Use a CRASE sem medo!
Continuando minhas postagens para tirar as dúvidas mais comuns dessa nossa língua portuguesa, hoje vou falar do uso da CRASE.
A CRASE é um caso interessante, onde as pessoas têm tanta dúvida de quando usar ou não, que vemos que estão deixando de usá-la. Mas, acredite, não é tão difícil de se saber, ou se testar, se existe ou não a crase.
Mas, o que é e quando se usa a CRASE ?
Trata-se da junção de dois “A”= uma preposição A com o artigo A

Quando temos um caso onde existem esses dois A’s, utilizamos a crase, grafando dessa forma:
Então para saber se existe a crase, substituímos NA MESMA FRASE a palavra posterior por uma MASCULINA, se virar AO é porque existe a crase, já que no feminino tem um AA. Pensem na lógica, se o À é porque tem um “A” que é o artigo feminino (a casa, a escola, a mesa), quando eu substituo por uma masculina entraria um artigo masculino (o prédio, o estádio, o fogão), virando AO.

Quase sempre funciona sempre assim, se testamos com uma palavra feminina e fica AO, eu uso a crase, se não é porque não tem.
Outros exemplos:
- Exemplo: “Assisti À peça de teatro“
- Testando: “Assisti AO filme“
- Exemplo: “Fui À cidade grande“
- Testando: “Fui AO bairro grande“

Testando: "... por amor AO ofício." = correto uso da crase
NÃO SE USA CRASE ANTES DE (os casos mais comuns/usuais):
- Números em geral (O número = masculino = não existe o artigo A) (*1)
- Dia, Mês ou Ano. Idem acima (*1)
- Dias da Semana (*2)
- Verbos. Portanto não tem crase na frase “Descontos a partir de…“
- Substantivos repetidos, como cara a cara, frente a frente.
- Formas de tratamento: Escreverei a Vossa Excelência. / Recomendamos a Vossa Senhoria… / Pediram a Vossa Majestade.
- Uma: Foi a uma festa. Exceção: No caso em que uma designa hora (Sairá à uma hora) (*3)
- Li da página 1 À 10 = Li dá página 1 À página 10 = o segundo “página” está oculto
- Caminhou da rua Augusta À 7 de Setembro = há um “rua” oculto
- Trabalho desta segunda À quinta-feira próxima.

Dias = masculino = nunca utiliza-se a crase

Partir é verbo = não existe crase nunca
Regrinha para tirar dúvidas: utilize a frase abaixo para definir quando ficar confuso:
- DA com À = crase há. Se vai DE = crase pra quê?
- Traduzindo: se antes vier um DA = existe a crase, se vier um DE = não existe crase.
- O evento será DE 3ª A sábado
- Descansarei DE hoje A domingo
- Farei o relatório DestA 2ª À 4ª feira que vem
- Podem se inscrever alunos DE 6ª A 8ª série
- As alunas DA 4ª À 8ª série farão o teste
- Mande as fichas DE 100 A 200
- O tempo enlouqueceu DE norte A sul do mundo
Bom, vou parar essa postagem aqui, pra não confundir mais nada, apesar de ainda haver outros casos onde se aplica ou não a crase, mas se você aprender o que está ai em cima, eu afirmo que acertará quase tudo que for escrever, usando ou não a crase.
Aqui tem uma postagem complementar, para quem quiser aprender um pouquinho mais e aqui outra, pra matar de vez as dúvidas.
Se você gostou, consulte também a postagem sobre o uso do MAS ou MAIS e deixe um comentário ai embaixo com sugestões do que devo abordar nas próximas semanas.

31 "parpite"
1.
Ana Hunger publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 13:21
A Língua Portuguesa é um dos idiomas mais complexos do mundo. Por isso, e para muitos "infelizmente", as regras sobre a crase são infindáveis. Recomendo Manual de Redação e Estilo do Estadão, página 315. Ed. Moderna. Beijos e parabéns pelo post esclarecedor.
2.
tudibao publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 13:34
Ai que amore, obrigadinha!
3.
tudibao publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 13:35
Opa, olha ai nossa ex-colunista dando sinal de vida… – rs
É sempre bom ter seus comentários por aqui!
Valeu e obrigada pela dica adicional.
4.
Gian Garcia publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 15:58
Agora já posso dizer que vou à feira com crase! Ótimo post. Sugiro um que indique quando usar e quando não usar 'estrangeirismo' em textos – Nunca sei se escrevo shampoo ou xampu! rs
5.
tudibao publicado em 23 de fevereiro de 2010 às 16:50
Ai que fófis, é isso mesmo, se vc for à feira, vá com crase – hahahaha
Anotada sua sugestão!
6.
Ana Hunger publicado em 24 de fevereiro de 2010 às 13:24
Oi Gian! Algumas palavras de fora já foram "aportuguesadas" e xampu é uma delas. Olha só: xam.pu – sm (ingl shampoo) Preparado saponáceo empregado na limpeza dos cabelos. Beijos!
7.
tudibao publicado em 24 de fevereiro de 2010 às 13:47
Obrigada pela gentil contribuição, Ana.
Mas está programada uma postagem só sobre a dúvida que o Gian levantou.
8.
Hagall Muniz publicado em 27 de fevereiro de 2010 às 5:18
Gostei da dica, mas eu tenho uma frase, que se você decora-la NUNCA mais vai ter problemas com crase (quando quiser se referiri a algum lugar) afrase é:
QUEM VAI A E VOLTA DA, CRASE HÁ. QUEM VAI A E VOLTA DE, CRASE PRAQUE?
exemplo;
vou pra Roma volto DE Roma, logo vou A Roma.
vou pra Namibia volta DA Namíbia, logo vou À Namíbia
vou pra Portugal volto DE Portugal, logo vou A Portugal.
vou pra Amazônia volta DA Amazônia, logo vou À Amazônia
espero que seja útil.
HM
9.
tudibao publicado em 27 de fevereiro de 2010 às 11:26
Hagall, sua dica é ótima e eu também a uso e dei essa mesma dica na continuação dessa postagem, onde falo dos outros casos onde se usa crase (http://tudibao.com.br/blog/2010/02/mais-sobre-a-crase…. Veja lá que cito que esse teste serve para quando estamos diante de um A antes de cidade / país. É realmente infalível, mas só serve para estes casos. Já para os casos mais usuais, eu diria que mais de 90% dos casos, o que vale mesmo é o teste que passei nesse post, o de substituir a palavra seguinte por uma masculina.
Obrigada por ter comentado e por visitar o TuDiBão.
10.
lucas publicado em 07 de março de 2010 às 23:36
eu odeio crase acho muito difícil procuro de qualquer forma possivel de como nao usa-la.
li aqui mais msm assim continuo sem intender.
t
11.
tudibao publicado em 08 de março de 2010 às 1:19
Lucas, concordo com você: crase tem tantos "poréns" que realmente deixa nas pessoas essa vontade de "não usar".
Entretanto tente decorar só a regrinha que passo aqui, nessa postagem (nem olhe a continuação que postei), pois essa parte realmente torna o entendimento de quando usar ou não, muito fácil e, o melhor, você acertará em quase todas as vezes.
Não sei qual sua profissão, ou para o que você está se preparando, mas é muito feio ver um texto de um profissional que não use a crase (ou mesmo com outros errinho "bobinhos" de português). Acredite, a estética de um texto nos apresenta a qualidade de um bom ou mau profissional.
Obrigada por comentar!
12.
Heliziana publicado em 12 de agosto de 2010 às 14:10
Venda a cartão de crédito tem crase? se não porque?
13.
Silvia Zampar publicado em 13 de agosto de 2010 às 21:25
Então, essa é daquelas respostas "complicadas" – rs
Ao rigor da regra NÃO TERIA CRASE, já que "cartão" é palavra masculina (assim como dinheiro) e não se usa crase antes de palavras masculinas, pois não existiria o "a" artigo, portanto não forma os dois "a"s, que gera a crase.
Entretanto alguns colocam a crase dizendo que esse é um caso que entra na regra que se aplica a crase para se indicar "forma", "modo", como "Ele vestiu-se à Luis XV", "jantar à francesa".
Eu, particularmente, não usaria.
14.
marinalva publicado em 25 de agosto de 2010 às 17:14
gostaria que colocase exersícios com resposta cert o errado
seria otímo grata
15.
Silvia Zampar publicado em 25 de agosto de 2010 às 18:22
Fica meio impossível de eu fazer isso, já que como não sou professora de português eu não tenho material assim pronto, sendo que eu teria que elaborar, o que não faria sentido, já que trabalho em propaganda.
