25 de maio de 2010

Silvia Zampar

Abreviações = existe um padrão a seguir!

É muito comum, atualmente, vermos abreviações estranhas, sendo que a maioria delas foi criada para facilitar a comunicação pela Internet, encurtando as palavras (você = vc / também = tbm).

Entretanto não podemos nos esquecer que isso pode ser utilizado nessa comunicação casual que fazemos com nossos amigos, mas é proibido na comunicação culta, ou seja, quando estamos conversando com um cliente (seja por e-mail ou MSN). Aliás, é importantíssimo treinarmos a escrita correta (seja em textos para a faculdade, para algum amigo menos “chegado”, num blog que resolvamos manter), senão vamos acabar nos esquecendo como se escreve.

As abreviações andam se tornando um problema. Abreviações existem, podendo (e devendo, quando se precisar) usar. Mas nem tudo se deve ou pode abreviar e existe a forma correta para estas abreviações, que em alguns casos é utilizado um símbolo (não é uma abreviação propriamente dita).

Vale explicar que existe uma diferença entre abreviação e símbolo:

  • Abreviação é a diminuição de uma palavra, para escrevê-la de forma mais reduzida, como é o caso de página = pág. / código = cód. / professor = prof.
    Todas as abreviações contém parte da palavra original e o ponto (.) no final, indicando que foram encurtadas.
  • Símbolos são códigos que foram convencionados e que podem ter algo a ver com a palavra original, mas não necessariamente, já que estes são reconhecidos internacionalmente (como é o caso de Quilo = k / Quilometro = km). É também o caso dos símbolos químicos ou matemáticos. Na tabela que publico abaixo, vários são símbolos internacionais, como horas = h / metros = m / litros = l e outros. Os símbolos nunca contém o ponto (.) no final.

Não pretendo nessa postagem cobrir todos os casos de abreviações existentes (que são muitas e podem ser encontradas em dicionários e livros de gramática), tampouco pretendo abordar os erros que vejo (as pessoas inventam novos diariamente). Mas seguem os mais comuns e que mais utilizamos em materiais gráficos (anúncios, panfletos, etc.):

 

Observações:

(1) hora ou horas: é abreviado sempre assim, minúsculo, sem ponto nem espaço: 1h, 5h. Isso sempre para horas inteiras, sem precisar incluir os minutos (00 = zero zero).

Caso você queira abreviar horas e minutos, juntos, apesar de todo mundo estar acostumado a utilizar os : (dois pontos) no meio, o correto, de acordo com o que rege a ortografia brasileira, é:

Tudo junto, minúsculo, sem pontos: 10h15min, 11h32min, 02h50min (da manhã, claro, já que da tarde seria 14h50). Desde que aprendi que esse é o padrão do Brasil, eu grafo dessa forma em todas as minhas postagens, nos materiais impressos que desenvolvo, em tudo.

Se você achar que não tem espaço para escrever tudo isso (isso já aconteceu comigo), exclua o “min”, mas deixe o “h” no meio, fica super compreensível e está mais próximo do padrão: 23h15

Ai você pode me perguntar, mas Sílvia, como todo mundo já está acostumado a ver horas com os dois pontos, é errado usar? Na verdade pelo padrão rígido do português, está incorreto, mas o uso já incorporou, então é aceito. Só que depois, se for abreviar o “horas” coloque só o “h” (minúsculo e sem ponto):

  • 23:15 h;
  • Você pode optar por colocar o “horas” antes= Horário: 23:15;
  • 23:15 horas.

(2) página: quando você estiver escrevendo um texto, o normal é abreviar utilizando pág. Entretanto, de acordo com as normas da ABNT para se escrever as referências e citações em trabalhos acadêmico/científicos, a abreviação nestes casos é apenas p. (com o ponto), ou seja:

  • Quando estou escrevendo um relatório, ou e-mail para alguém, quando eu for indicar a pág. que ele deve procurar alguma informação eu posso abreviar dessa forma:
  • Em Citações (em redação científica): Como foi dito por Fulano de Tal (1995, p. 58) “o estudo visa tal coisa e tal coisa”;
  • Nas Referências: DE TAL, Fulano. Nome da publicação. Cidade: Nome da Editora, ano. p. 23-58 (isso se só usei esse trecho de páginas da obra).

Aqui abreviam VILA de forma totalmente errada

44 "parpite"

1. Diego_Phellipe publicado em 25 de maio de 2010 às 9:15

Valeu Sil, outra ótima postagem
particularmente adoro as dicas de português, não sábia que existe um padrão para se abreviar horário, é bem legal saber,
De agora em diante durante meus comentários , vou abreviar menos, assim treino meu portugês

Vlw

2. Riccardo Benetti publicado em 25 de maio de 2010 às 9:17

Que legal eu já usava o formato pra hora certo e nem sabia rs

Sempre preferi 23h59 do que 23:59, sempre considerei como a informação mais legível.

E esse da pág. e p. muito bom saber onde usar.

Obrigado Sil.

3. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 13:13

Sabe que eu também me acostumei a fazer isso, e a utilizar menos abreviações tanto no msn, quanto quando estou respondendo os comentários. É uma maneira de eu não desaprender a escrever – rs
Ah, semana que vem a dica de português será sobre a grande dúvida que todos ficaram com a reforma ortográfica: o hífen ( o que ficou, saiu, juntou?). Vale conferir!

4. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 13:15

Eu também aprendi essa não faz muitos anos. E adotei como padrão (fica tão mais bonitinho)

5. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 18:31

Isso mesmo, mililitro = ml (vou incluir no quadro que montei – rs)

6. @HislaSena publicado em 25 de maio de 2010 às 15:37

Muito interessante o post!
Me ensinaram anos atrás que escrever 23:15 h era errado porque os dois pontos já indicavam ser horas, pelo visto aprendi errado :(
Obrigada pelas dicas!

7. Nati publicado em 25 de maio de 2010 às 15:38

haha eu quis dizer se é mL, ml ou tanto faz :P entendeu? Eu tive essa dúvida há um tempo (tive que revisar uma tabela aqui na agência) e, pelas minhas pesquisas, usei o mL, mas a dúvida ainda persiste.

8. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 19:04

Na verdade existe o "usual", que é o lance de usar os dois pontos, mas o correto é com o "h" no meio.
Eu aprendi isso há alguns anos, com um CD Room que tenho aqui do prof. Pasquale, que o Brasil é signatário (que assinou) um acordo internacional para grafar horas dessa forma 23h15min

9. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 19:14

Olha, nunca ouvi falar disso de usar maiúsculo, mas até fui pesquisar e vi que muitas outras pessoas têm essa dúvida.
O que pude ver que isso é uma convenção, onde se estabeleceu um símbolo, ou seja, não é uma abreviação da palavra, mas um símbolo que foi criado para representar, e isso é um padrão internacional, usado entre vários países signatários dessa norma. E, no caso de mililitro, seria ml (tudo minúsculo, sem ponto), assim como milímetro é mm.
Inclui na minha tabelinha – hehehe

10. Nati publicado em 25 de maio de 2010 às 16:23

para litro, no caso das outras "medidas" (como mililitro), o correto é mL?

11. J. Estela publicado em 26 de maio de 2010 às 19:35

Adoro estes posts de português, são esclarecedores e nos ajudam a “reviver” a memória…

Esta do h/min eu acho muito “charmosa”. =)

12. Silvia Zampar publicado em 26 de maio de 2010 às 20:17

Aprendemos juntas essa de colocar horas com o "h" no meio e o "min" no final, lembra-se?
Com o CD Room do Prof. Pasquale – rs

13. Ericson Benjamim publicado em 25 de agosto de 2010 às 22:28

Devemos lembrar que o Brasil adota as normas do Sistema Internacional de Unidades (SI), as quais estão acima de quaisquer regras ortográficas, como citado nas leis abaixo:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5966.hhttp://www.jusbrasil.com.br/legislacao/126143/dec

"Art. 16 – Nos livros, catálogos, anúncios, propaganda comercial, plantas,
faturas, editais, sinais de tráfego, envoltórios de recipientes de
mercadorias, impressos em geral é obrigatório, para exprimir quaisquer
grandezas, o uso das unidades legais de medida."

Logo, o único jeito de se escrever horários corretamente é como no exemplo abaixo:

22 h 45 min 30 s

O espaço entre o número e o símbolo é obrigatório. E símbolo não é abreviatura!

Exemplos errados:
22h45min30s
22h45
22:45:30
22:45

fonte: http://www1.bipm.org/en/si/si_brochure/ http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMe

14. Silvia Zampar publicado em 26 de agosto de 2010 às 8:24

Agradeço a indicação das leis, mas com certeza seu exemplo está errado, já que não se grafa hora com espaços, o correto é 22h45min
Tenho um manual digital do Prof. Pasquale Cipro Neto, onde ele fala exatamente isso, que deve ser grafado tudo junto e sem colocar pontos.
Independente da informação do prof. Pasquale, a grafia de qualquer coisa com espaços só prejudica a leitura, sendo que isso fica ainda pior quando você está fazendo uma comunicação rápida, como numa propaganda em M.E.
No mais, creio que minha postagem fala exatamente qual o padrão correto (portanto excluindo os errados) e também que símbolo não é abreviatura.

15. Luan Machado publicado em 21 de setembro de 2010 às 15:58

Excelente o post. Parabéns. Mas ainda tenho uma dúvida. Quando abrevio a palavra metro (m) devo colocar o "m" logo após o número?

Ex.: 10m / 10 m

Qual dos dois é o correto? Li em outro blog que com espaço entre o número e a letra "m" está correto, mas é poluído.

16. Silvia Zampar publicado em 22 de setembro de 2010 às 12:40

Acredito que não exista um padrão pré estabelecido para isso.
Procurei nos livros de gramática que tenho, no material do Pasquale, e geralmente encontrei grafado tudo junto, mas acredito que seja uma escolha puramente pela estética e não por um padrão definido.
Então vá pelo que você acha mais bonito, o importante é não colocar o "pontinho" depois do "m".

17. lene mascotto publicado em 14 de dezembro de 2010 às 23:54

Sempre usei o h para marcar as horas. h minúsculo e sem ponto, mas me questionaram que existe a forma, também, H maiúsuclo e ponto.
Eu li suas explicações, mas posso garantir que não existe o símbolo H. ?

18. Silvia Zampar publicado em 15 de dezembro de 2010 às 9:22

Pode garantir SIM.
Quaisquer outras variações que se vê por ai, são coisas que as pessoas acabam usando, mas que não é a norma.
Eu até diria que não chega a ser "erro", pois se as pessoas entendem, também não precisamos exagerar.
Mas a norma, que o Brasil assinou para usar, é tudo minúsculo.
Quanto ao "." (ponto), de abreviação, esse sim é um erro usar, pois não se trata de uma abreviação, mas sim um símbolo.

19. Erico publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 15:10

O comentário do Ericson Benjamim está correto. As normas do Sistema Internacional de Unidades (SI) estão acima de quaisquer supostas regras ortográficas. O correto é inserir o espaço entre o número e o símbolo. Infelizmente o CD Nossa Língua Portuguesa, do Prof. Pasquale está errado. Confirme essa informação em outras fontes mais confiáveis (http://www.bipm.org/en/si/, http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMed.asp, por exemplo).

20. Erico publicado em 16 de fevereiro de 2011 às 15:54

Pode-se utilizar mL ou ml. O símbolo do litro pode ser tanto l quanto L.
O litro (como medida de volume) e o símbolo l minúsculo, foram adotados pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas em 1870 e confirmado pela Resolução 7 da 9ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) em 1948. O símbolo alternativo, L maiúsculo, foi adotado pela 16 ª CGPM (1979, Resolução 6; CR, 101 e Metrologia, 1980, 16, 56-57), a fim de evitar o risco de confusão entre a letra l e o numeral 1.

Fonte: Bureau International des Poids et Mesures. The International System of Units (SI). 8th edition, 2006. http://www.bipm.org/utils/common/pdf/si_brochure_

21. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 10:05

Opa, valeu pela informação adicional, que só vem enriquecer nosso post.
Mas, cá pra nós, fica bem mais bonito manter um padrão visual, tudo minúsculo.
Não gosto muito desse "jeitinhos" que dão pra "aparentemente" sanar um outro problema (é o caso da crase em "a vista" = pela norma não existem, mas os defensores dizem que é pra não confundir com vista = olho = aff! Só sendo besta pra não entender o sentidona frase – rs)

22. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 10:30

Acredito que vemos lá com o espaço, até porque fica mais "visível" para apresentar, na demonstração, mas note que o espaço atrapalha para vermos como uma coisa só, homogênea, podendo, inclusive, gerar erro de na hora da pessoa olhar a informação mais rapidamente, colando uma informação com outra parte do texto, ao contrário do conjunto. Procurei em alguns manuais de universidades e dicionaristas e todos recomendam grafar tudo junto.
Como esse blog trata, principalmente, da parte estética, utilizada pelo Designer e Diretor de Arte, mantenho a orientação de grafarem o conjunto sem espaço.

23. samantha publicado em 22 de março de 2011 às 11:52

oi silvia! sou professora tb e trabalho em um site de educação http://www.kademi.com.br, fazendo games on line, por isso, uso bastante a matéria do blog. Tomo a liberdade de fazer uma correção aqui, pois adorei esse espaço, é ultraprático, interessante e didático para as minhas dúvidas de escrita correta: a abreviatura de litro= L ou ℓ e de mililitro= mL ou mℓ.
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20
Qual a forma correta de escrever mililitro? É mL ou ml?
Alguém poderia me informar alguma página confiável para consultar, ou algum documento oficial?

Muito obrigada!

Melhor resposta – Escolhida por votação
mL. Nunca use ml, o l minúsculo somente deve ser usado com este símbolo especial: ℓ. Muitas vezes não é possível encontrar tal caractere, então devemos usar o L.

mℓ ou mL: ambos corretos.
ml: errado.

Aqui está o motivo de fazer uso do símbolo ℓ (Wikipedia) : "Originalmente, o único símbolo para o litro era o l minúsculo. No entanto, tanto na tipografia quanto na caligrafia, o "l" minúsculo pode ser muito parecido com o algarismo 1 ou com o "i" maiúsculo, o que pode causar confusão. Este problema foi e continua sendo contornado pelo uso do l em letra cursiva (ℓ). A partir da década de 1970, começou-se a sugerir o uso do L maiúsculo, e atualmente vários organismos de padronização seguem essa recomendação, inclusive para os múltiplos e submúltiplos do litro"

Se tiver mais alguma dúvida clica aí: http://www.inmetro.gov.br/consumidor/unidLegaisMe

24. Silvia Zampar publicado em 23 de março de 2011 às 10:53

Nossa, mas, convenhamos, que coisinha mais complicada – hahaha
Confesso que não gosto muito desses "jeitinhos" de se mudar regras só pra evitar confusões (que só alguns "manés" fazem).
Foi o caso de colocar crase em "a vista" = pra não confundir esse "vista", de condição de pagamento com "vista" de olho (aff! – não se lê o contexto? Então porque se tirou o acento de "pára", do verbo parar?)
Agradeço muito a explicação tão completinha. Confesso, continuarei usando "ml", pois acho horrível aparecer um "L" maiúsculo no meio de letrinhas minúsculas (coisa de Designer, de quem se incomoda muito mais com a estética – hahahaha).
Bjs e seja sempre bem-vinda.

25. Ronaldo P Silva publicado em 30 de março de 2011 às 11:08

Gostaria de saber sobre a abreviatura da palavra "técnico". Seria por acaso: "téc. ou tec. ou tec". Atenciosamente, Ronaldo.

26. Silvia Zampar publicado em 30 de março de 2011 às 13:54

Veja, abreviaturas têm o "." (ponto), porque estamos encurtando a palavra. Algumas nem existe um padrão a seguir, se abrevia por conta própria. Nesse caso, o mais lógico seria você abreviar "téc."

27. Silvia Zampar publicado em 05 de outubro de 2011 às 19:10

Washington, eu quem lhe agradeço pela gentil visita e por nos indicar.

28. Washington Oliveira publicado em 05 de outubro de 2011 às 19:43

Parabéns pelo site. Encontrei por acaso e gostei muito da simplicidade, objetividade, bom humor e pela competência com que as dúvidas são esclarecidas. Vou recomendar para amigos e alunos.

29. Beatriz publicado em 17 de outubro de 2011 às 11:01

O correto é com a letra l em maiúsculo. Não ml mas sim mL.

30. Silvia Zampar publicado em 17 de outubro de 2011 às 11:40

Em minhas pesquisas vi a forma mL com o "L" maiúsculo, mas também que é opcional colocar "ml".
Como este blog é voltado para quem trabalha com propaganda ou design, esteticamente é melhor utilizar ambos em minúsculo, até para não parecer erro (com o maiúsculo).

31. daiani publicado em 05 de fevereiro de 2012 às 18:53

meu deeus que horror eu jamais vou querer ser professora de portugues hehe…..mais valeu pelas dica adorei tds msm

32. Silvia Zampar publicado em 06 de fevereiro de 2012 às 12:21

Independente de professora de português ou não (eu não sou), todos temos que aprender a escrever corretamente, já que o "português" é a matéria prima de todos os brasileiros.

33. Vilton publicado em 16 de março de 2012 às 14:53

Olá!
Gostaria de saber qual a forma correta de escrever cidade e estado este abreviado???
Penso que o correto seja, por exemplo: Bagé – RS. Porém gostaria de ter certeza.
Se possível a indicação de algum site onde possa haver esta informação ou livro!
Desde já agradeço!

34. Silvia Zampar publicado em 17 de março de 2012 às 14:39

Vilton, até onde eu sei (e pesquisei), não existe nenhuma forma obrigatória de se escrever estas duas informações juntas (note, não são "abreviações" quando estamos falando dos dois – o estado tem sua SIGLA, que no caso é escrita só duas letras, maiúsculas, sem pontos).
A forma como você grafará as duas informações dependerá de onde o está fazendo. Exemplos:
- num texto corrido: fica melhor escrever como texto, ou seja "…morando em Bagé, RS, fica complicado…"
- numa carta ou onde aparece como uma lista de informações com seu endereço completo: "Bagé – RS"

35. Cintia publicado em 16 de maio de 2012 às 16:00

“ml”, com minúsculas, está registrado no Houaiss e no Caldas Aulete.

pode ser usado tranquilamente…

36. Silvia Zampar publicado em 16 de maio de 2012 às 17:49

Exatamente como está em minha tabelinha, feita a partir de minha pesquisa (e eu acho que fica mais bonitinho mesmo – rs)

37. Thiago publicado em 13 de novembro de 2012 às 17:42

Olá Silvia! Gostaria de saber se o l de litro deve ser junto com o número. Ex.: 1l ou 1 l?

38. Silvia Zampar publicado em 14 de novembro de 2012 às 8:41

O melhor é grafar separado, senão irá parecer o númeral 11 (onze)

39. Jorge publicado em 03 de janeiro de 2013 às 13:57

Olá, parabéns pelo post. Acabei descobrindo o site em virtude de uma dúvida que não consegui encontrar.
Quando usamos os símbolos (m, mm, k e outros) ele devem vir com ou sem espaço depois do numeral?

40. Silvia Zampar publicado em 05 de janeiro de 2013 às 9:47

O padrão é pra não haver espaço entre o numeral e os símbolos. Já a abreviação, como seria outra palavra, só diminuída (abreviada), existe o espaço.

41. Sidney Yassuda publicado em 02 de março de 2013 às 4:18

Ratifico a fala do Ericson Benjamim, acrescentando que quando a fonte usada para a escrita não for distinta para a letra "ele" minúscula e "i" minúsculo, pode ser usada a letra L (maiúscula) para a representação da unidade litro.

O Brasil é signatário do Sistema Internacional de Unidades desde 1964.

42. ANTONIO DE TORO publicado em 14 de junho de 2013 às 14:21

PQ VARIOS ABREVIATURAS NAO POSSUE PONTO ?O Q ESTA CERTO?

43. Silvia Zampar publicado em 19 de junho de 2013 às 11:20

Como eu digo no texto do post acima, abreviações contém ponto, já símbolos não contém, por já serem algo definido para se usar, não é mais uma abreviação de uma palavra.

44. Pedro Correia publicado em 05 de março de 2014 às 16:44

Muito bom Sílvia, é como eu pensava.

Parpite você também