15 de março de 2010

Denise Faria

Onde estão e como conseguir novos clientes?

Em geral o que motiva um profissional de criação a montar seu próprio negócio é a garantia de contar com alguns clientes conquistados com trabalhos como free lancer. Uma vez tomada a decisão, é preciso atender bem e manter o nível de satisfação dos atuais clientes e, ao mesmo tempo, buscar novas oportunidades de ampliar seu mercado, afinal, não é prudente ser agência de um cliente só.

Então aqui vão algumas sugestões para encontrar novos clientes, baseadas na minha experiência:

  1. Parece mentira, mas nem todos os criativos andam com seus cartões de visita na carteira e perdem excelentes oportunidades de marcar presença em eventos, reuniões, encontros de negócios e até em simples saídas com os amigos (manter contato com amigos do colégio pode render ótimas indicações de clientes). Por isso, capriche no cartão e distribua-o sempre que tiver chance.
  2. Seus atuais clientes são ótimas fontes de novos clientes, principalmente porque indicam sua empresa em razão da satisfação com seu atendimento, aumentando sua rede de relacionamentos. Converse com eles a respeito.
  3. Seus parceiros e fornecedores também podem lhe indicar clientes, reforçando uma corrente entre empresas que zelam pela qualidade.
  4. Visite feiras de negócios de todas as áreas, distribua cartões e folders (sim, vale a pena investir nesse tipo de material para ações pontuais), converse com os profissionais que atendem nos estandes. Você pode ter a oportunidade de falar com o pessoal de produtos ou marketing, quem sabe o próprio CEO.
  5. Nessas feiras e encontros de negócios em geral é possível obter catálogos das empresas expositoras com endereços e e-mails que podem ser usados para ações de divulgação da sua empresa.
  6. Faça parte de uma associação que promova atividades que ajudem a divulgar o trabalho dos profissionais de design gráfico ou propaganda (como a ADG ou APP). Algumas são bastante ativas e costumam montar exposições, catálogos, ou mantêm sites com nomes e endereços das agências. As entidades voltadas ao empreendedorismo também costumam promover eventos interessantes que podem gerar contatos (como o ENDEAVOR).
  7. Mantenha seu site ou blog atualizado, apresente ao seu público-alvo um conteúdo relevante, um portfólio abrangente e vendedor (existem muitos serviços gratuitos e ferramentas eficientes para isso na Internet). Certifique-se de que ele contém palavras que o coloquem em evidência nos mecanismos de busca na Internet.
  8. Ações de e-mail marketing, quando criativas e inteligentes, costumam resultar em visitas ao seu site ou consultas por e-mail. Pode ser a chance para marcar uma reunião.
  9. Pense em investir em uma página em catálogos de profissionais (como o Talento ou  iMAGiNABiLiS), ou guias de empresas, que em geral chegam às mãos do pessoal de marketing. Alguns não cobram!
  10. Participe como palestrante de cursos, workshops e eventos da área. Deixe-se conhecer e crie uma imagem de credibilidade.

Agora, tão importante quanto conquistar clientes é mantê-los. Cultive essa relação e lute pelo seu sucesso!

13 "parpite"

1. Ivanzito publicado em 15 de março de 2010 às 9:41

Oi, não custa nada dizer que eu sou fã do Tudibão e da Silvia!
O blog está sensacional!
Muito legal as dicas Denise!
Principalmente pra quem está iniciando sua carreira no Atendimento!
Gostei muito!

2. tudibao publicado em 15 de março de 2010 às 13:11

Ivanzito, vc é sempre muito gentil, obrigada!

3. Adriano Trenahi publicado em 15 de março de 2010 às 14:06

Denise, parabéns pelo Post.
Sua lista trás boas oportunidades, principalmente em relação a contatos, esta é a forma que eu consigo grande parte de meus clientes.
Abraços

4. Denise Faria publicado em 15 de março de 2010 às 18:48

Obrigada! Realmente a Silvia é tão animada que contagia, faz a gente caprichar! Um grande abraço.

5. Denise Faria publicado em 15 de março de 2010 às 18:50

Talento e perseverança: combinação muito boa para quem quer ter o próprio negócio, não é? Tomara que este post tenha ajudado a "suavizar" a angústia de quem está começando essa jornada.

6. tudibao publicado em 15 de março de 2010 às 18:57

Não vale! Ele elogiou o seu conteúdo – rs
Fala com ele!!! – hehehe

7. Vanusa Melkin publicado em 25 de março de 2010 às 23:01

Denise sou Desing em moda, eu desenho desde criança e começei a desenhar roupas de moda agora a uns três meses e onde eu moro não tem recursos pro desing, meus amigos me impulcionaram pra investir pois meus desenhos são bons mas não tenho condições de fazer uma faculdade e estou precisando de uma oportunidade pra poder expandir meus desenhos pois são todos de exclusividade minha e nunca vistos na tv e nem revistas.Gostaria muito de saber como mostrar meu trabalho e poder fazer uma faculdade pra poder se especializar mais. Obrigada e agradeceria se me responder bjos…

8. Denise Faria publicado em 26 de março de 2010 às 19:27

Vanusa, além das faculdades de moda existem cursos maravilhosos oferecidos pelo Senac em vários pontos do país. Vc já deu uma olhada? (http://www.senac.br) Vc poderia montar um portfólio virtual com a ajuda de ferramentas gratuitas disponíveis na internet. Escolha alguns desenhos que mostrem bem seu estilo (não entregue todo o "ouro") e envie por e-mail mesmo ou por meio de comuidades virtuais para as grifes que mais aprecia e também para revistas de moda e "teen", tipo a Capricho. Esse pessoal é doido por novidades, e vc pode cair nas graças de alguém que pode te dar uma chance. São Paulo e BH são centros importantes nessa área, mas existem outros pólos, como Fortaleza, Blumenau… Aventure-se! Abraço, Denise

9. Diogo Lugarinho publicado em 25 de novembro de 2010 às 14:23

Boa tarde Denise,
Eu sou designer a mais de 10 anos, atuando nos mais variados suportes e como todos os designers que conheço batalho diariamente para que cada novo cliente tenha maior informação em relação a essa profissão maravilhosa!
Acabei a pouco de encontrar o seu post no tudibão de março deste ano, onde você aborda a questão dos novos clientes. E gostaria muito de parabenizar você por este post e pelo serviço que você presta através de seu site.
Não sei como foi a sua experiência na profissão, mas no começo eu encontrei muito pouca disposição de pessoas que como você compartilha o conhecimento, o que acho extremamente importante para quem esta iniciando encontrar informação tanto sobre o aspecto técnico quanto o didático.
Por isso gostaria através deste de expressar minha simpatia a esta atitude tão simples e ao mesmo tempo tão nobre de dividir o conhecimento com um público na maioria das vezes anônimo.
obrigado pelo seu tempo!

10. Adailton cerqueira publicado em 03 de junho de 2012 às 23:47

Hoje pode ser o inicio do meu sucesso,pois encontrei tudebao e gostei, interessante.

11. Silvia Zampar publicado em 04 de junho de 2012 às 9:24

Opa, ficamos torcendo para que sim!

12. Isaias C. publicado em 09 de dezembro de 2012 às 0:37

Primeiramente Denise Parabéns pelo artigo…
Ok
Eu e minha esposa trabalhamos com comércio e investimos em um site de publicidade chamado PrecisoAgora.com Os resultados foram fantásticos e como estive lendo no artigo, um dos pontos chaves é o marketing o site ele trabalha com anúncios segmentados, então sempre quem acessava nosso ramo ''segmento'' era um possível cliente em 1mês de campanha conseguimos 714 acesses em nosso anuncio, realizamos um anuncio em destaque no site como forma de conquistar um marketing forte para nossa marca, e nesse 1mês o meu anuncio se alto pagou… E foi o meu ponto chave hoje estou com o site a + de 1ano estamos com publicidade segmentado em nosso setor, é algo que recomendo a todos que realmente precisam de clientes.

Denise novamente Parabéns !

13. Silvia Zampar publicado em 09 de dezembro de 2012 às 10:07

Parabéns pelo projeto e obrigado por compartilhar conosco.

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