16.
Silvia Zampar publicado em 08 de setembro de 2010 às 14:20
É assim: Só tem crase quando existe dois "A"s, juntos, não dá pra ver se tem os dois A's, a gente então escreve "à" (isso quer dizer que é "aa"). O segundo "a", desse parzinho, é o "a" de artigo, ou seja, o "a" que acompanha palavra feminina: a mesa, a casa, a escola, a igreja.
Então, se eu inverter a palavra que vem na sequência por uma palavra masculina, que pediria um "o" antes (o artigo masculino), então aparece o "ao", ou seja, fica comprovado que no feminino tem o "aa", ou melhor "à" (o "a" com a crase).
17.
samara publicado em 08 de setembro de 2010 às 14:48
Eu ainda não conseguir entender Tipo quando tiver crase ,vai dar para substituir o à por ao mas ai vai ter mudar a palavra seguinte ,exemplo:Fui à escola entao passara Fui ao colégio.
18.
luana publicado em 29 de setembro de 2010 às 13:11
fui a casa de meu pai a procura de um livro que ha muito tempo não havia
Essa frase tem crase e porque?
19.
Silvia Zampar publicado em 30 de setembro de 2010 às 11:15
Fui à casa = sim, tem crase, pois existe a junção de dois "a"s, o "a" preposição (quem vai, vai "a" algum lugar) e o "a" artigo feminino ("a" casa). Para testar, basta trocar a palavra por uma masculina, para ver se entraria o artigo masculino = fui "ao" cinema (tem o artigo "o", masculino).
…à procura = tem crase, basta fazer a troca para testar: …fui "ao" encontro…
Mas seria dispensável essa segunda crase, se sua frase fosse "Fui à casa de meu pai procurar um livro…"
E o "há" sempre tem acento agudo.
20.
ALEXANDRE SANTANA publicado em 05 de outubro de 2010 às 12:14
parabéns estou muito satisfeito, espero que tenha mais informativos sobre à lingua portuguesa
21.
Silvia Zampar publicado em 05 de outubro de 2010 às 14:06
Opa, tem sim, várias.
No menu "Postagens por Assunto", clique em "Dicas de Português"
Valeu!
22.
josi publicado em 06 de outubro de 2010 às 14:19
A frase " A produção não atendeu à legislação, à qual deverá ser revista" está correta?
23.
Silvia Zampar publicado em 06 de outubro de 2010 às 15:11
A primeira crase está corretamente utilizada, a segunda não existe, pois nesse caso só tem um "A" ai, antes do "qual", é um "A" = artigo feminino.
24.
Fábio publicado em 22 de outubro de 2010 às 22:32
A frase "Opresidente falou claramente de que a decisão é inteligente e mais simples do que a lei vigente" está incorreta? Pq?
25.
Estela Carvalho publicado em 22 de outubro de 2010 às 22:35
Sei que a frase "A adequação dos produtos às normas legais implica risco diminuído de acidentes aos consumidores." está correta. Mas como posso justificar isso?
26.
Silvia Zampar publicado em 23 de outubro de 2010 às 20:48
Não entendi exatamente a pergunta, onde estaria sua dúvida e o que esta tem a ver com o assunto crase, mas de toda a forma, a frase tem um erro:
- Quem fala pode falar "de" alguma coisa – mas nesse caso não teria o "que", que indica o que ele falou e não "de que"
O correto é "O presidente falou claramente que a decisão…" (e não tem crase em nenhum lugar).
27.
Silvia Zampar publicado em 23 de outubro de 2010 às 20:53
Tem dois "A" ai, simples assim.
- Produtos se adequam "A" algo – preposição;
- Nesse caso, ela é "as" normas, ou seja, exige-se o artigo "A"
Juntos temos os dois "A", que são representados com a crase.
Veja a troca (teste) com o masculino: "produtos adequam AO consumidor" = se ficou o AO, significa que no masculino tem o artigo feminino, portanto com palavra feminina depois, tem o artigo feminino e os dois As.
28.
valci f silva publicado em 29 de novembro de 2010 às 14:52
Já comuniquei o ocorrido à equipe de estágio. Esta correto. Lembro que usei a crase após a sua dica. Substitui por uma palavra masculina virando AO.
29.
Silvia Zampar publicado em 29 de novembro de 2010 às 15:25
Não entendi… Você é da empresa que mostrei o exemplo com crase antes do "partir" (o segundo exemplo)?
Se for, NÃO TEM CRASE, de maneira alguma, já que verbo não é palavra feminina, portanto não pede o artigo "A" e não ficaria nunca "AA", o que gera a crase.
30.
lua publicado em 13 de abril de 2011 às 20:53
oi ana desconcordo com vc pq a lingua portuguesa tem suas dificuldade mas a crase e uma delicia de se aprender
31.
Silvia Zampar publicado em 14 de abril de 2011 às 9:26
Eu também gosto muito, não só de crase como acentuação no geral. Quando se entende a lógica parece tudo tão fácil – rs
Mas também entendo a dificuldade das pessoas, em decorar tantas regras que nossa língua tem – hehehe