sexta-feira , 27/05/2016
Breaking News
Home / Geral / A mesma foto para “O Boticário” e “Casa das Alianças”

A mesma foto para “O Boticário” e “Casa das Alianças”

A grande “mancada” que todos estão comentando hoje no twitter é que o portal de O Boticário da Casa das Alianças que estampam uma foto “tão parecida” (sintam a ironia na frase – rs), como vocês podem conferir abaixo (a Casa das Alianças já tirou o deles do ar):

boticarioaliancasE ai, o que aconteceu pros dois estarem utilizando a mesma foto? Claro que, de todo o jeito teve “mancada” das grandes ai nessa história e podemos imaginar uma das possibilidades abaixo:

1. Adquiriram a foto de um banco de imagem que não preservou corretamente a reserva de exclusividade de uso em um local, mídia e período (falha do banco de imagem); ou

2. “Pegaram” a foto de algum banco de imagens que vende baratinho, portanto dane-se o uso e reserva (falha das empresas, que têm dinheiro pra mais que isso).

De toda a forma: graaande mancada on-line que o TuDiBão deixa registrada aqui pra posteridade (ai, eu me divirto com esse mundo globalizado onde todos ficamos sabendo de tudo rapidinho – rs).

Incluído posteriormente: vale a pena ler os comentários 23 e 25 (abaixo), pois reproduzo os e-mails que recebi diretamente de O Boticário, pronunciando-se sobre o anúncio e esclarecendo algumas dúvidas.

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

motorista

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

an_record_breakingbad

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

37 comments

  1. No site do Boticário tem um vídeo da campanha, que utiliza o mesmo tema. Parece ter sido vacilo da Casa das Alianças, de ter mesmo roubado a imagem, héin? Olhem no site do Boticário e cliquem no vídeo da campanha pra ver isso. As sacolinhas são as mesmas da imagem. Logo…

    • Então, como eu já disse na própria postagem, estou de olho para ver se a imprensa “apura” os fatos, pra sabermos mais, pois já haviam me mostrado o comercial. Apesar que no comercial eles não exploram a imagem da mesma modelo, o que me faz “desconfiar” que a foto não foi produzida para a campanha, mas já existia em algum banco de imagens. Quanto à sacolinha… A imagem na foto foi manipulada (nos dois sites), assim como o vestido…
      Realmente também acredito muito mais na idoneidade do Boticário, pela força (financeira e da própria marca). Mas temos que esperar o desdobramento antes de acusar só com provas circunstanciais (nossa, que coisa mais técnica – hahahaha)

  2. A Casa das Alianças ja tirou do site..rapdim rapidim rsss

  3. Por que antes de tudo vocês não consideram que a Casa das Alianças copiou descaradamente o anúncio da Boticário? Já pesquisaram o desdobramento da campanha da Boticário? Já viram as sacolas que a Boticário entrega com os produtos? E vocês obviamente não conhecem banco de imagens baratinhos pois essa foto está muitíssimo bem produzida. Quem perde é a empresa plagiada com comentários que, além de ser vítima de violação de direitos autorais, ainda é injustiçada por comentários infelizes como esse.

    • Porque, antes de tudo, a gente não quer acusar uma das partes – hahaha
      Pode ser uma “fria” danada…
      Já tem blogueiro (e gente que comenta) tomando processo por calúnia e danos à imagem por ai – rs
      E eu não acho que quem perca é a empresa que foi plagiada, já que essa terá seus direitos respeitados pela justiça.
      Ah, e ganha com a repercussão gerada por viralizar, ser divulgada (virando um puta PR Stunt), gerando buzz…
      Pode “parecer” ruim, mas não é – rs

  4. Silvia, você como profissional da área fez uma reflexão no mínimo simplista. Vá até uma loja da Boticário e repare nas sacolas. São iguais à dessa foto, certo? Agora, repare nos grafismos da embalagem. Me diga se ainda acredita que uma empresa do porte da Boticário baseia suas campanhas em imagens de banco de imagem “fajutos”? Por que não considerou que a Casa das Alianças roubou a imagem? Infelizmente é algo que acontece.

  5. Sei não, mas eu não acredito que o Boticário ia dar uma mancada dessas, resta esperar pra ver se as sacolas serão semelhantes às do anúncio, se forem, é mais fácil o “Design Gráfico” da Casa das alianças ter dado uma mancada. Posso estar enganado, e se estiver, poutz… mancada dupla mesmo.

  6. A questão ai não é só a imagem. As duas empresas começam a “frase de efeito” com “O Natal já chegou…”.
    Fica então a minha pergunta, será que foi sem querer?!?

    • Uia, bem observado…
      Então, na verdade o grande problema dessa frase é a falta de criatividade.
      Não sei porque as empresas que começam a veicular suas mídias de natal em novembro acham que têm que começar falando que “o natal JÁ chegou…”
      Na verdade eu sei: é porque estão exagerando com as divulgações, cada vez começando mais cedo, tentando pegar o dinheiro do consumidor antes que ele gaste tudo – rs

  7. É bem provável que essa imagem seja de um banco de imagens fajuto, a qualidade está péssima, sem querer ser chato, mas a manipulação tá bem fraquinha também :/ …

    Ao que parece a Casa das Alianças plagiou a imagem, pelo fato de serem as mesmas sacolas, bem estranho, difícil imaginar um plágio tão descarado n acham? o.O

  8. eita! escrevi um monte de coisa errada kkkk é a pressa

  9. O legal dessas coisas é que vcs brigam ns opniões rsrsrs pra valer hein rsrsrsrs

    É simples eles compraram a mesma imagem sem reservar os direitos, erro dos dois.

    • hahahaha
      O fato é que alguns querem ser juizes e já decretarem o “culpado”, sem direito a defesa.
      Outros querem ficar em cima do muro (como eu – rs)
      Já você quis ser um apaziguador, como sempre…
      É, comentários de postagens servem bem para conseguirmos “ver” a personalidade de cada autor, que transmite isso em suas “letrinhas”

  10. Silvia, você não quer levar processo, mas leva a crer que a Boticário, mesmo com sua estrutura e verba, comprou uma imagem sem exclusividade de uso na campanha mais importante do ano para o varejo. Não acha que isso é mostrar que a empresa foi incompetente? Disse também que as sacolas podem ter sido manipuladas na imagem, então porque as sacolas do site da casa das alianças são as mesmas? Então já que a imagem é de banco como é que ninguém nunca achou o link dela? E como pode uma imagem de banco ter esse tipo de tratamento de luz e sombra tão bem produzido(bom, isso é mais para os Diretores de Arte de plantão)? Existem outras peças (tanto gráficas quanto on-line) de campanha da Boticário com imagens de outros modelos na mesma circunstância (lampadas de natal na roupa). Eu não acho que é questão é acusar e sim apurar os fatos antes de tirar conclusões precipitadas. Talvez você ficasse em cima do muro se não colocasse tais argumentações como explicação para o ocorrido.

    • Ana, meu objetivo não é apenas “não levar processo”, mas levantar algumas possibilidades que envolveram o problema, não me propondo a ser juiz de ninguém. E permito que os que comentam levantem as possibilidades que desejam.
      Agora, ao você insinuar que não sereia uma foto de banco de imagem pela alta qualidade técnica que apresenta, você se mostra ignorante em relação ao que é oferecido pelo mercado.
      E “ninguém achou” é uma afirmação infantil (ninguém quem, você? que demonstra nem conhecer o potencial e variedade de banco de imagens?).
      Concordamos que tem-se sim que apurar os fatos e é o que estou tentando descobrir junto à imprensa e os mais de 50 sites e blogs que acompanho diariamente, e assim que eu souber informarei, pois esse é o objetivo desse blog: trazer informação da área de propaganda e design.
      E, acima de tudo, esse blog foi idealizado e é todo mantido por mim, portanto eu escrevo o que eu quiser. E lê quem quer. Se não lhe agrada minha abordagem você tem todo o direito de não acompanhar mais esse conteúdo e minhas observações, que sempre ocorrerão da forma que eu quiser.

  11. gente o problema todo esta na casa das alianças que montou uma house só para cuidar do novo site que era antes administrado por uma agencia de propaganda séria, só que o cara é mukika e contratou uma molecada para fazer a loja virtual da Casa das alianças, eles apresentaram para a diretoria e os gerentes como se fosse uma campanha exclusiva e criada por eles, quando a diretoria da casa das alianças viu, mandou tirar imediatamente, pois os picaretas que fizeram o plagio afirmavam que compraram a foto num banco de imagenes, oque até poderia ter sido, mas e a animação e a frase, foi comprada num banco de idéias!!!
    o que eu fiquei chateado e que existem 3 agencias que prestam serviço para a casa das alianças – e eles agora também estão sofrendo com isso pois quer queira ou não as pessoas assossiam a cagada a eles.

    • Muito bom ouvir alguém que sabe um pouco mais do assunto falar.
      Eurico, mancada mesmo desses “picaretas”, mas acho que quem faz um trabalho bom não tem que se preocupar, pois não vai “sujar” o nome das outras agências que trabalham para a Casa das Alianças, já que qualquer serviço deles que virmos a partir de agora dará a impressão que eles “trocaram” de fornecedor.
      Sucesso pra vc!

      • Recebi, um e-mail vindo do Boticário que reproduzo abaixo:

        Olá, Silvia!
        Como vai?

