quarta-feira , 20/09/2017
Breaking News
Home / INSPIRAÇÃO / Comercial / Comercial da Riachuelo de Dia das Mães: inspiração?

Comercial da Riachuelo de Dia das Mães: inspiração?

Primeiramente convido a assistir o comercial de Dia das Mães da Riachuelo, que posto abaixo e, na sequência, publico um vídeo da coleção de outono/inverno 2009 da Halston, um grife americana:

Claro que os vídeos estão publicados assim juntos, pois podemos notar uma certa inspiração do comercial da Riachuelo no excelente e deslumbrante vídeo da Halston. Não considero plágio, mas percebemos muitos elementos em comum entre eles:

  • o plano de filmagem (plano geral);
  • o movimento de câmera (um travelling para a direita, com uso de trilho);
  • o cenário (os posteres no final); e
  • o conceito

Todos esses indícios deixam transparecer que os criativos da Riachuelo beberam dessa fonte. Nesse caso, como não foi exatamente uma “chupada”, apenas bons elementos nos quais se inspiraram, não é ruim. Confesso que eu, quando vi o vídeo da Halston pensei: nossa, preciso usar isso ou aquilo num comercial – rs. Muito bom!

Mas já houve um caso anterior da Riachuelo em que o vídeo foi totalmente copiado do clipe Her Morning Elegance, de Oren Lavie, aquele sim um plágio descarado, que publiquei aqui no TuDiBão, mas já foi retirado do ar (aliás, esse é o videoclipe mais plajeado que já vi, pois eu divulguei outras cópias do mesmo, mas todas foram retiradas do ar).

A dica desses vídeos veio do meu leitor e futuro designer Patrick Carvalho. Valeu! E pra quem, como eu, gostou muito do vídeo da Halston, clique nesse link e confira o making of.

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

7 comments

  1. Quando vi este comercial da Riachuelo achei sensacional, agora vejo de onde vem tanta inspiração, muito bem feito o comercial da Halston, gosto muito deste tipo de filmagem, só queria saber quando ia terminar, rs é bem longo. Quero ver o making off agora. Hm, usaram acho eu, a mesma época também, os carros aparentam ser do mesmo ano.
    Pergunta: Tem algum post sobre os tipos de movimento de câmera?

  2. Então, eu ainda não fiz esse post no TuDiBão, mas vc acaba de me dar um ideia para um futuro post. Obrigada por comentar e por colaborar com o TuDinho!

  3. Muito legal os 2 comerciais, mas tem algo que eu fico P da vida é com o tempo dos comerciais aqui do Brasil 30 segundos poxa isso é sacanagem. Já vi comerciais em canais na europa que duram 5 minutos e aqui no Brasil fica essa "putaria" de 30 miseros segundos, o mesmo aconteceu com o comercial da Coca-Cola pra copa né tudo reduzido e no fim ficou a desejar.

  4. Na verdade se pode comprar mais tempo aqui no Brasil. Não é obrigatório comprar 30". O mínimo é 15", mas nos horários nobre o custo do comercial de 15" é 75% do de 30", então não compensa. Mas pode se comprar múltiplos, e só vai dobrando o valor do de 30", só que fica caro, claro… É uma opção do freguês – rs.
    O engraçado é a gente fazer um comercial de 30" e o cliente, ao assistir fala: ah, mas ai não tem 30", foi muito rapidinho…
    É estranho, mas parece que os 30" dos outros dura bastante, o da gente é tão rápido – rs

  5. Oi, Eu sou o 'Patrick Carvalho' citado acima…passei para agradecer novamente Silvia, e dizer que o post ficou muito bom! Como gosto bastante de fotografia e ilustração, criei meu flickr, onde postei algumas fotos que tirei como 'fotógrafo amador' e futuramente também farei o upload de algumas ilustrações. Obrigado!
    Flickr:http://www.flickr.com/photos/patrick_fernandes

  6. Patrick, eu quem agradeço a colaboração. O TuDiBão só é feito assim: com a colaboração dos leitores, com sugestões, comentários.
    E parabéns pelas fotos… Como sei que vc ainda é muito menino, posso afirmar que vc terá muito futuro!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: