28 de maio de 2010

Silvia Zampar

Cola de Isopor: um aliado multifuncional

Hoje venho trazer-lhes uma dica, dessas meio com cara de inutilidade, mas que já me quebrou vários galhos no meu dia a dia.

A Cola de Isopor é um aliado meio que fundamental para se ter na gaveta da escrivaninha, ela já me “quebrou grandes galhos”, sendo útil para colar várias coisas, ao contrário do que o nome possa indicar. Ela cola, além de isopor, papel, tecido, couro, plástico, pequenas pecinhas metálicas e borracha (isso que me lembro e que já usei).

Claro, ela foi criada para colar isopor, que é sensível a alguns tipos de cola que têm solventes na sua formulação (como colas de contato = as de sapateiro), mas ela é meio “puxa-puxa”, tendo uma leve característica das colas de contato, que possuem a vantagem de uma aderência um pouco mais rápida.

Eu acabo usando pra muita coisa:

  • Colar envelopes – é muito mais rápida e eficiente que as colas brancas, de PVA (que muitos chamam pelo nome da marca Tenaz – que eu nem compro mais);
  • Pequenos consertos em livros, agendas (sabe quando começa a desmontar um pouquinho ou quando “machuca” a capa?);
  • Já fiz pequenos consertos em equipamentos como controle remoto – ela não é tão forte quanto a cola-tudo (leia-se Super Bonder), mas para resolve em alguns pequenos consertos, sem fazer a sujeira da cola-tudo;
  • Me ajuda quando tenho que montar algum tipo de mockup (espécie de maquete em tamanho real, de alguma embalagem que estejamos desenvolvendo), pois ela adere mais rapidamente;
  • Já usei até pra consertar bijuterias e para conter o desfiado na meia de nylon (rs).

A Cola de Isopor não serve, entretanto, para se colar folhas (de um layout, p.ex.), pois ela, assim como a PVA, molha o papel, deixando-o levemente enrugado mesmo depois de seco. Para estes casos, como já passei a dica uma vez aqui no TuDiBão, tem que ser a cola em bastão mesmo (leia-se Pritt, que tem vários similares, mas ainda é a melhor).

Outra vantagem é que se ela gruda no dedo, é só esperar secar um pouquinho que se tira rapidinho (ela sai como uma pelinha solta), bem diferente da cola tudo que não sai com nada.

Existem várias marcas disponíveis no mercado, sendo que todas que testei até hoje se mostraram boas e muito similares. Aos que alguns possam pensar, isso não é um post pago – rs. Só estou passando essa dica, pois já vi muita gente utilizando colas inadequadas para determinados trabalhos, sem saber da existência dessa alternativa.

Conheço algumas pessoas que dizem: ah, se eu tenho um truque eu não conto, pois eu aprendi a muito custo e não vou ficar facilitando a vida dos outros. Eu penso diferente, acho que não tenho nada a perder em divulgar os atalhos que eu já tenha encontrado. Não tenho medo de perder cliente, espaço, nem nada, e sei que dessa forma ganho credibilidade, posso ajudar e, o que é melhor, acho que ganho amigos (rs).

107 "parpite"

1. Márcia publicado em 13 de setembro de 2010 às 17:28

Estou pensando em fazer um quadro de tecido em uma placa de isopor de 1.00×2.00, portanto não sei que tipo de cola posso usar. Como é bem grande a cola branca não dá certo porque umidece muito o tecido e dependendo da estampa até mancha.
Vc me pode me dar uma dica?
obraigada.

2. Silvia Zampar publicado em 13 de setembro de 2010 às 17:37

Com certeza a cola de isopor dará certo. O único problema é que vc vai usar bastante cola, então é bom já se preparar e comprar um tubo maior, ou vários pequenos, sabendo que poderá utilizar um pincel do tipo trincha para poder lhe auxiliar no processo de espalhar a cola.
O pincel depois poderá ser limpo com algum tipo de solvente (thinner, água raz, removedor) – ou joga o pincel fora – rs

3. MERI publicado em 28 de setembro de 2010 às 10:53

OI, POSSO USAR ESSA COLA P/ COLAR UM TRABALHO REVESTIDO C/ MEIO DE BUCLÊ,E ESTE TEREI DE COLAR EM UM RECEPIENTE DE PLASTICO(PRATO PLASTICO) TERIA COMO? ELA SEGURA BEM ?

4. Silvia Zampar publicado em 28 de setembro de 2010 às 11:45

Bem, não entendi o que quer dizer "um trabalho revestido c/ meio de buclê" = como assim? como assim "meio de buclê", aliás, o que é buclê?
Se for tecido, sobre plástico, sim, você consegue colar com cola de isopor, mas como outras coisas, quase tudo sobre plástico não adere bem, ou melhor, se solta com um puxãozinho.
O importante, nesse caso, é ver qual o atrito que sofrerá, se corre ou não o risco de se soltar. Se é algo que não se mexe, um enfeite, então tudo bem. Se é algo que será manipulado com frequência, ai seria melhor utilizar colas mais fortes, como Araldite.

5. Patricia publicado em 20 de outubro de 2010 às 9:12

oi posso usar essa cola pra colar tecido no chinelo??? será q nao vai descolar???

6. Silvia Zampar publicado em 20 de outubro de 2010 às 10:39

A cola irá segurar o tecido no chinelo, mas talvez a força que seja exercida seja grande demais.
Em locais que se exerça uma força grande, tem que usar colo de sapateiro (isso no caso do chinelo, claro)

7. colomby publicado em 20 de outubro de 2010 às 21:57

ACRILEX, serv e para colar depron em aeromodelo? Oum informem qual a melhor cola que pesa menos no aeromodelo?

8. Silvia Zampar publicado em 21 de outubro de 2010 às 9:13

Acrilex é uma marca, não é uma cola. Se você quer saber "cola de isopor", não sei lhe responder, já que nunca trabalhei com aeromodelo e não sei o que é "depron". Entre no site dos fabricantes de cola e faça essa pergunta.

9. carla margarete publicado em 20 de novembro de 2010 às 18:41

Essa cola de isopor sendo colada no tecido pode ser lavada?

10. Silvia Zampar publicado em 21 de novembro de 2010 às 9:31

A cola de isopor utilizada sobre tecido se fixa totalmente, não sendo lavável.
Se você quer algo lavável é a cola de PVA (tbm conhecida por Tenaz – rs), mas a partir do momento que vc lava, descola tudo tbm.

11. GILMAR CAETANO publicado em 06 de fevereiro de 2011 às 11:19

OI!! GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO USAR A COLA DE ISOPOR,PARA COLAR O ISOPOR EM TELHAS DE AMIANTO??? SERÁ QUE COLA?? OBRIGADA

12. Adri Magre publicado em 09 de fevereiro de 2011 às 10:54

Olá, Silvia
Estou preparando uma sequência de posts sobre colas no blog Cores da Casa, <a href="http://www.coresdacasa.com.br” target=”_blank”>www.coresdacasa.com.br sendo que já publiquei dois.
No post de hoje, tomei a liberdade de linkar essa sua postagem, porque eu realmente não poderia falar melhor do que o seu texto sobre a cola isopor.
Espero que você não se incomode.
Um grande abraço.

13. Silvia Zampar publicado em 09 de fevereiro de 2011 às 11:13

Opa, não tem problema algum, muito pelo contrário.
Eu ia deixar um comentário lá, até agradecendo a citação, mas seu blog não permite.
Aliás, complementando seu post, toda cola branca, como a Extra e a de madeira que vc cita, são colas de PVA (essa é a base da cola). Meu esposo trabalha com madeira, portanto conheço bem – rs

14. claudio r publicado em 19 de fevereiro de 2011 às 18:05

posso colar isopor na parede

15. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 9:40

Isso é uma pergunta? Se for, sim, você pode colar, isso é um recurso utilizado em estúdios (de som) para bloquear a acústica (não vazar nada de fora pra dentro, nem dar eco). Só que depois que você colar não consegue mais descolar facilmente.
Para vedar som em um quarto, tem que colocar, inclusive, uma borracha de vedação na porta.

16. Monique publicado em 23 de fevereiro de 2011 às 21:34

Para Colar fotos em uma folha de isopor, uso cola de isopor? Ela não irá ''manchar'' as fotos? e, papel oficio colado no isopor, também não mancha ?

17. Silvia Zampar publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 8:14

Papel ofício não é um tipo de papel, mas um formato. Se você está querendo dizer papel do tipo offset, desses que compramos para usar em nossas impressoras que são 75g (gramatura que determina a espessura do papel), sim, provavelmente ele irá manchar na hora de você colar e isso com qualquer cola. Mas o que mancha é o que está impresso no papel, já que as tintas não resistem a umidade de cola. Para colar papel em qualquer superfície eu utilizo cola em bastão Pritt, mas claro que não tem resistência.
Já o papel fotográfico (se foi isso que você quis dizer com "fotos" – já que estas podem estar impressas em muitos tipos de papel), como é mais grosso, se você aplicar uma finíssima camada de cola de isopor, sem lambusar demais a foto, não irá borrar, já que não irá chegar à parte da tinta aplicada no outro lado do pepel (onde está a foto). Eu costumo deixar dois tubos de cola de isopor aqui, um mais velhinho, que fica mais grosso, e acaba servindo bem qdo eu preciso aplicar uma camada fina e que não umedeça o papel. Se você estiver colando materiais mais grossinhos, mesmo que seja uma cartolina, agirá da mesma forma. Mas sempre, com qualquer tipo de material, é bom antes fazer um teste, para evitar estragar todo o seu material.

18. Katia publicado em 01 de março de 2011 às 14:44

Oi Silvia
gostaria de saber se essa cola de isopor cola flor de fuxico (tecido) em presilhas tic-tac
Agradeço desde já a sua ajuda

19. Silvia Zampar publicado em 02 de março de 2011 às 8:52

Colaria, mas não seria uma fixação muito forte ou eficiente. Creio que para isso as pessoas utilizam cola quente, que dispensa uma massa maior de cola (não é tão fininha e superficial como fica a de isopor), portanto adere melhor a flor.

20. José publicado em 17 de abril de 2011 às 11:50

posso usar a cola de isopor para passar na pele rosto para colar cabelo, simulando uma barba postiça?

21. Silvia Zampar publicado em 18 de abril de 2011 às 9:59

Olha, eu não recomendaria. Isso porque a pele do rosto é sensível e a cola tem solvente forte (dá pra perceber pelo cheiro).
Se fosse em outras partes do corpo, ainda usaria (menos arriscado ter uma alergia).
Mas tem colas próprias pra pele, que as pessoas utilizam para maquiagem (colar cílios, pedaços de "pele falsa"), procure em lojas especializadas para maquiagem.

22. eluana publicado em 20 de abril de 2011 às 0:54

quero colarisopor em toda uma parede por conta do mofo posso uasr esta cola ? como usala e onde encontrar

23. Silvia Zampar publicado em 20 de abril de 2011 às 8:38

Vamos por etapas:
1. Acredito que o mofo será um problema para aderir qualquer tipo de material, pois ele cria uma camada úmida que não permite que nada fixe (não consigo imaginar nenhum tipo de cola que seguraria).
2. Acredito, ainda, que colar algo por cima irá simplesmente "esconder", mas não resolve seu problema. Continuará mofando por baixo, tendo problema de umidade, com cheiro ruim (tive esse problema aqui em casa também). O ideal é ir em casas de Tintas, ver tratamentos com produtos especiais para isso (a linha Maktra, p.ex.). É trabalhoso, mais caro, mas ai pode ser definitiva a solução (e não só esconder).

24. Geraldo publicado em 19 de maio de 2011 às 20:30

Olá, Silvia,
Gostei muito do seu post. Principalmente de sua atitude de divulgar suas "descobertas" e seu know how. É isso aí!
Gostaria de dizer que, também uso a cola de isopor para fazer pequenas encadernações em casa e, como você, reparos em livros que estão perdendo a capa. Fica ótimo. E, para evitar as rugas que se formam ao colar papel, basta colocar as folhas ou o livro inteiro em uma prensa ou com algum peso em cima. Por exemplo, colocar outros livros em cima do que foi colado.

25. Silvia Zampar publicado em 20 de maio de 2011 às 13:11

Acho que não adianta nada guardarmos nossas descobertas só para nós, como se isso fosse um grande tesouro.
Levar isso para o túmulo não ajudará em nada.
Valeu por seu comentário e contribuição.

26. Vera Alice publicado em 30 de maio de 2011 às 23:16

Gostaria de saber como colar strass no tule e na seda sem descolar depois de seca.

27. Silvia Zampar publicado em 31 de maio de 2011 às 17:45

Nunca desenvolvi trabalhos com strass, mas as poucas vezes que tive que colar alguma pedrinha que caiu de um brinco (p.ex.), ao contato com a maioria das colas ele perde o brilho. Seria bom conversar com quem trabalha com bijouteria.

28. Fernanda publicado em 03 de junho de 2011 às 12:18

Que cola devo usar para colar uma foto em um potinho plástico e não ficar enrrugado????

29. Silvia Zampar publicado em 08 de junho de 2011 às 12:40

O maior problema de eu lhe dar essa resposta, é saber qual o potinho plástico a que vc se refere.
Isso porque, conforme o potinho ele já tem uma inclinação que não permite que o papel "abrace" completamente a superfície, sendo que ficar enrugada é a única maneira de juntar as partes.

30. Lucia Helena publicado em 15 de junho de 2011 às 18:28

Adorei suas dicas, serão de grande valia para mim, pois estou me tornando uma arteira com pet, tecido, isopor etc…

31. Silvia Zampar publicado em 16 de junho de 2011 às 12:40

Muito bom!

32. Edivaldo Ramos publicado em 19 de junho de 2011 às 9:44

Oi, posso usar essa cola para colar barbas postiças no rosto de uma pessoa, não vai fazer mal, dar alergia, e não vai cair facil?
Estou trabalhando com uma pessa teatral e preciso dessas dicas.
Obrigado.

33. Silvia Zampar publicado em 20 de junho de 2011 às 10:38

Creio que ela não é indicada para utilizar sobre a pele. Vá em lojas que trabalham com maquilagem e consulte sobre cola para ser utilizada sobre a pele (que se utiliza para colar o que vc quer mesmo).

34. sergio fernandes publicado em 20 de junho de 2011 às 17:44

gostei muito da sua dica sobre a cola de isopor, eu tmbem me sinto realizado compartilhando os truques que as vezes tenho. Va em frente, valeu…

35. Silvia Zampar publicado em 21 de junho de 2011 às 15:56

Opa, apareça sempre aqui no TuDiBão.

36. Aloisio publicado em 22 de agosto de 2011 às 11:37

Deculpe Silvia se não a cumprimentei. Pessoas como voce, que têm prazer em doar fazem falta no mundo de hoje.

37. Aloisio publicado em 22 de agosto de 2011 às 12:35

Olá,
Tenho uma quantidade de cola de isopor que está secando, alguem sabe de um solvente para diluir?
obrigado

38. Luan publicado em 30 de agosto de 2011 às 20:01

Olá, Gostaria de saber se vc me indica a cola de isopor pra colar barba postiça, se não como vc acha q posso cola-la? E como retira? Obrigada! =)

39. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2011 às 9:55

Não creio que a cola de isopor seja uma boa alternativa para se usar na pele, já que sua formulação contém componentes que podem dar alergia, ou mesmo serem muito fortes junto ao rosto. Eu não conheço, mas certamente em lojas de fantasia você encontrará uma boa indicação de alguma cola própria para isso.

40. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2011 às 10:31

Agradeço muito o gentil comentário. Sinto realmente falta das pessoas dividirem mais.
Existe às vezes um individualismo, como se isso fosse o que levasse um profissional adiante. Mas acredito piamente que estamos aqui só pra conviver, da melhor forma possível, e dividir aquilo que nos foi confiado.
Obrigada

41. Silvia Zampar publicado em 31 de agosto de 2011 às 10:32

Desconheço qual é o solvente desse produto. Aliás, eu mesma já perdi algumas pequenas quantidades por ter endurecido.
Veja o nome do fabricante no frasco e entre em contato com o SAC dele (procure na Internet). Quem sabe você tem sucesso.

42. jamieson publicado em 03 de setembro de 2011 às 10:03

Carissima Silvia,li suas respostas sobre colar isopor em paredes internas,mas não li sobre colar em paredes externas.Voce poderia me dizer se ha algum problema em colar em paredes externas e tambem gostaria de saber se existem embalagens de cola de tamanha grande pois irei usar muita cola .Desde já agradeço resposta.

43. Silvia Zampar publicado em 03 de setembro de 2011 às 10:31

Conheço pessoas que utilizaram isopor em cabines que queriam isolar o som, apesar que para isso existem umas placas de espuma que são mais próprias (só talvez sejam mais caras), mas dá certo sim colar (você só terá problema o dia que quiser remover que dará um pouquinho de trabalho para raspar a cola). Existem sim frascos maiores de cola de isopor, que talvez seja mais fácil você encontrar em grandes lojas de artigos de papelaria e/ou escritório ou lojas que vendem produtos para artesanato.

44. dayse publicado em 12 de setembro de 2011 às 8:20

usar a cola de isopor em excesso prejudica as narinas?

45. Silvia Zampar publicado em 12 de setembro de 2011 às 10:29

Nunca li nada a respeito (também não pesquisei esse assunto), mas diria que a cola de isopor é toxica sim. Não digo que prejudique exatamente as narinas, mas o próprio organismos, se inalada em excesso, sendo que digo isso baseada no forte cheiro da cola, percebendo que ela é a base de solventes e não água.

46. Bianca publicado em 13 de setembro de 2011 às 21:41

Gostaria de saber porque a cola branca nao se adere ao isopor!!!

47. Silvia Zampar publicado em 14 de setembro de 2011 às 10:51

Para colar papel a cola branca serve. Isso porque a cola branca, ou cola a base de PVA, foi feita para essa finalidade. Sei que utilizam pra colar carpete, madeira…
Entretanto para outras finalidades, onde as superfícies mudam e não são porosas, onde temos uma maior "força" após a colagem (entre as peças coladas), enfim, é necessário outros tipos de cola que oferecem garantia para estes materiais: temos a supercola (superbonder), cola para couro, cola para vidro, cola para isopor, dentre outras.
Até se pode tentar "quebrar um galho" usando uma cola que não é própria para a finalidade que se quer, só que não se pode exigir eficiência.

48. Silvia Zampar publicado em 29 de setembro de 2011 às 23:12

Não consigo imaginar se dará certo, pois nunca fiz. Também nunca vi paredes cobertas dessa forma.

49. LUCINETE publicado em 29 de setembro de 2011 às 23:56

OLA,GOSTARIA DE SABER POSSO MISTURA FLOCOS DE ISOPOR COM SILICOME LIQUIDO (IMPERMEABILIZANTE )PARA IMPERMEAR UMA PAREDE. ISSO VAI FUNCIONAR?

50. Glauco publicado em 07 de outubro de 2011 às 10:39

Ola, Bom dia Silvia
Estou com uma duvida, vou ter uma festa a fantasia e preciso colar em um pano(camiseta) uma cartolina, qual cola devo usar ? a de isopor vai me ajudar?
obrigado

51. Silvia Zampar publicado em 07 de outubro de 2011 às 15:23

A cola de isopor irá, com certeza, colar bem a cartolina (claro que desde que seja usada com antecedência, pra fixar bem, senão no dia fica impossível.
Entretanto observe que:
- Depois você provavelmente perderá a camiseta (a cola de isopor não irá sair dela);
- Se a cartolina for ficar com partes fora da cola, a força desta parte fora, balançando, provavelmente fará ela rasgar-se.

52. ValdirXT publicado em 26 de novembro de 2011 às 11:56

Tive esse problema em minha casa. Tentei varias alternativas, com varios produtos de vedação que me indicaram. Nenhum deles foi eficaz, alguns simplesmente resolveram momentanaemente. Hoje talvez ja exista algum produto de vedação novo no mercado que resolva definitivamente. Mas na época o que resolveu meu problema foi "cerâmica". Revestí minha parede com uma cerâmica muito bonita, consegui deixar minha sala mais graciosa e resolvi um problema antigo.

53. LUCIANA publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 8:38

OI ESTOU COLANDO EM VAZINHAS DE ISOPOR UMAS PENAS QUE COLOCA EM ROUPA DE BAILARINA DAQUELAS QUE VENDE A TIRA, COLEI COM COLA DE SAPATEIRO E A COLA COMEU O ISOPOR FICOU AMARELO DEPOIS FUROU. SERÁ QUE A COLA DE ISOPOR SEGURA SEM FURAR?

54. Silvia Zampar publicado em 15 de fevereiro de 2012 às 12:42

Com certeza! A cola de isopor é específica para isso.
O isopor derrete quando em contato com colas cujos solventes sejam fortes, como thinner e similares, o que acontece com a de sapateiro, que só conseguimos remover (seu solvente) com algo assim forte.

55. Toni publicado em 07 de março de 2012 às 18:19

ow, isso ae cola gesso?

56. Silvia Zampar publicado em 07 de março de 2012 às 18:49

Nunca testei, mas acho que o gesso é muito poroso e também tem o problema se ser levemente coberto de pó. Acho mais difícil.
Mas pode-se tentar.

57. debora publicado em 15 de março de 2012 às 13:47

olá Silvia, muito bom seu post!!!
Você pode me ajudar. Vou revestir as paredes de minha sala com isopor e depois decora-las com tecido. Queria saber como colar as placas na parede que ainda são de tijolo e por isso irregulares. Com cola de isopor eu consigo? Obrigada

58. Silvia Zampar publicado em 16 de março de 2012 às 12:49

Primeiro pergunto: porque a opção de forrar as paredes com isopor? É para tirar a irregularidade, para fazer o acabamento (que ainda não tem) ou para criar isolamento acústico?
O tijolo é daquele mais comum, de barro mais "esfarelento"? (ou são tipo bloco?)
Porque suporte que tenha pó por cima fica difícil aderir qualquer tipo de material, já que a cola tende a se soltar junto com o pó do suporte.
E para áreas grandes é difícil trabalhar com a cola de isopor, complicada de se comprar em grandes frascos ou passar com rolo.
Se fosse eu, faria assim (minha sugestão, sem conhecer de perto a "irregularidade" da parede – faça um teste com uma placa)
- limparia bem a parede com pano úmido, tentando tirar o máximo de pó solto;
- passaria com um rolo cola PVA (cola branca, que é encontrada em potes maiores);
- e então colaria cada placa de isopor (faça por partes, sempre, senão a cola seca antes);
- deixaria descansar uns dois dias, para aderir bem (confira se a placa aderiu);
- então passaria nova camada de cola PVA e colaria o tecido.

Detalhe: o ideal é que o tecido já tenha uma camada de tratamento superficial para deixá-lo resistente à sujeiras e permitir ser limpo com um pano molhado.

59. Danielle Opazo publicado em 09 de maio de 2012 às 11:33

Bom dia Silvia….
Gostaria de saber, se posso colar folhas de isopor em superfície de madeira, com cola de isopor?

A finalidade é fazer um mural!!

obigada!

60. Silvia Zampar publicado em 09 de maio de 2012 às 15:03

Pode sim, irá colar muito bem.

61. Bruna publicado em 07 de junho de 2012 às 12:40

Oi!

Estou tentando fazer um book para a faculdade, e pra isso cada página de meu caderno tem que ser como um "sanduíche" de folhas de papel vegetal-papel normal-papel vegetal.. todos com alta gramatura.. Já fiz testes com cola bastão Pritt e Cascorez Extra, mas não está ficando bom.. Será que a cola de isopor serviria?

Obrigada pela ajuda!!

62. Silvia Zampar publicado em 08 de junho de 2012 às 9:23

Só não entendi direito se o que você precisa colar é a borda da publicação, tipo livro, é isso?
Se for, preciso saber se você tem espaço para "perder" dessa borda, ou seja, existe pelo menos 0,5cm que pode utilizar para colocar a cola, sobrepondo = se for assim pode dar certo, na beiradinha, como um bloco, não.
E quantas páginas serão? Se forem muitas páginas cola tbm não suportará o manuseio.
O ideal seria você procurar uma empresa que faz encadernações (de livros, monografias) e fazer costurado e não apenas com cola, o que deixará a encadernação melhor, mais bem acabada e firme.

63. Elisabeth g publicado em 23 de julho de 2012 às 1:22

Gostaria de saber se cola de isopor cola bem em plástico , pois tenho um sofá cama que o fundo e costurado com plástico e esta desacostumando

64. Silvia Zampar publicado em 23 de julho de 2012 às 14:06

Como o fundo não sofre esforço, cola sim. Se fosse algo com mais esforço não daria para confiar.
Outra boa opção para colar plástico são colas de contato, do tipo de sapateiro.

65. andressa publicado em 25 de setembro de 2012 às 9:45

olá gostaria de saber se poso usar cola de isopor para colar papel offset em um potinho de plastico.porque ja usei cola comum e descolou.obrigada.

66. Silvia Zampar publicado em 26 de setembro de 2012 às 9:39

Sim, a cola de isopor irá dar maior aderência. Mas acredito que se puxar sairá, pois o plástico não é poroso e a colagem se dá só na superfície.

67. Silvia Zampar publicado em 22 de dezembro de 2012 às 17:11

Sim, pode. Mas o tecido também cola bem com outras colas, como a própria cola branca (PVA) que sai fácil das mãos.

68. evilly publicado em 08 de fevereiro de 2013 às 22:20

pode colar unhas postiças com cola de isopor ? tenho unhas postiças e quero colocar com cola de isopor

69. Silvia Zampar publicado em 09 de fevereiro de 2013 às 8:25

Creio que não funcionará, porque a cola própria para unhas postiças é mais forte que a de isopor.

70. sadmila publicado em 14 de março de 2013 às 14:27

gostaria de aprender a faser essa cola

71. Silvia Zampar publicado em 15 de março de 2013 às 12:56

Creio que não seja muito simples pois, só pelo cheiro, percebo que dentre seus ingredientes constam químicas fortes.

72. jaceilda publicado em 11 de junho de 2013 às 12:33

quero saber se eu colar um entre meio na parede com cola de isopor , vai colar bem?

73. Silvia Zampar publicado em 11 de junho de 2013 às 14:19

Não sei o que é um entre meio…

74. Tamires publicado em 01 de agosto de 2013 às 1:27

Olá gostaria de saber se essa cola adere bem ao colar palitinhos de madeira (churrasco) em isopor? Qual cola mais, a cola de isopor ou a cola quente? Obrigado!!!!

=)

75. Silvia Zampar publicado em 02 de agosto de 2013 às 9:37

A cola quente não pode ser usada no isopor = derrete o isopor. Se você tentar fazer isso com os palitinhos, irá abrir rombos no isopor.
Com certeza a cola de isopor irá colar seus palitos muito bem na superfície do isopor.

76. Bianca publicado em 03 de agosto de 2013 às 19:37

Oi Silvia! Li seu comentário sobre colar strass em tule, dizendo q a cola poderia tirar o brilho das pedrinhas. Gostaria de decorar alguns vestidos de criança (de tule, principalmente) com strass.
Minha preocupação não é tirar o brilho, serei cuidadosa… Mas será q a fixação será boa, as pedrinhas não sairão ao lavar as roupas?
Qual cola posso usar: para isopor, tecido ou Super Bonder?
Obg!

77. Silvia Zampar publicado em 04 de agosto de 2013 às 22:40

Deixa ver se consigo explicar… O stras é uma conta feita de material sintético, cujo brilho está numa pintura que existe na base da suposta lapidação (é uma pinturinha metálica). Se você utilizar uma cola cuja base seja forte, reaja com ou como um solvente (a cola de isopor é, a superbonder tbm tem), essas colas vão agir (amolecer e retirar) na pinturinha, tirando o brilho, vc não vai ter mais pedrinhas brilhantes, mas pedacinhos de plástico transparente – sem brilho – colados. Não se trata de ser ou não cuidadosa, o simples contato com a base da pedrinha vai remover o "brilho". Seria diferente se você estivesse usando pedrinhas de cristal (o famoso "swarowsky"), que o brilho é próprio.
Então não adianta querer usar uma cola forte, e que mantenha o strass colado no tecido mesmo ao lavar, mas não servir mais pra nada, pra dar brilho, não é mesmo?
Existe uma cola própria para strass, que é a base de PVA – base água, essa é a recomendada, e não resiste a você lavar à máquina não. O ideal, em caso de roupas que você queira lavar, é aplicar o strass em um tecido a parte, que possa ser removido na lavagem. Existe, ainda, a opção de strass já preso em tiras, que podem ser costuradas à roupa, estas já estão aplicadas com cola especial e resistem mais.

78. Bianca publicado em 05 de agosto de 2013 às 10:36

Obg, querida!

79. amanda publicado em 21 de agosto de 2013 às 15:11

olá,gostaria de saber se posso colar uma postiça com cola de isopor!

80. inez oliveira publicado em 21 de agosto de 2013 às 16:53

oi gostaria de saber se essa cola serve para colar placas de isopor em telhas de amoanto ou fibro cimento? obrigada e onde compro a cola?

81. Silvia Zampar publicado em 22 de agosto de 2013 às 9:26

Nunca ouvi falar desse uso, mas imagino que sim.
Compra-se em papelarias, mas você terá que ver se encontra embalagens grandes, pois o uso que fará utilizará muita cola.
Procure em grandes redes de papelaria, como Kalunga e outras.

82. Silvia Zampar publicado em 22 de agosto de 2013 às 9:28

Não sei o que é "uma postiça".
Se está falando do "unha postiça" acredito que não, pois a cola não tem resistência (de força e quanto à água) para segurar a unha e existem colas específicas para isso.

83. Álike publicado em 18 de setembro de 2013 às 0:46

Ola, creio que esta não seja especialmente sua área de atuação, mas se puder ajudar, agradeço. Tenho uma telhado coberto por telhas de galvanizadas (telhas de barracão) e estou pretendendo forrar de isopor, esse cola me serviria pra colar o isopor por baixo das telhas? Lembrando que não vai molhar, porém, em época ee calor essa telha esquenta muito, isso seria um problema? Grato.
Ps: agora que fui enviar a pergunta vi que a Sra é professora da Unip. Sou aluno da unidade Campinas Swit.
Att

84. Silvia Zampar publicado em 18 de setembro de 2013 às 9:28

Bem, a cola de isopor é perfeita para colar isopor, entretanto não sei como se comportará numa área tão grande e que sofrerá com calor, ação de vendo e pó.
Melhor perguntar em casa de mat. de construção, ou específicas que mexem com telhado, pois só quem já trabalha com isso pode lhe afirmar como se comportará e qual o melhor produto.
Eu dei aula por um semestre na UNIP Campinas, mas já faz muito tempo. Dei aula em 7 unidades da UNIP – rs
Sucesso!

85. líuba publicado em 22 de outubro de 2013 às 9:43

olá…. quero dividir minha experiência com vcs! eu dilui a minha cola de isopor com oléo de banana.. aquele que é solvente para esmalte ..deu super certo! pode fazer eu garanto !

86. rosimar leao publicado em 23 de outubro de 2013 às 18:18

O meu quarto fica muito quente, devido o sol bater em uma parede, sendo assim estou pensando em colar placas de isopor de 2 cm com cola PVA nesta parede, porém para fazer o acabamento da parede e o isopor não ficar aparente, por favor pode indicar qual tinta adere ao isopor?

87. Silvia Zampar publicado em 25 de outubro de 2013 às 8:40

O isopor aceita tintas a base de água, numa boa.
Então você pode usar tinta PVA, massa texturizada que tbm é formulação à base de água (basta você ver se o solvente (para limpar os pincéis e rolo posteriormente) será água, pode usar.

88. Marcos publicado em 28 de outubro de 2013 às 19:26

Ola, gostaria de saber se posso usar esta cola no forro do teto de um carro , sabendo que
o material é de isopor fino e tenho que colar um tecido para dar acabamento. com a quentura do sol o tecido pode descolar ?

89. Raissa publicado em 03 de novembro de 2013 às 13:19

Colei EVA na parede com cola de isopor, a fixaçao foi ótima mas na hora que eu tirei saiu a tinta do EVA na parede¬ O q você me in dica para ajudar a tirar ?

90. Silvia Zampar publicado em 05 de novembro de 2013 às 9:33

É que pra colar EVA existe uma cola própria para EVA (à base de PVA = componente da cola branca, cola Tenaz).
Como a base da cola de isopor é mais forte, ela removeu a tinta que coloria o EVA e passou para a parede, acredito ser impossível remover a tinta, só pintando a parede novamente.

91. Silvia Zampar publicado em 05 de novembro de 2013 às 9:39

Não sei se existe outra cola específica para a finalidade que você indica, mas se o material onde irá colar é isopor, tem grandes chances de dar certo. A cola não sofre com a ação do sol.

92. adriano publicado em 23 de novembro de 2013 às 7:48

Acredito que a cola lavável seja aquela que possa ir a agua, não se decompondo ou se desfazendo com tal processo. As não laváveis devem ser mantidas longe da agua , com risco de demanchar tudo .

93. erick publicado em 24 de novembro de 2013 às 0:47

queria saber se eu colar em um tecido ela vai ficar transparente eu vai aparecer

94. Claudio publicado em 24 de novembro de 2013 às 1:06

Oi Silvia estou querendo colocar moldura de isopor na parede essa cola é viável para esse tipo de trabalho?

95. Silvia Zampar publicado em 26 de novembro de 2013 às 15:05

A cola irá colar, mas é bom você perguntar onde for comprar a moldura, se existe alguma opção melhor para áreas maiores, como vc irá precisar.

96. Silvia Zampar publicado em 26 de novembro de 2013 às 15:05

Ela fica transparente… só que ela ficar dura (como se você tivesse passado resina no tecido, sabe?)

97. Silvia Zampar publicado em 26 de novembro de 2013 às 15:10

O que é chamado de cola "lavável", é a que SAI quando é lavada, seu solvente é água = recomendável para crianças utilizarem, dá pra remover da roupinha e não perder – são as colas a base de PVA, também chamadas de cola branca (ou a famosa Tenaz).
Não lavável é o tipo de cola que NÃO SAI, sendo seu solvente produtos mais fortes, como thinner (mas só usamos para remover de alguma superfície lisa , de tecido ou superfícies porosas não vai sair)

98. Jessica publicado em 28 de novembro de 2013 às 21:17

Olá, gostaria de saber se com a cola de isopor consigo colar papel de parede? Ou, qual serviria? Obrigada!

99. Silvia Zampar publicado em 04 de dezembro de 2013 às 12:32

Desnecessário usar uma cola tão forte como essa para papel de parede = você terá problemas no futuro para tirar.
Para papel de parede tem uma cola específica, que é um pozinho que vc mistura com água e passa com pincel ou rolo – é vendida nas mesmas lojas que vendem o próprio papel de parede.

100. Mauricio publicado em 01 de fevereiro de 2014 às 23:10

Olá Silvia esta cola isopor serve para colar aqueles borrachudos que se pedem na escola

101. Silvia Zampar publicado em 03 de fevereiro de 2014 às 9:33

Ãn? Não entendi, não sei do que está falando.

102. Cida publicado em 20 de março de 2014 às 18:43

Oi, preciso colar fuxicos de tecido no filó, o qual será lavado de vez em quando….será que com a cola de isopor dar certo?? Pode me ajudar??

103. Silvia Zampar publicado em 23 de março de 2014 às 9:23

Não sei se existe uma cola própria para tecidos (você pode tentar procurar nas lojas), mas eu usaria sim a de isopor, que sei que aguentaria (claro que sem grandes exageros de se lavar direto).

104. janeclay olinda pe publicado em 11 de julho de 2014 às 16:24

gostaria de saber quero fazer uma toalha para uma mesa de boteco para festa mais comprei tnt forrei a mesa com preto e quero colocar uns quadradinhos de amarelo qual cola posso colar estes quadradinhos como se fosse uma toalha quadriculada

105. Silvia Zampar publicado em 16 de julho de 2014 às 13:37

Eu não sei se existe uma cola específica pra TNT, mas várias colas funcionarão.
Se as toalhas tiverem que ser laváveis, recomendo usar cola de isopor ou cola para EVA.
Senão pode utilizar cola branca, tipo Tenaz.

106. Silma publicado em 13 de agosto de 2014 às 8:14

Olá Silvia..faço trabalhos juntamente com minha mãe, colamos tecidos na parede, reformamos móveis e etc. e costumamos utilizar a cola branca. Mas agora temos um desafio de colar um tule na parede da minha sobrinha que vai nascer em setembro. Mas não sabemos que cola utilizar…vc sabe qual cola o tule? será q a cola de isopor ou a tipo artesanato? Se puder me ajudar ficarei agradecida. Obrigada desde já.

107. Silvia Zampar publicado em 14 de agosto de 2014 às 15:30

Eu apostaria que a cola de isopor colará o tule sim, mas pode ser que fique caro (não sei). O bom é comprar um tubinho pequeno e testar.

Parpite você também