        O meu nome é André e trabalho no Centro de Relacionamento com o Cliente O Boticário.
        E como estamos atentos aos vários comentários sobre a nossa marca também pela internet, encontramos o post no seu site, onde você menciona o site da Casa das Alianças e resolvemos entrar em contato com você.

        O Boticário, Silvia, busca sempre inovar e encantar os consumidores com produtos e com as campanhas publicitárias. Para isso, trabalhamos em parceria com agências de publicidade, que nos auxiliam na criação de peças que casem com o sentimento que desejamos compartilhar com vocês.

        E como a ética e transparência também sustentam o nosso trabalho, já tomamos as ações jurídicas necessárias e a Casa das Alianças já retirou do ar o site que copiaram do nosso portal.

        Por isso, agradecemos a sua atenção e, ficamos à sua inteira disposição caso queira conversar conosco, através dos seguintes canais: Telefone: 0800-413011, de segunda a sexta, das 08h15min às 18h00min; e-mail: http://www.boticario.com.br/faleconosco

        Um abraço,
        André

        • Bem, pena que o próprio André não postou aqui no blog, mas estou reproduzindo textualmente o e-mail que ele me enviou.
          Quis responder o e-mail dele e tirar mais informações, mas era daqueles e-mails “no-reply”.
          O que ele nos esclarece (mesmo por palavras tortas) é que a Casa das Alianças utilizou indevidamente a imagem, mas uma pena que não deixa claro se a mesma foi “criada” pelas agências que atendem o Boticário ou alugada de um banco de imagens.
          Ok, talvez seja curiosidade demais e as empresas desejem guardar a 7 chaves seus fornecedores (até de imagens)…
          Mas não custava nada ser mais claro – rs.
          Agradeço ao André por ter se pronunciado em nome de O Boticário.
          E cadê o pessoal da Casa das Aliança? Fala ai!

          • Olha que legal, o André, do Boticário, viu que postei aqui algumas dúvidas que ficaram pendentes e me mandou um novo e-mail esclarecendo todas. Reproduzo o e-mail na íntegra abaixo:

            Olá, Sílvia!

            Aqui é novamente o André do Centro de Relacionamento com o Cliente O Boticário, tudo bem com você?

            Verificamos que postou a mensagem que lhe enviamos sobre o uso inadequado da nossa home por outra empresa e como percebemos que ficou com algumas dúvidas, optamos em voltar a conversar com você.

            O Boticário, Silvia, trabalha em parceria com algumas agências de publicidade e, especialmente para esta campanha o trabalho foi feito com a AlmapBBDO. Sendo que as imagem que aparecem em todas as peças, foram planejadas e produzidas exclusivamente para a nossa campanha de Natal, não sendo retirada de um banco de imagens.

            Assim, continuamos a sua disposição também por um desses canais: Telefone: 0800-413011, de segunda a sexta, das 08:15 às 18:00; e-mail: http://www.boticario.com.br/faleconosco.

            Um abraço,
            André

            Gente, adorei isso: o pessoal do Boticário vindo aqui ver o meu TuDinho… Mandando e-mail.
            Vou esse fds sem falta numa loja do boticário e saio de lá com a sacola cheia, pois eles merecem!!!

            Ah, e o pessoal da Casa das Alianças? Bem, to esperando um e-mail ou comentário de vocês aqui…

  12. quanto a qualidade da foto e iluminaçao modelo e afins, os bancos de imagens inclusive os free tem uma puta qualidade pois são fotos produzidas por profissionais e modelos profissionais e que vendem o conceito, não tem problema nenhum usar isso você ganha tempo e consegue viabilizar produções que se não fosse esse meio não daria certo, por exemplo tenho um cliente que é uma agencia de viagem e preciso de foto de pessoas no egito, china, madagascar etc… quanto custaria uma campanha dessa para produzir? será que um cliente pequeno tem como arcar com isso? ou se você precisa de uma foto de um cara pulando de paraquedas ou torcida de futebol ou mesmo um casa romantico em paris,
    e por ai vai… acho que usar banco de imagens faz parte sim da propaganda inclusive de agencias grandes pois eu tenho varias imagens que utilizo para clientes coorporativas que bancos como itau unibanco bradesco usam a mesma foto mas claro cada um faz a dua arte e seu coinceito
    oque se discute no caso é a cara de pau da cópia.
    a mesma frase, a mesma sacola o mesmo efeito, eu acho que se pelo menos tivesse alguma coisa diferente nesse sentido poderiamos supor o acaso. mas isso é só a minha opinião

  13. Se bem entendi, o pessoal que produziu a foto dO Boticário vendeu a mesma produção pra Casa das Alianças? Ficou pior ainda, não, Silvia?

    • Não, Jean, você entendeu mal…
      Segundo a informação que O Boticário passou, a foto e toda a campanha foi produzida pela Almap com exclusividade para O Boticário.
      Eles não falam, mas deixam claro que a Casa das Alianças utilizou a foto indevidamente, sem autorização alguma, tanto que tiveram que tirar imediatamente do ar, por causa de providências jurídicas tomadas por O Boticário.
      E o Eurico, no comentário 20, que conhece um pouco dos bastidores da manutenção do site da Casa das Alianças, conta que eles agora têm um house, que não é formada por profissionais, sendo que estes “chupinharam” a imagem simplesmente. Mentiram para os diretores que tinham pego de um banco de imagem, mas ficou provado que o “banco de imagens” que eles utilizaram, foi o Google que, provavelmente, mostrou pra eles essa belíssima foto de O Boticário.
      Mancada geral. Eu colocava todo mundo na rua – hahahaha

  14. Oi Silvia,
    Trabalho pra uma agência que produz várias peças pro Boticário. Essa peça plagiada mesmo foi feita aqui no departamento onde trabalho e, ao meu ver, foi descaradamente plagiada pela Casa das Alianças. Tenho absoluta certeza que essa foto foi produzida especificamente para essa campanha do Boticário, assim como afirmou o André, no comentário 25. Na peça da Casa das Alianças, foi plagiado não apenas a foto, a animação também. Eles decompilaram o arquivo da animação (swf), possivelmente com um programa chamado Swf Decompiler, fizeram algumas modificações e colocaram no ar. No ar dava pra identificar até o logo da casa das alianças colado encima do boticário, na imagem da sacola. Bom, é isso.

    Bjs

    • Pois é, Monalisa…
      Coisa feia fez esse pessoal da Casa das Alianças, não é mesmo?
      Não importa se resolveu ter house ou se quem cuida do teu site/campanha é teu filho… A primeira coisa que se tem que verificar é se a pessoa (não vou nem chamar de profissional) tem bom senso e ética. Pronto, não seria preciso mais nada.
      Afinal de contas, seria melhor um site “feinho” do que ser o centro de toda essa polêmica no mercado.

  15. Saquei, os “marketeiros” da Casa das Alianças chuparam a foto do site dO Boticário e deram uma “photoshopada” nela. Só esqueceram que o mundo vê a internet.
    Agora resta saber se os produtos que eles vendem são autênticos ou se são copiados/pirateados/falsificados como o site. Ainda bem que nunca comprei nada lá. E agora não vou mesmo!

  16. Essa mancada de fotos acontece direto nas revistas de informática, eu já usei uma foto pra ilustrar uma postagem em um site de uma empresa onde eu trabalhava e até hoje volta e meia quase 3 anos depois ainda vejo a imagem por aí que pode ser pega para utilização no site do sxc.hu.

    • Então, mas aqui o caso é muito mais complexo, pois a foto realmente foi feita para O Boticário, não se tratava de uma foto pronta, disponível num banco de imagem (gratuito ou pago). Muito feio isso…
      Mas eu sempre digo pra alunos tomarem muito cuidado ao pegar fotos na Internet. Tá "por ai", pode estar "em qlqr lugar" e isso pode não ser bom para a empresa para a qual vc está realizando o serviço.

  17. Entao, pois é… isso é complicado, se a boticario realmente mandou fazer a foto para o site e a casa das alianças copiou e usou, ai pode dar um grandeeeeeee BO pra Casa das alianças né.. Mais se os dois pegaram no sxc.hu por exemplo ai é outra coisa, + mesmo assim no sxc, nao sei se voces sabem, mais pode se utilizar as fotos normalmente, só nao pode ser usado para bens lucrativos, tenho um conhecido que postou a foto dele andando de skate no sxc, e depois de um tempo viu no supermecado que tinha um achocolatado com a foto dele na prateleira. Se assustou na hora, depois foi atraz e processou a empresa, logico pra poder pegar uma grana tb, mais a empresa acabou se arrependendo de pegar uma foto em um site " gratuito " de fotos. Entao meu conselho é: tomem cuidado… se possivel tire suas propias fotos, ou se nao der, tente mudar a foto de uma maneira que nao pareça ser ela mesmo hhahahhaha… Abrcs

    • (363) Então, Dieto, no Caso dessa postagem, O Boticário nos informou que tomou providências legais sim (só não sabemos o que "deu" no final de tudo – rs). Agora um conselho pra todos: se não querem que ninguém use, não disponibilize nunca na Internet, ou coloquem uma marca d'água com contato de vocês, ou informação proibindo o uso.

  18. Brasil, o país do google images CTRL C + CTRL V

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *