25 de setembro de 2009

Silvia Zampar

H2OH e Aquarius serão retiradas do mercado

17_MVG_eco_aquaha2oh17Confesso que essa eu tomei um susto quando li ontem: o Ministério Público Federal (MPF) determinou a suspensão das vendas do H2OH e do Aquarius Fresh.

Meu susto é porque eu “amo” e só peço isso quando saio por ai… Será que ficarei sem a bebida que tanto gosto?

De acordo com a ação que transcorria no MPF as referidas bebidas não são água, como prometem, mas refrigerantes de baixa caloria.

Ué, mas é exatamente isso que está escrito no rótulo, não entendi… Pra mim sempre foi perfeito, não apenas por serem Zero Açúcar, como divulgam, mas também por terem menos gás (confesso que sempre me incomodou o excesso de gás em refrigerantes, que eu ficava mexendo com o canudinho para tirar um pouco.

A ação contra as bebidas chegou a conclusão que os fabricantes poderiam confundir ou prejudicar a escolha dos consumidores, que não têm conhecimento da composição dos produtos (eles querem dizer que o povo é preguiçoso pra ler ou é analfabeto mesmo?). O Ministério Público Federal relata ainda que tal situação demonstra desrespeito ao Código do Consumidor.

A ação alega ainda que sequer as empresas poderiam ter conseguido o registro dessas marcas junto ao INPI, já que a lei de propriedade industrial não permite que esteja incluso no nome a origem, procedência ou natureza do produto (no caso o H2O e Aqua).

O MPF quer que os produtos passem por uma reformulação para se adequar à legislação vigente (façam logo, eu imploro – rs).

Para o pessoal que está desenvolvendo as embalagens para o PIM, estas são mais algumas lições que a gente aprende: não usar no nome do produto nada que dê alusão à natureza do produto. E não adianta querer enganar… Pode-se até enganar o consumidor, com letrinhas miúdas na embalagem, mas não o MPF…

Via AdNews

6 "parpite"

1. shannon trindade publicado em 25 de setembro de 2009 às 19:43

Nossa também me assustei, a única bebida que gosto depois do suco e da água, porém a justificativa é valida, no entanto demoraram hein.

2. Silvia Zampar publicado em 26 de setembro de 2009 às 12:15

Como eu disse: por favor, façam logo essa readequação na embalagem, senão vou morrer – rs

3. Mauro - #PSVsite publicado em 02 de outubro de 2009 às 15:31

Eita. Q estranho. A garrafa da Aquarius Fresh mudou. Deve ser por isso.

BoA

4. Silvia Zampar publicado em 02 de outubro de 2009 às 18:33

Uia, eu ainda não vi a nova garrafa da Aquarius. Tem algum link pra eu ver?
Mas mudou só a garrafa? Pq a determinação judicial diz que eles têm que mudar o nome do produto já que o “Aqua” confunde o consumidor.

5. Felipe Agnello publicado em 21 de fevereiro de 2011 às 11:57

Que estranho. Eu já tinha lido a respeito quando as empresas foram obrigadas a não usarem mais o nome de "água gaseificada" ou aromatizada pois eram refrigerantes. Mas como você mesma disse, está escrito no rótulo. Acho que o consumidor vai ser mais lesado ao retirarem o produto do que de deixarem como está.

6. Silvia Zampar publicado em 22 de fevereiro de 2011 às 15:55

Não sei bem o que aconteceu, mas tudo terminou em pizza, ninguém tirou nem vai tirar nada.

Parpite você também