Coração.

54. andreia publicado em 31 de julho de 2012 às 15:56

Oi tudo bem ?
Vcs podem me ajudar por favor , comprei uma maquina de fazer caixinha de bombom e nao sei qual papel é usado para fazer a caixinha prata e dourada .
Para fazer caixinha branca eu uso o papel cartao que é mais firme , mas para fazer a prata ou a dourada eu não achei para comprar papel cartao nessas cores liguei em uma loja e eles me disseram que não existe papel cartão prata e nem dourado e nem sabem qual o nome do papel que seria .
Vcs sabem me dizer qual papel usar por favor?!!!
Obrigada….

55. Silvia Zampar publicado em 01 de agosto de 2012 às 16:35

Olha, cada fabricante pode ter esses papéis com um nome fantasia e, de fato não é muito comum, portanto a maioria das lojas não disponibiliza.
Aconselho contatar fabricantes de papéis, fazer uma boa varredura aqui na Internet (pelo Google) e talvez o pessoal da Fine Papers possa ajudá-la ( http://www.finepapers.com.br/ )

56. Ana Cristina Simas publicado em 08 de agosto de 2012 às 22:56

Olá
adorei sua explicação. Admiro muito seu trabalho. queria poder ter contato por e-mail se possivel, tenho algumas duvidas

beijos
Att ANA CRISTINA SIMAS

57. Mara publicado em 09 de agosto de 2012 às 12:03

Bom dia, quero montar caixinhas de lembrancinha do meu casamento, qual é o tipo de papel adequado para este tipo de trabalho?

58. alessandro publicado em 10 de agosto de 2012 às 11:06

oi bom dia na papiru vc vai encontra esse papel

59. Silvia Zampar publicado em 10 de agosto de 2012 às 11:17

Como não trabalho com esse tipo de material, não sei lhe indicar o papel indicado.
O melhor seria você pegar uma amostra e levar à papelarias.

60. Silvia Zampar publicado em 10 de agosto de 2012 às 11:33

O Roberto, autor desse post, no momento não está como nosso colunista.
Se quiser mandar para mim por email suas dúvida, se eu puder ajudar lhe respondo. silvia@tudibao.com.br

61. cris g publicado em 28 de agosto de 2012 às 19:01

Boa noite, qual material posso imprimir "tag"? Pode ser no duplex? Consigo imprimir em impressora jato de tinta? obrigada

62. Silvia Zampar publicado em 29 de agosto de 2012 às 8:26

Depende exatamente do "tipo/modelo" de tag que você esteja querendo fazer.
A impressora jato de tinta comum, normalmente só imprime papéis até 210g (o manual às vezes cita só até 150g), sendo que as tags geralmente têm de 250 para mais (ou seja, já são consideradas papéis cartão).
Na sua impressora você conseguirá algo mais molinho, como é uma cartolina (210g), e simplizinha = se isso está bom para o que você precisa.
Agora se precisa de algo mais incorpado e com acabamentos diferenciados (faca especial, relevo, hot stamping), ai terá que recorrer à uma gráfica que trabalhe com off-set.

63. Rosangela publicado em 30 de agosto de 2012 às 12:48

Boa Tarde, eu preciso imprimir em folhas de encadernação de apostilas (plástico – é lógico que são preparada antes, do contrário não iria reter a tinta) meu único problema é a impressora ideal pois é uma gramatura relativamente alta e as de alimentação horizontal costumam travar e mesmo as verticais vez ou outra me faz perder a folha. Me ajudem por favor.

64. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2012 às 13:02

Infelizmente não sei lhe indicar, você tem que ver em sites de fabricantes de impressora, para ver se oferecem modelos que aceitam a gramatura do material que você está utilizando.

65. Lucas Carvalho publicado em 27 de setembro de 2012 às 20:57

Olá!
Adorei o site e as explicações mas mesmo assim fiquei com uma dúvida.
Estou interessado na impressão de cartões postais turísticos, porém estou na dúvida em que papel utilizar, Couchê 300g ou Supremo 300g. Gostaria de um papel que fosse mais firme e que, ao mesmo tempo, aceitasse a utilização de canetas esferográficas.
Muito obrigado.

66. MAria publicado em 27 de dezembro de 2012 às 18:10

Boa noite,
cartolina CLK de 315 grs ou algo parecido existe?
Tenho 1 trabalho produzido numa cartolina tipo kraft de gramagem alta não sei o que é .

Pode ajudar-me
Maria

67. Silvia Zampar publicado em 28 de dezembro de 2012 às 11:13

Na verdade não se chama "cartolina" quando é assim grosso, e muito menos se é kraft.
O que chamamos de "cartolina" é o offset (geralmente 180g)
Esse papel que vc descreve é chamado de "Cartão Kraft 15" e é sim mais grosso, como você fala, parecendo o que seria um 315g – mas não usam a denominação de gramatura.
Se você quiser que uma das faces do cartão seja branca, então opte pelo "Cartão Duplex" (disponível várias gramaturas, até 410g) e se quiser as duas faces branca, seria o "Cartão Triplex (também até 410g).

68. sergio motta publicado em 09 de janeiro de 2013 às 17:08

necessito informação de onde encontrar para comprar papel couche brilho 230 de gramatura, moro nem porto alegre.(A4). gratos.

69. Silvia Zampar publicado em 13 de janeiro de 2013 às 13:34

Procure fabricantes de papel. O couchê é dos mais comuns.

70. AURILENE FREITAS publicado em 07 de fevereiro de 2013 às 10:39

BOM DIA , GOSTARIA DE SABER SE VOCES VENDEM PAPEL BRANCO GRAMATURA DE 80 UM LADO LISO OUTRO LADO ASPERO, SE NAO MEM INDIQUE ALGUEM POR FAVOR

OBRIGADO

AURILENE

71. Silvia Zampar publicado em 07 de fevereiro de 2013 às 14:43

Nós não vendemos nada. Como está claramente especificado aqui no blog, trazemos apenas informações de propaganda e design para nossos leitores.

72. Wender publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 8:05

O papel é chamado de Monolucido 63g.
Trabalho com compras para uma grande grafica.

73. Ana Paula Souza publicado em 22 de fevereiro de 2013 às 15:43

Boa Tarde!
Realizo um trabalho refrente a educação básica para deficientes visuais adaptando mapas, os tornando táteis com a conjuntura de diversos papéis, pois uma impressora que faz esse tipo de serviço (Thormoform) esta fora do nosso orçamento. O blog tem me sido muito útil para este trabalho, parabéns a vocês pelo trabalho.

74. Silvia Zampar publicado em 23 de fevereiro de 2013 às 17:40

Opa, ficamos na torcida do êxito de sua empreitada e à disposição.

75. jose marcos publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 16:53

Boa tarde! Impressionante a diferença que existe entre os papéis, gramatura, fosco opaco, digital matte, digital glossy, isto só na impressão de fotografia que é a área que gosto demais! Mas, não sei nadinha! Comprei uma impressora Epson XP-204, mas não a recebi, será que posso usar nela o papel da pimaco/Bic de 170 e 180 gr, ao invés do papel da própria Epson?
e-mail de contato: jmarcos_1@hotmail.com
Obrigado!

76. Silvia Zampar publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 17:03

Só consultando o manual da sua impressora para ver as gramaturas que podem ser impressas nela, bem como se as tintas adequadas para cada tipo de superfície de papel.

77. Nivaldo Barreto publicado em 20 de maio de 2013 às 10:17

Bom dia , trabalho no departamento de Compras uma Construtora e estamos tentando diminuir custos ,estamos usando nas impressoraas o papel Chamex A4 75 g/m2 , minha pergunta é : seria recomentado usar um papel mais fino , para diminuir custo ?

78. Silvia Zampar publicado em 20 de maio de 2013 às 13:01

O ideal é você olhar o manual da sua(s) impressora, pra ver se ele aceita um papel mais fino, como um 63g.
Mas um papel mais fino pode sim ser mais difícil de alguma impressoras "puxarem", gerando atolamento e perdendo papel remontado, o que acaba conflitando com a economia que se espera.
Outro problema pra gerar essa economia diminuindo a gramatura do papel, é que como o 75g é o mais fabricado e distribuído em larga escala para impressão convencional, o preço acaba sendo melhor e mais baixo – pela competitividade. Já o 63g, que tem menor saída, pode ter custo até maior que o primeiro.

79. VihBerto publicado em 12 de julho de 2013 às 7:57

Quando se troca o fornecedor de papéis, pode haver diferença na gramatura do papel? Estou adquirindo material de uma gráfica e percebi a diferença, me disseram que era por causa da troca de fornecedor, questionei que 300gr seria em todo lugar. O que você tem a me dizer?

80. Silvia Zampar publicado em 12 de julho de 2013 às 15:25

A "gramatura" de um papel não pode mudar de um fornecedor para outro, já que se trata de um peso (é o peso de uma folha de 1m²), mas a impressão de densidade ser mais ou menos espesso pode acontecer, pois a calandragem (máquina que esmaga e forma o papel, dando a lisura) é diferente em cada fabricante.
Pra testar se seu fornecedor está te enganando basta fazer a conta: pese o seu material, depois faça a regrinha de 3, vendo quanto seria o peso de 1m² dessa folha = tem que dar 300g.

81. JULIANA publicado em 20 de julho de 2013 às 13:29

Oi, sou colecionadora de papéis de carta, e tenho alguns bem antigos que eu gostaria de reproduzir, pois se deterioraram com o tempo. Para atender a minha necessidade, precisaria de um papel com gramatura inferior a 80, e que tivesse uma cor que desse aparência de "envelhecido" no verso. Tipo um marfim, talvez. Teria de ficar mais fininho do que o sulfite e amareladinho no verso. Que tipo de papel seria e qual a gramatura?

82. Silvia Zampar publicado em 22 de julho de 2013 às 14:16

O sulfite que compramos na papelaria é 75g. Mas você encontra desde 60g. Você pode encontrar o papel off-set (esse do "sulfite") em várias cores, um areia, amarelinho (mas a cor é dos dois lados)… Agora esse "envelhecido" no verso que é um problema, pois o que tem disponível no mercado é o papel reciclato, que imita um papel reciclado, mas ele tem a mesma aparência dos dois lados.

83. Ivanil publicado em 12 de agosto de 2013 às 17:10

Boa tarde necessito de papeis coloridos (azul, verde,amarelo, rosa, etc..) e tipo poa de varias tonalidades, estrelinhas, bolinhas podendo ser dupla face ou somente 1 face na gramatura de 180g ou 230g pois fazemos embalagens e forminhas para doces, mas não sei se compensa comprarmos o papel em branco, fazer a impressão colorida e depois cortar as embalagens.
Desde já agradeço

84. Silvia Zampar publicado em 12 de agosto de 2013 às 17:30

Não somos fornecedores, esse blog é apenas de comunicação/informação.

85. carlosreiki publicado em 21 de agosto de 2013 às 22:24

Na internet, sempre vejo referência às gramaturas de papeis em g (75, 90, 115, 150, 170 e 230g), mas quando vou a uma gráfica mandar imprimir certificados, sempre sugerem papel com gramatura entre 60 e 80 kg. Essa gramatura equivaleria a que gramaturas, em gramas? pois seria estranho mencionar 80000g, etc….

86. Silvia Zampar publicado em 22 de agosto de 2013 às 9:25

Nunca ouvi nenhuma gráfica especificar o papel em Kg, como você apresenta. O que é comum é simplificar, ao invés de dizer g/m² fala-se apenas em g (gramas).
Veja no próprio site do fabricante de papel:
- off-set: http://www.suzano.com.br/portal/suzano-papel-e-ce
- couchê: http://www.suzano.com.br/portal/suzano-papel-e-ce
- papel cartão: http://www.suzano.com.br/portal/suzano-papel-e-ce
O que é o usual para se imprimir certificados é usar um off-set mais grossinho (180 ou 240g) ou um couchê, se quiser um papel mais brilhante (230g, pois o esse papel é mais maleável e o 170g ficara muito flexivel).

87. Isabel Cristina publicado em 05 de setembro de 2013 às 9:40

Qual o papel e gramatura adequados para a produção de cartões utilizados por autoridade? Medida 15 x 10 …. Algo bem clássico? Obrigada.

88. Silvia Zampar publicado em 06 de setembro de 2013 às 8:55

Eu desconheço que autoridades utilizem algum tipo de cartão diferente dos cartões de visitas que todos nós utilizamos.
A gramatura depende de preferência, uns querem um cartão super duro, outros um mais delicado e levemente flexível, os mais utilizados são os papéis de 230 a 300g.
A medida que você passou que eu não entendi, pois não é medida de cartão de visita.

89. Mauricio Palladino publicado em 19 de setembro de 2013 às 10:57

Sou do tempo em que se enviava a arte final para a gráfica com marcas de corte e sangria. Hoje em dia é conveniente mandar com marcas de corte ou fazer a arte em corel com a página exatamente do tamanho que deve ter o material?

90. Silvia Zampar publicado em 20 de setembro de 2013 às 12:44

De todo jeito a gráfica (na verdade o bureau) na hora de tirar o fotolito ou gravar o CTP inclui marca de corte. E se você não incluir sangrias fora da área de trabalho – da impressão, corre-se o risco de aparecer bordinhas brancas no seu impresso depois de refilado.

91. ricardo publicado em 16 de outubro de 2013 às 21:51

sera que eu consigo imprimir na impressora jato de tinta Papel Fotográfico Laser Glossy (dupla Face) 115g?

92. Silvia Zampar publicado em 17 de outubro de 2013 às 16:42

Você tem que ver as especificações da sua impressora jato de tinta, se ela aceita papel dessa gramatura.

93. Paulo Alexandre publicado em 18 de novembro de 2013 às 11:00

Bom dia, estou com dificuldades para encontrar papel duplex acima de 230 g chapado em cores variadas em BH, saberia me informar onde posso encontrar em São Paulo. E se eles trabalham com pronta entrega?

94. Silvia Zampar publicado em 22 de novembro de 2013 às 17:08

Desculpe, não tenho essa informação para lhe ajudar.

95. andressa publicado em 14 de janeiro de 2014 às 14:41

gostaria de saber qual tipo de papel e usado para fazer cartelas de bijuterias?

96. joao publicado em 20 de janeiro de 2014 às 10:17

ola bom dia!
preciso imprimir 1000 apostilha e estou procurando um papel resistente tipo aquele que são impresso os livros didatico mas não sei onde encontrar e nem o nome do papel vc poderia me ajudar ele é um papel mais grosso que o A4 e mais liso e bem resistente

97. Samira Lopez publicado em 23 de janeiro de 2014 às 16:18

Olá, meu nome é samira…Quero começar a vender convites de casamento, porém estou me interando do assunto. Por onde começar? onde eu compro as folhas inteiras?

Obrigada.

98. Silvia Zampar publicado em 28 de janeiro de 2014 às 11:19

Não entendi, você vai imprimir onde? Tem que tipo de máquina de impressão?

99. Silvia Zampar publicado em 28 de janeiro de 2014 às 11:22

É off-set mesmo,o papel que se imprime livros, mas você pode optar por papéis de gramatura maior.
O off-set mais comum (o A4 que compramos em papelaria para usar em nossas impressoras) é o 75g, você pode comprar um 90g.
A "lisura" do papel tem mais a ver com o fabricante.

100. Silvia Zampar publicado em 28 de janeiro de 2014 às 11:29

É um duplex ou triplex, com gramatura em torno de 180g.

101. Ulisses publicado em 20 de fevereiro de 2014 às 22:23

Eu hostaria de saber qual o tipo de papel usado em tabuleiros de jogos, principalmente os antigos. Acho que chegava a ter 2 ou 3mm. Obrigado!

102. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 8:02

Acredito que são triplex, mas dificilmente você encontra fácil esse papel por aqui – só importado.

103. Ulisses publicado em 23 de fevereiro de 2014 às 12:08

Eu dei uma pesquisada e acho que é papel Paraná. É o mesmo usado em capas de caderno, capas duras de livros e algumas caixas mais resistentes.

104. Eliane Gardim publicado em 30 de abril de 2014 às 11:56

oi GOSTEI DO SEU BLOG, GOSTARIA DE INFORMAÇÕES DE ONDE COMPRAR PAPEIS DE GRAMATURA ACIMA DE 180G EM A1 , A2 E OU A3 POIS NÃO CONSIGO ENCONTRAR NEM NA INTERNET, OBRIGADO
Eliane Gardin

105. Lucilla publicado em 04 de maio de 2014 às 20:48

Olá, gostaria de saber qual a gramatura do papel de miolo de caderno universitário (ou refil de fichário), e onde encontro essa gramatura. Parece ser diferente – um pouco mais fino – do que típico off-set de impressão básico que uso (eu uso 75g). Embora pareça ser também de ótima qualidade, e a a tinta não transparece para o outro lado do papel..

Eu quero adquirir esse papel nas medidas 173mm x 245mm, para fazer refis para fichário em tamanho customizado.
OBS: Eu quero o papel branco, não pautado, e sem impressões nele, para que possa fazer a arte de certas partes manualmente.

Se alguém puder me ajudar, agradeço, e entrem em contato comigo pelo email abaixo.

Att,
Lucilla
letslucy@me.com

106. daniele publicado em 08 de maio de 2014 às 13:30

boa tarde vou fazer revistas para o aniversario de minha filha , revistas para pintar , gostaria de saber qual é o melhor papel e q seja mas em conta?

107. Silvia Zampar publicado em 12 de maio de 2014 às 20:40

Melhor ver isso com a gráfica que você vá imprimir o material, para eles lhe darem as opções disponíveis.

108. Silvia Zampar publicado em 12 de maio de 2014 às 20:44

Cada fabricante pode trabalhar com o que for mais conveniente, o papel off-set nacional mais fino é o 56g, é bem fino, acima desse temos o 63g.
Você tem que procurar fabricantes (ou distribuidores) de papéis para ver com eles a compra – somos apenas um blog de informações.

109. Silvia Zampar publicado em 12 de maio de 2014 às 20:44

Lamento, mas não tenho essa informação. Procure junto a distribuidores ou fabricantes de papéis.

110. Luana publicado em 28 de junho de 2014 às 22:58

Gostaria de saber se papel Paraná pode ser impresso ? Impressora HP photosmart . Alguém responde PF

111. Silvia Zampar publicado em 30 de junho de 2014 às 10:05

Você tem que ver as recomendações do fabricante da sua impressora, geralmente essa recomendação está ligada à espessura do papel, o máximo que é aceito.

112. vilma publicado em 11 de julho de 2014 às 16:06

comprei uma maquina de cortee vinco e nao estou encontrando o papel cartao decorado ou com bolinhas nao encontro nenhum tipo de papel cartao com estampas será que poderiao me ajudar?

113. Silvia Zampar publicado em 16 de julho de 2014 às 13:40

Lamento, tem que buscar junto a fornecedores de papéis, ou fabricantes.

114. Karina publicado em 29 de julho de 2014 às 23:17

Oi Ana! O melhor papel para a impressão de crachás é o "Speed" (http://www.easycard.com.br/produtos.php?tipo=papel_speed).
Ele é sintético, meio papel meio plástico,então é muito bom na hora da plastificação do crachá, pois ele ajuda a "selar" a borda, não precisando deixar aquela borda transparente de plástico (o plástico para isso se chama polaseal).
;)

115. Karina publicado em 29 de julho de 2014 às 23:21

Ah, e dá para imprimir papel Speed em impressora caseira tipo jato de tinta sim.
Este site explica um pouquinho sobre os cuidados na hora de imprimir em determinadas impressoras: http://www.globalcards.ind.br/produto.php?cod_pro

116. leonardo publicado em 11 de agosto de 2014 às 2:52

Quero imprimir livros, foi me indicado para as capas o papel Supremo Alvura da Suzano 250g/m2. Qual impressora imprime nesse papel cartão? Laser – jato de tinta (corante ou pigmentada)?

117. Silvia Zampar publicado em 12 de agosto de 2014 às 8:26

Você tem que consultar o manual da impressora para ver que formato ela aceita. As impressoras domésticas geralmente aceitam só até 120 ou 150g, acima disso tem que ser impressoras profissionais de gráficas expressas (digitais) ou offset (convencionais)

118. Malu publicado em 27 de agosto de 2014 às 23:43

Boa noite Sr.s.
Eu faço mini apliques em E.V.A e fitas de cetim, que são enfeites para pelos de animais e, para fixá-los deveria utilizar adesivo autocolante transparente e de dupla face, cujo o linear seja de baixa gramatura (é mais flexível e fino), branco e brilhante. Porém, não tenho encontrado este material, com todas estas características reunidas e os apliques não têm colado, quanto mais permanecido o tempo proposto.
Por favor, indique-me o papel auto adesivo certo para isto.
Muito obrigada.

119. Silvia Zampar publicado em 29 de agosto de 2014 às 21:33

Não temos conhecimento desse tipo de material para poder lhe indicar.

120. Érika Chrockatt publicado em 16 de setembro de 2014 às 10:40

Demais esses ensinamentos! Trabalho como designer, e confesso que muita especificação sobre papel não sei ao certo, isso pq que na faculdade não nos ensinam com detalhes, tudo é dado rapidamente. E hj, para orientar minha chefe, tenho que mostrar qual papel será mais em conta e ideal para o projeto. Sempre estou pesquisando para oferecer a dica certa.

Valeu, Sílvia!

121. Silvia Zampar publicado em 17 de setembro de 2014 às 15:20

Érika, veja com sua chefe para investir para você fazer um curso de Produção Gráfica, onde você aprenderá tudo sobre papéis, impressão e acabamento.
Lhe indico um ótimo, dado pelo Prof. Cláudio, da Pancrom, mais informações aqui: http://www.pancrom.com.br/cursos-e-materiais-prop

122. Antonio G Monteiro publicado em 25 de setembro de 2014 às 14:47

Onde posso comprar papelão calandro 0,20mm para capa de livros.

123. Silvia Zampar publicado em 25 de setembro de 2014 às 16:32

Desculpe, não tenho essa informação. Procure junto à fornecedores de papel.

Parpite você também