O que é MBA?
Encerrando a primeira série proposta “O que é” (já postei sobre “Marketing” e “Gestão“), vamos falar um pouco desse termo “MBA”, que ouvimos falar com tanta pompa.
Quando o aluno pensa num curso de pós-graduação sempre fica em dúvida entre fazer uma pós convencional ou um MBA, que segundo o conceito geral que se tem, seria uma especialização melhor vista ou remunerada no mercado. Mas na verdade não é bem assim…
Segundo Max Gehringer, nos EUA o aluno que se gradua em cursos ligadas à administração de negócios, esse degree é chamado de Business Administration, ou, abreviando, BA. No Brasil recebemos um “grau” (por isso temos a cerimônia da “Colação de Grau”). Já quem faz um curso suplementar nesta área (nos EUA) pode colocar mais uma letrinha antes do BA: o M, de Master. Portanto, o BA dá direito a um degree e o MBA a um pedigree.
Foi ai que sugiu o termo MBA (Master in Business Administration) ou, em Português, Especialista em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de especialização de executivos nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc.
Portanto, apesar do aparente status que as letrinhas MBA possam conferir à uma pós-gradução e ao currículo de quem faz, na verdade ela é uma pós-graduação como qualquer outra qualquer. Se você tem interesse e talento para Administrar (pessoas, negócios, empresas), você pode optar por fazer um MBA que o tornará um especialista nisso e realmente é muito bem visto e tem um bom mercado de trabalho.
Já se você quer se especializar em outras áreas… bem, então você não deverá optar por uma MBA, mas por uma pós-graduação, que não te traz as 3 letrinhas, mas te dá uma excelente especialização, melhora seu currículo e aumenta as chances de boas oportunidade.
Incluído depois: o intuito desse tópico foi apenas tentar explicar o que é um curso “MBA”, no geral, pois muita gente fica em dúvida e até acha que é algo superior a uma pós graduação convencional (o que não é). Não foi meu intuito avaliar os cursos de MBA, indicando qual é o mais adequado para essa ou outra pessoa. A escolha de uma pós graduação (como é a MBA) deve levar em conta três coisas: gosto pessoal do aluno (tem que gostar pra continuar se especializando), abrir oportunidade na carreira profissional (ajudar a subir de cargo ou abrir portas) e ser complementar ao que já é formado (e não algo que seja idêntico ou que não tenha nada a ver).
Também não tenho como dar minha opinião a respeito de cada curso de MBA existente, simplesmente porque não tenho nem como conhecer, já que são milhares de instituições no Brasil, sendo que cada uma pode oferecer várias opções.
E, caso não tenha ficado claro em meu texto, na verdade não existe diferença alguma entre MBA, Pós ou especialização = TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME. Só que só podem usar a denominação de MBA os cursos ligados à administração. Usar o nome “MBA” é uma “frescurinha” que inventaram para oferecer uma pós como se ela fosse mais importante que as outras, mas não é. É a mesma coisa.

115 "parpite"
1.
Anthony Oatridge publicado em 29 de novembro de 1999 às 22:00
I admire the valuable data you provide in your posts. I’ll bookmark your weblog and have my youngsters examine up here typically. I am fairly certain they’ll learn lots of new things here than anyone else!
2.
alexa oliveira publicado em 09 de março de 2010 às 20:37
ola,eu faço faculdade de logistica estou quase terminando e pretendo seguir na area de TI,entao voces poderiam dar uam ajuda e dizer quais os melhores caminhos para tais profissionais e que cursos ajudariam muita em tal profissao?
eu achei interessante a sua materia eu pensei em fazer MBA mas agora acabei de desistir e optar por uma pós
valew mesmo
3.
tudibao publicado em 10 de março de 2010 às 10:35
Então, Alexa, mas eu não sou da área de TI, nem o blog é destinado a essa área, então eu não conheço nada pra te indicar.
Nem pra falar bem, nem mal.
Lamento…
Sugiro encontrar um blog com foco em TI e fazer essa mesma pergunta pra eles.
Valeu!
4.
Gilmara publicado em 16 de março de 2010 às 20:45
Então…to concluindo a graduação em administração daqui a 2 meses, e pensando em enganchar logo uma MBA, o problema é que ainda não sei em qual area…o que me sugere?….sei que é meio complicado assim porque não conhece meu perfil, mas adoro essa area de finanças, rh, so que nunca trabalhei com nenhuma delas… como posso fazer uma escolha acertada?
5.
tudibao publicado em 17 de março de 2010 às 12:41
Gilmara, realmente fica complicadíssimo opinar, pois a escolha depende de uma série de fatores:
- Gosto pessoal e/ou aptidão;
- Perspectivas de oportunidades de trabalho (no emprego atual ou futuros);
- Desejo de mudanças; enfim…
Acho perfeito você já pensar em fazer um pós logo em seguida à graduação, pois aquela história de "vou descansar só um aninho", muitas vezes vira anos e anos, pois a vida toma rumos para nós que, às vezes, nos impossibilita de voltar a estudar tão rapidamente.
Então não deixe para depois o que pode fazer JÁ!
Se posso lhe dar um conselho (ou uma sugestão), digo apenas para buscar uma pós que agregue conhecimentos no seu currículo acadêmico, ou seja, nada de fazer algo tão igual ao curso de graduação que você já está se formando (senão você só estará desperdiçando dinheiro, se buscar uma pós igual, que não conta ponto no seu currículo).
Cursos que tenham ligação (finanças e RH, que você cita se encaixam aqui – nada de ir fazer pós em psicologia, p.exemplo, que não tem nada a ver para "agregar"), que te pareçam desafiadores, mas, ao mesmo tempo, que você tenha uma grande afeição pelas áreas, pois não existe nada mais gostoso que você progredir em sua carreira profissional fazendo o que de fato gosta.
E sucesso!
6.
diogo publicado em 22 de abril de 2010 às 12:16
Ola!!!bom faço faculdade de administração de empresas, gostaria de saber q´pos eu faço sendo q tenho muito interesse em logistica e letras, estou no ultimo ano e queria já estar preparado para não m arrepender depois
7.
tudibao publicado em 22 de abril de 2010 às 12:36
(559) A pós é uma escolha que depende de vários fatores:
- onde você já está trabalhando, e qual pós lhe dará mais chances de promoção;
- onde você vislumbra trabalhar, e tbm lhe ajudará;
- gosto pessoal;
- oportunidades que se abrem, mas "aquela" pós, específica, que abrirá a porta…
Enfim, não posso muito "fechar" opções para você, já que tudo isso conta. O que posso opinar é que, para quem está fazendo Administração, a pós na área de letras me parece algo meio "perdido", pois não parece um complemento, algo que some, me parece opção de quem realmente não sabe o rumo a tomar na vida. A menos, é claro, que você esteja em uma instituição de ensino, e isso irá ajudá-lo.
Geralmente, para quem faz Administração, pós nas seguintes áreas são indicadas, por trazerem informação complementar: marketing, logística, áreas econômicas. Existem muitas, mas muitas opções, pois todo ano novos cursos são lançados (e eu nem tenho ideia de quantos, ou seus nomes). Mas o importante é aliar o que possa lhe trazer mais oportunidades de trabalho, com o que possa lhe trazer prazer em executar.
8.
tudibao publicado em 07 de maio de 2010 às 16:53
Vamos por partes…
Como explico na postagem, MBA não é uma área, é uma denominação que equivale a "pós-graduação", só isso. As pós em áreas administrativas recebem esse nome, mas é uma pós como todas as outras.
Então do que vc me passou só tem duas opções: agronegócio ou marketing.
Eu não sei absolutamente nada a respeito de agronegócio, mas acredito que essa área só seria bom você optar se já tivesse algo em vista, ou seja, a pós ajudaria a abrir mais alguma porta. Agora sem experiência nenhuma não creio que uma pós vá ajudar tanto assim.
Evidente que o melhor seria você já estar atuando em alguma empresa, pois dessa forma saberia quais as opções poderiam lhe possibilitar um crescimento dentro de onde já está.
Sem ter nada em vista eu diria pra você que o marketing é uma boa opção, pois marketing é muito abrangente e envolve todo tipo de empresa e negócio (não ficando tão restrito como no caso do agronegócio que você citou).
Bem, é isso, mas "palpitar" assim de fora não é muita vantagem, tá? Só você quem pode analisar corretamente o que lhe poderá ajudar em sua carreira profissional. Sei que são muitas dúvidas, mas confie no seu instinto que lhe mostrará caminhos.
9.
junior publicado em 07 de maio de 2010 às 16:40
Boa Tarde,estou no 3° ano de Administração de Empresa com Ênfase em Comércio Exterior,já estou planejando meu TCC e minha pós,mas ainda tenho muita dificuldade e dúvidas em qual seguir,minhas dúvidas são em agronegocio,MBA ou marketing.Você poderia me orientar qual a melhor opção?pois gosto muito delas.Pois nunca trabalhei em nenhuma dessas areas e não tenho nem noção como posso decidir.
Obrigado e Grato pela atenção!
10.
Roberta publicado em 25 de maio de 2010 às 11:05
Olá!
Estou no penúltimo ano de Secretariado Executivo Bilingue e já estou pensando numa pós. A minha faculdade tem um curso voltado especialmente para essa área, “Assessoria Gerencial”, mas eu acho que são praticamente a mesma coisa, e acho que não acrescentaria nada de tão relevante. Gostei da matéria sobre MBA, porque eu não tinha idéia do que era. E gostaria de sugestões de cursos de pós e MBA.
Obrigada!
11.
tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 15:45
Roberta, infelizmente eu nem saberia te dizer as opções existentes, pois cada faculdade cria uma pós diferente, com um nome específico e, desde que o MEC aprove, ela entra em vigor.
Eu concordo que vc tem que fazer uma pós complementar, algo que aumente suas especializações, aumentando tbm suas chances profissionais.
Caso vc já esteja trabalhando, veja outras opções e áreas que possa ampliar seu conhecimento e lhe dar chances de uma promoção ou mudança de cargo.
Pesquise as pós ai na sua região e, se tiver opções, ai volte e me mande que eu opino.
12.
Rafael Felisbino publicado em 25 de maio de 2010 às 19:34
Olá Silvia. Sou redator publicitário, me formei no fim do ano e pretendo continuar meus estudos. Porém estou um pouco perdido, se faço Pós ou se faço MBA. Embora não esteja trabalhando em agência no momento, sempre gostei, porém gosto dessa área de negócios, empresa, pessoal etc, mas sempre trabalhando com novas idéias. Mas não sei o que fazer. Sou do Rj, mas não sei que instituição escolher e que área me especializar. Você pode me dar alguma dica?
Abraço
13.
ana paula publicado em 25 de maio de 2010 às 21:00
oi boa noite eu faço adm e ja estou pensando na minha pos,trabalho nessa area numa empresa que vende automoveis,porem meu interesse é fazer pos em agronegocios,pois me identifico mais,qual a sua opiniao sobre isso,me ajudaria mto..
14.
tudibao publicado em 26 de maio de 2010 às 21:40
Bom, segue as dicas de sempre… Vc não me diz no que se formou, mas sempre aconselho a todos:
- procure uma pós (o MBA é a mesma coisa, só que nas áreas administrativas), que não seja a mesma coisa que vc já se formou, ou seja, procure cursos complementares, que abram mais o leque de opções e possibilidades; e
- opte por alto que vc goste: só existe êxito quando fazemos com alegria, seja o que for;
Sempre acho que o marketing é uma boa opção para quem está em dúvida e gosta dessa parte de administrar, pois é muito amplo o campo de trabalho, sendo uma pós complementar e útil para várias áreas.
Infelizmente não conheço nada a respeito das universidades do RJ para lhe indicar ou dar minha opinião, procure com seus ex-professores, para ver a opinião deles.
Bjs e obrigada por passar por aqui!
15.
tudibao publicado em 26 de maio de 2010 às 21:44
Sempre acho que a pessoa deve optar por aquilo que gosta, pois essa é a forma de nos realizarmos e termos sucesso.
Entretanto vc me fala de uma área bem diferente da que vc atua atualmente, e deve levar em conta que começará do zero, ou seja, tem que seguir em frente se quiser seguir na área que diz gostar.
Se acha que não vai ter "paitrocínio" pra ficar sem um emprego estável, ou que não terá coragem pra isso, então faça algo que aumente suas possibilidades já dentro do que você já tem um pouco de experiência, é mais fácil uma recolocação (claro, desde que te dê prazer atuar nisso).
16.
thon ™ publicado em 07 de junho de 2010 às 14:28
ola gostaria de saber se MBA se refere apenas a profissionais da Administração ou a qualquer outra carreira.
17.
tudibao publicado em 07 de junho de 2010 às 17:35
MBA = Master Business Administration = Algo como Especialização em Administração de Negócios
Sim, o termo refere-se exclusivamente à cursos de pós graduação na área de Administração de Negócios, Marketing (que é, de certa forma, planejamento e administração).
18.
Ká publicado em 13 de junho de 2010 às 18:59
Não entendi muito bem.Dá para explicar de um jeito mais fácil?
Obrigada.
19.
tudibao publicado em 13 de junho de 2010 às 22:04
Bem, resumindo o que já coloquei acima, trata-se de uma pós graduação, só que só são chamadas de MBA's as que são em áreas administrativas, como MBA em Administração de Pessoal, MBA em Marketing, dentre outras.
20.
ana clara publicado em 16 de junho de 2010 às 14:25
estou no 3º ano do ensino médio, e pretendo fazer faculdade de recursos humanos, queria saber se um técnico em rh antes, seria bom ou se eu passo direto pra faculdade, e em que lugar fazer o técnico?
21.
tudibao publicado em 16 de junho de 2010 às 19:07
Creio que se vc tem condições financeiras para fazer um curso de maior duração em uma faculdade, não perca tempo fazendo cursos técnicos (nível de ensino médio, que você já está concluindo) ou tecnólogo (nível superior, mas de curta duração).
O mercado sempre vê com mais bons olhos o aluno que passou mais tempo se especializando numa faculdade, sendo que cursos de curta duração são uma excelente alternativa para quem não tem tempo ou dinheiro para ir para um curso de 4 anos.
22.
Cha publicado em 25 de junho de 2010 às 22:36
Olá,conclui no final do ano passado o curso de graduação em enfermagem,naturalmente estou pensando em uma pós,me interessei pela area de auditoria em saúde,a universidade em que me formei oferece um MBA em Gestão em Saúde, Acreditação e Auditoria,que tem como público alvo profissionais de diversas áreas,como sei pouco sobre o MBA,gostaria de uma opinião,o que seria mais interessante o MBA ou uma pós “convencional” em auditoria direcionada especificamente para o meu curso?
Obrigada!
23.
tudibao publicado em 26 de junho de 2010 às 11:41
Em primeiro lugar, não existe diferença alguma entre o que você chamou de "pós convencional" e MBA. É apenas um nome para a mesma coisa, ou seja, uma pós graduação Lato Sensu, uma especialização.
Acho que o que você apresentou é sim uma boa alternativa, focada em sua área de graduação, ampliando seus conhecimentos administrativos e, o que é melhor, aparentemente é o que você gosta (o que é mais importante).
Mas isso não quer dizer que outras opções não possam ser boas para você.
O importante é sempre escolher dentro do que você goste, na linha que já se formou e que irá lhe abrir mais portas.
24.
Francisco publicado em 30 de junho de 2010 às 17:34
oi sou estudante de engenharia de produçao….nao sei se vc tem conhecimento sobre essa area…mas gostaria de saber se seria melhor fazer um MBA ou uma pós msm….
me de uma dica do que seria mais interessante
25.
Murilo publicado em 30 de junho de 2010 às 19:57
Boa noite,
Voce pode dar uma dica de uma boa instiruição de MBA em gestão de pessoas no Rio de Janeiro ( capital)? Grato
26.
tudibao publicado em 01 de julho de 2010 às 11:09
Como estou em Jundiaí, que é do ladinho de SP, não conheço nada no RJ.
Além disso, as instituições sempre estão lançando nos cursos, e retirando os que estão sem procura ou que se tornaram obsoletos pelo mercado.
Só procurando mesmo…
27.
tudibao publicado em 01 de julho de 2010 às 11:11
Como já disse na postagem, MBA é uma pós. Trata-se apenas de um nome para as pós na área administrativa, mas em todas (pós ou MBA) vc recebe a titulação de especialista numa pós Lato Sensu, igualzinho.
A escolha de qual fazer dependerá apenas de:
- Você ver o que mais lhe atrai;
- Algo que seja complementar ao que você está se formando (não fuja da área), mas não igual (senão é perda de tempo fazer);
- Que seja algo que irá lhe abrir mais portas no mercado; e
- Se você já estiver trabalhando na área, que irá lhe dar mais chances de acensão onde você está.
28.
Lilian Batista publicado em 03 de julho de 2010 às 11:21
Olá, Silvia! Sou formada em pedagogia e trabalho na area . Posso fazer um Mba em gestão de pessoas???
29.
tudibao publicado em 03 de julho de 2010 às 15:50
Vamos primeiro esclarecer um ponto: PODER vc pode fazer o que quiser.
Agora existe o se você deve ou não fazer.
Se você acha que a MBA de Gestão em Pessoas pode lhe abrir portas (ou subir degraus onde já está) e se você gosta, vai em frente, isso que importa.
30.
Elaine Casciano publicado em 06 de julho de 2010 às 22:59
Olá, faço faculdade de administração e me formo daki a 6 meses, gostaria de fazer uma pós de gestão empresarial, já trabalho em uma empresa como gerente administrativa, atuo na aréa financeira e Rh e a cada dia sinto que preciso aprender mais pra gerenciar melhor a empresa, vc acha que estou fazendo uma boa escolha ?? você me indicaria outra pós???
Obrigada!
31.
tudibao publicado em 07 de julho de 2010 às 13:49
Se você acha que esse é o melhor caminho, ninguém poderá lhe dizer o contrário, pois o seu gosto pessoal vem em primeiro lugar.
Mas só fico aqui pensando se Gestão Empresarial não tem uma grade curricular muito próxima ao que você já teve na faculdade de Administração. Teria que examinar as matérias pra confirmar que você terá um acréscimo de informações, e não apenas mais um título.
32.
Marcos publicado em 16 de julho de 2010 às 1:51
Olá….sou bacharel e Direito, sindicalista e atualmente Vereador em minha cidade.
Gostaria de sua opinião sobre o curso ON LINE da FGV de mba em gestão publica.
obrigado.
33.
tudibao publicado em 16 de julho de 2010 às 11:39
Não tenho conhecimento de cursos específicos. Sei que a FGV é uma instituição muito bem vista no mercado, só isso.
34.
ANTONIO JOSE publicado em 02 de agosto de 2010 às 11:57
Olá, Sou formado em Ciências Contábeis, quer dizer que não posso fazer uma MBA, já que não sou formado em Administração!! Muitos dizem que, quem é contador pode ser Administrador e vice-versa não é recíproca!!…. favor me esclarecer essa dúvida, e se posso fazer ou não??
35.
ANTONIO JOSE publicado em 02 de agosto de 2010 às 12:00
Olá, Sou formado em Ciências Contábeis, me gostaria de saber se posso fazer uma MBA, pois
dizem que um Contador pode se Administrador, e vice-versa não é recíproca!! e ai, qual sua opinião sobre minha dúvida???
36.
tudibao publicado em 02 de agosto de 2010 às 15:03
Você pode fazer o que você quiser, não existe impedimento legal ou burocrático.
O que sempre falo pras pessoas é terem bom senso, ou seja, não adianta fazer Enfermagem, depois querer fazer uma pós (ou MBA) em Marketing: as áreas não são complementares, parece (para um empregador) coisa de quem está em dúvida e não sabe o que quer.
Se você acha que o MBA em Administração pode lhe abrir portas e se você gosta, vá em frente.
37.
Vinicius publicado em 17 de agosto de 2010 às 16:42
Tenho 23 anos, fiz um curso de Ciências da Computação , durante o curso, trabalhei em uma empresa (Concessionária e Distribuidora de Peças de Trator) no estoque, após um ano na Controladoria da mesma, após um ano no depto TI por mais dois anos, desses dois, um deles eu já estava formado, chegando a exercer função de líder por uns oito meses .
Saí da empresa onde estava para trabalhar numa empresa de vestuário. Aqui trabalho a 6 meses colhendo dados e criando procedimentos para as diversas operações da empresa, acabando interagindo com todas as áreas da empresa com a intensão de estruturá-la, em algumas, como informática sou o único, e devido a essa minha facilidade na área de exatas e também na área administrativa, além de um bom conhecimento em ambas, quero fazer pós de Business Intelligence, porém existe MBA em Inteligência Competitiva com Business Intelligence (na Veris IBTA), e Latu-Sensu Business Intelligence (na Faculdade Impacta).
Visto tudo isso, o que sugere tendo em vista que eu gosto do que faço, tenho facilidade no que faço, e adoraria conhecer BI mais a fundo, lembrando que a empresa onde trabalho seria meu próprio "Laboratório" e posteriormente um "case" de sucesso (uhuuuuu).
Estou em dúvida entre as duas.
38.
Silvia Zampar publicado em 18 de agosto de 2010 às 8:26
Vinicius, você mesmo dá a resposta. Eu acho que vc tem que fazer o que de fato gosta, principalmente por apresentar razões que indicam que isso lhe dará oportunidades de expansão, tanto onde está (no momento) como abrir portas futuras.
Não conheço o currículo ou qualidades de nenhuma das pós que você indicou, portanto não posso opinar.
Mas você já está muito amadurecido em suas opções e isso é muito bom, pois faz com que vc não perca tempo a toa.
Parabéns e obrigada por comentar aqui no blog.
39.
vanessa publicado em 23 de agosto de 2010 às 15:43
Olá, meu nome é Vanessa, estou formando em Públicidade e Propaganda, gosto muito de mkt, é onde desejo atuar, por este motivo pretendo fazer uma pós ou Mba nesta area. Depois da explicação, resolvi que será mais melhor uma Mba, que é voltada para area de negocios, certo?
Obrigada e sucesso
40.
Silvia Zampar publicado em 24 de agosto de 2010 às 7:27
Na verdade não existe diferença alguma entre MBA em Marketing ou Pós em Mkt. Como tento deixar claro em meu texto TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME.
Só que só se pode usar a denominação de MBA os cursos ligados à administração, como é o caso de Marketing, que é uma forma de administrar, planejar.
Usar o nome "MBA" é uma "frescurinha" que inventaram para oferecer uma pós como se ela fosse mais importante que as outras, mas não é. É a mesma coisa.
No seu caso, pelo que vc fala de seus gostos pessoais e objetivos, com certeza fazer uma especialização em Marketing será uma excelente escolha.
41.
Cris publicado em 24 de agosto de 2010 às 16:51
Olá! Acabei de me formar em adm e estou pesquisando crusos de pós. Trabalho em depto. pessoal e gostaría de um um curso q completasse minha formação e ao msm tempo me oferecesse nova oportunidades. Qual sería? Abç.
42.
Silvia Zampar publicado em 25 de agosto de 2010 às 8:29
Não faço a menor ideia. Não é esse o intuito dessa postagem, muito menos desse blog.
Meu intuito foi esclarecer o que é o termo "MBA", sendo o resto com você.
43.
weslley publicado em 01 de setembro de 2010 às 21:54
Olá sra. Silvia Zampar. Sou Graduado em gestão em Marketing(tecnologia) e vou estar fazendo uma especialização na área administrativa(gosto da área de gerenciar, coordenar, finanças em fim) o curso é MBA em Gestão Empresarial somará para esse meu objetivo? na verdade havia escolhido o MBA por dizerem que é um curso mais indicado para quem quer liderar, executivo e altos cargos, mas minha dúvida foi tirada depois de ler sua matéria. Será uma boa escolha para junção Com essas pós em Gestão Empresarial ao Marketing? grato!
weslley sampaio
44.
Silvia Zampar publicado em 02 de setembro de 2010 às 8:05
Gestão em Marketing já é uma administração. Tudo bem que um curso de tecnologia não é visto com os mesmos olhos de uma graduação em Marketing, então vc está pensando certo em já ir para uma pós.
MBA em Gestão Empresarial pode ter muitos pontos coincidentes com sua formação anterior, mas ajudará, com certeza.
Finanças talvez fosse algo mais complementar e não tivesse tantos pontos em comum com o marketing, mas qualquer um que você escolha, com certeza só irá somar pontos em seu currículo.
Sucesso!
45.
weslley publicado em 02 de setembro de 2010 às 12:19
obrigado minha querida parabéns pelo blog!.
46.
Silvia Zampar publicado em 03 de setembro de 2010 às 10:50
Opa, disponha!
47.
Adriana publicado em 15 de setembro de 2010 às 15:39
Oiee
Tudo bem?
Formei administração faz cinco anos,
e tenho uma financeira e corretora de automóveis ha dois anos,
sou cadastradas com vários bancos, faço transações por
intermediários dos bancos para financiamentos de veículos e
empréstimos consignados, e quero fazer mba para melhorar
meu desempenho nas negóciações e administração dos meus
negócios, o que você sugere qual mba fazer?
Obrigada
48.
Mariana publicado em 04 de outubro de 2010 às 21:03
Olá Silvia. Vou me formar no final deste ano em Turismo, porém há 2 anos, trabalho na parte administrativa de um Salão de Beleza, faço a parte financeira e o Marketing (publicidade). Estou em dúvida se invisto em um MBA ou Pós na área de Administração e Finanças ou Gestão de Marketing. Qual destas duas eu poderia fazer para aprimorar a minha área de trabalho?
Obrigada.
49.
Silvia Zampar publicado em 05 de outubro de 2010 às 10:18
Acho que um MBA em Marketing lhe acrescenta bastante tanto para seu atual emprego, como para futuras prospecções. Marketing tem tudo a ver com administração.
50.
Victor Javier publicado em 30 de outubro de 2010 às 12:42
Bom dia!
Estou me formando em financas no final desse ano, 2010, e atuo no mercado imobiliario. Sou corretor de imoveis. Pretendo seguir nesse mercado, imobiliario, e, obviamente, gostaria de fazer parte de uma grande empresa do ramo.
Tenho pesquisado a respeito de alguns cursos na area, e me apareceu um MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, pela FGV – Rio de Janeiro.
Minha pergunta e simples?
Vale a pena ou sera que uma pos seria mais indicada?
Obrigado e bom dia!
51.
Silvia Zampar publicado em 30 de outubro de 2010 às 18:36
Você leu o post? Pós e MBA são a mesma coisa, não posso lhe dizer qual é melhor, se isso é apenas uma denominação, não uma designação de um tipo de curso.
O que me parece é que para o que vc pretende seguir, essa pós (que tem o nome de MBA, por "frescurinha") me parece excelente.
A única coisa é que as pós assim tão focadas é difícil formar turma – eu tentei entrar em 2 cursos de pós que não formaram turma.
52.
rose publicado em 11 de novembro de 2010 às 13:03
fiz direito posso fazer mba? o que trará de bom?
53.
Silvia Zampar publicado em 12 de novembro de 2010 às 10:29
"Poder" fazer, sim, você pode. Minha pergunta é: o MBA são pós graduações mais voltadas à administração, você pretende atuar em algo nessa área, ou onde você está atualmente ajudará ter uma pós nessa área? Porque se formos pensar friamente, não tem muito a ver com o "Direito" em si, não sei se uma empresa valoriza um Advogado que saiba administrar, pois, aparentemente, ninguém dá nada pra um advogado administrar, já que se pode buscar profissionais mais direcionado a isso.
Estou enganada?
54.
Ricardo publicado em 16 de novembro de 2010 às 10:27
Olá. Sou estudante em MBA – Gestão Empresarial, pela FGV. O que elá diz é interessante e com verdades pinceladas. Trabalhei por 5 anos numa Pós-graduação de uma Universidade e posso afirmar o seguinte: TUDO AQUILO QUE FAZ APÓS A GRADUAÇÃO: É PÓS-GRADUAÇÃO. O que difere é ser Lato (Especializações, aperfeiçoamentos, extensões, aprimoramentos, etc.) ou Stricto Sensu (mestrado, doutorado e Pós-doutorado). Com relação ao MBA, refere-se, no Brasil, quando há inserção internacional. É uma Pós a nível Lato, assim como as demais do gênero.
55.
Silvia Zampar publicado em 16 de novembro de 2010 às 11:05
O intuito dessa postagem foi apenas esclarecer o que é uma MBA, que é uma pós graduação Lato Sensu, como outra qualquer, e não uma categoria "superior", como muita gente imagina (vejo isso com as perguntas de meus alunos e aqui mesmo no blog).
Não quis explicar a diferença entre pós Lato e Strito, coisas que explico aqui http://silviazampar-unip.blogspot.com/2010/06/glo…
Quanto a MBA haver "inserção internacional" é alguma bobeira que explicaram em sua pós, pois nenhuma pós lhe insere em nada, quem se insere é você, de acordo com seu esforço, as oportunidades que lhe surgirem e isso independe de qual pós você fez, todas são válidas e reconhecidas fora do Brasil.
Ah propósito, sou Mestre, ou seja, fiz uma pós Strito, o que tbm é reconhecido onde eu for.
56.
Ronald publicado em 30 de novembro de 2010 às 13:20
Olá, sou formado em Ciências Contábeis e pretendo fazer uma pós ( ou MBA) à distância. Gostaria de saber o que vc acha a respeito de uma pós à distância…? Será que é bem vista no mercado esse tipo de pós? Gostaria de fazer algo ligado à Finanças, estou no caminho certo ?
Um grande abraço
57.
Silvia Zampar publicado em 01 de dezembro de 2010 às 12:20
Com certeza os cursos são complementares, sem ser perda de tempo por ser a mesma coisa. Portanto, a meu ver, vc está pensando corretamente e vale a pena.
58.
Ronald publicado em 02 de dezembro de 2010 às 14:04
Valeu !!!!
Brigaduuuuu !!!!!!!
59.
Artemis Coutinho publicado em 07 de dezembro de 2010 às 22:41
Olá. Me formei no curso superior de tecnologia em logística e gostaria de saber se quem faz esse curso pode fazer um espcialização em MBA?
Aguardo!
60.
Silvia Zampar publicado em 08 de dezembro de 2010 às 12:28
A informação que tenho é que sim, que todos que fizeram curso tecnológico podem fazer pós graduação normalmente.
61.
Henrique publicado em 15 de dezembro de 2010 às 9:41
Bom dia Sra. Silvia.
Eu ja me formei em Gestão de Logistica e estou pensando em fazer uma MBA em COMEX. O que a Sra. pode me falar sobre essa decisão???
Obrigado
62.
Silvia Zampar publicado em 15 de dezembro de 2010 às 9:59
Não conheço sua área de atuação, se são cursos que lhe abrem portas, também não conheço a fundo a grade dos cursos que vc indica, mas com certeza são complementares, ou seja, não é a "mesma coisa", portanto irá gregar conteúdo e valor à sua formação. Acho válido.
O importante, é claro, é ser algo que você também goste…
63.
Monica publicado em 04 de janeiro de 2011 às 15:10
Olá!!!
Sou formada em gestão de recursos humanos e gostaria de fazer um mba em controladoria e finanças para abrir portas vc acha uma boa??
64.
Silvia Zampar publicado em 04 de janeiro de 2011 às 16:37
Não consigo ver muita ligação em Recursos Humanos, que mexe inteiramente com pessoal, humanas, e Controladoria e Finanças, que seria algo extremamente frio, totalmente voltado a números, exatas.
Não consigo ver uma empresa que precisa de um profissional com essas qualificações… Mas posso estar enganada!
65.
Alex publicado em 08 de janeiro de 2011 às 13:38
Que mulher recalcada essa que escreveu.. Eh OBVIO que MBA e LLM sao muito superiores a uma simples pos graduacao.
66.
Marcos publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 0:09
Olá, gostaria de saber se MBA só é feita fora do pais?
67.
Silvia Zampar publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 8:07
Não, todas as instituições nacionais adotaram esse nome para as pós-graduações de administração.
68.
MATHOSO publicado em 26 de fevereiro de 2011 às 20:11
SE MBA NÃO É AQUILO QUE TUDO MUNDO ESPERA PORQUE AS FACULDADES FAZEM PROPAGANDA ENGANOSA PARA OS ALUNOS QUE FAZEM MBA. SÓ PARA TIRAR O DINHEIRO DELES DOS POBRES É SACANAGEM DOS RICOS OS SEUS PAIS FINANCIAM NÃO A PROBLEMAS COM OS MESMO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FIQUE LIGADO.
ESTUDANTE MBA E POBRE TRABALHANDO SUANDO PARA PAGAR SEU CURSO.
69.
Silvia Zampar publicado em 27 de fevereiro de 2011 às 10:15
Eu não falei de propaganda enganosa em ponto algum dessa postagem. Os cursos são o que prometem: uma pós-graduação, uma especialização que dará maior embasamento ao estudante e crescerá seu currículo.
Caramba, só disse que MBA = pós graduação, não que seja pior que nada.
É apenas um outro nome pra mesma coisa, não quer dizer que seja pior.
Minha filha chama Carolina, eu chamá-la de Carol é apenas uma escolha, não muda nada.
70.
Carla Caroline publicado em 01 de março de 2011 às 9:03
Olá! Sou Arquiteta, formada a 5 anos, e no momento estou assumindo o posto de gerente de vendas de uma empresa de móveis planejados. Antes de assumir este cargo, já pensava em fazer uma pós em gestão empreendedora de negócios, indicado por um ex professor do curso. Me encaixo nesta "MBA" de Gestão Empresarial de Pessoas e Logística?
71.
Silvia Zampar publicado em 01 de março de 2011 às 12:33
Sim, imagino que como Gerente de Vendas você terá uma equipe sob sua chancela, o que necessita saber gerir os negócios e as pessoas. De Marketing também é sempre uma boa opção.
72.
Lidiane publicado em 29 de março de 2011 às 7:33
Muito Interessante a explicação acima. Parabéns !
73.
Silvia Zampar publicado em 29 de março de 2011 às 20:09
Opa, eu quem agradeço a visitinha por aqui…
74.
Emanuel publicado em 03 de abril de 2011 às 12:34
Sou engenheiro há mais de 20 anos e estou seriamente pensando em lecionar. Afinal, qual o tipo de formação é exigido como forma de complementação acadêmica para que um profissional de nível superior esteja legalmente apto para o ensino?
75.
Silvia Zampar publicado em 03 de abril de 2011 às 18:08
Emanuel, o MEC exige que os professores de nível superior tenham o mestrado. É permitido, entretanto, que 10% da grade de professores seja composta por profissionais da área que tenham, pelo menos, pós-graduação lato-sensu (especialização). Fora isso as faculdades têm demitido todos os profissionais que não tenham pelo menos a pós.
Mas lecionar não é compensador, nem financeiramente, nem em termos de retorno dos alunos. Damos aula porque gostamos, porque acreditamos que temos de fato algo a passar, mas sem esperar recompensa financeira equivalente, ou reconhecimento dos alunos.
76.
MARCELO MARTINS publicado em 23 de abril de 2011 às 13:42
Silvia, b. tarde! Sou advogado e atuo nas áreas cível e tributária. Desde o curso de graduação me interessei muito pelo comércio exterior e direito internacional e intento em fazer um MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV para conhecer mais a área para atuar administrativamente desde no negócio e porventura nas questões jurídicas do negócio, qdo necessário. Acha que terei dificuldades para cursar esse MBA já que se pressupõe que os profissionais que optam por esse curso já atuam na área? Ou vale a pena investir e ter conhecimeno diferenciado em COMEX sendo advogado? Agradeço e aguardo sua opinião, p. favor.
77.
Silvia Zampar publicado em 24 de abril de 2011 às 10:45
Marcelo, pra ser muito sincera, não conheço bem a área de Direito e todas as vertentes de trabalho que possa se abrir a partir dela.
Inicialmente me parece bem interessante, pois acredito que em Comex há sim campo para a atuação cruzada das funções, com chances de crescimento.
A FGV, por si já traz ótima visão para os alunos que ali cursaram uma pós.
Mas, note bem, é só uma opinião, já que minha área de atuação é bem distante dessa sua – rs
Vou pedir para dois colunistas do blog opinarem, o Aldo e o Rudinei, que têm mais conhecimento no assunto, ok?
78.
Aldo publicado em 28 de abril de 2011 às 18:25
Marcelo creio que vc irá gostar. Eu mesmo sou formado em dois MBAs: um em marketing e outro em finanças, além de meu mestrado em comunicação. Eu particularmente tenho alguma familiaridade com a área de marketing e comunicação e, por isso, acabei gostando dos MBAs e do mestrado. No seu caso é muito interessante, pois como o meu você acaba entendendo um pouco de áreas que via, mas não conhecia profundamente. É um conhecimento muito bom para vc dar assessoria em empresas etc. Vale a pena!
79.
Gláucia publicado em 19 de maio de 2011 às 11:51
" MBA, Pós ou especialização = TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME"
Me esclarece uma coisa:
MBA é uma pós LATO SENSO (especialização) e não STRICTO SENSO (mestrado/doutorado).
Embora em outros países seja reconhecida como mestrado, no Brasil NÃO é certo?
80.
Silvia Zampar publicado em 20 de maio de 2011 às 13:13
Isso mesmo, o que é chamado de MBA, agora tem tbm MBC (de Comunicação), são só nominhos bonitinhos para a chamada "Pós" Lato Senso. Mestrado e Doutorado são Stricto Senso.
Cada país tem sua própria nomenclatura, fica difícil dar uma denomição comum mundial.
81.
Ana Laura publicado em 13 de outubro de 2011 às 18:01
Ola Silvia meu nome e Ana Laura ,atualmente estou morando nos EUA mais pretendo voltar para o Brasil assim que terminar meu curso.Estou com uma super duvida em qual carreira seguir e se esse curso tera um destaque extra por ter sido feito aqui nos EUA?? Acho que uma boa opcao seria fazer business com um MBA em negócios Internacionais.O que vc acha ,qual seria a melhor opcao para ter boas chances no mercado Brasileiro??Gostaria de poder tirar algum proveito do Inglês ,Espanhol fluentes que falo.Muito obrigada
82.
Silvia Zampar publicado em 13 de outubro de 2011 às 21:55
Não conheço em detalhes os cursos que você cita, mas me parecem sim ótimas opções.
Claro que formações nos EUA são bem vistas quando incluídas num currículo, bem como a fluência em outros idiomas (principalmente para empresas que trabalhem com exportação/importação).
83.
Danubia Duarte publicado em 07 de novembro de 2011 às 13:51
Oi, estou cursando o utimo periodo em administração, com muita fé em Deus concluirei este ano. trabalho na parte de contratos em uma empresa em Canaã dos Carajás – PA. Por isso estou pedindo algumas orientações sobre em que área faço minha pós, ou é melhor MBA?
84.
Silvia Zampar publicado em 07 de novembro de 2011 às 17:27
Se leu o texto acima, sabe que MBA = Pós, ou seja, MBA é uma pós, como qualquer outra, só tem um nominho mais bonitinho.
Com certeza, a graduação que está fazendo é numa boa área para esse serviço, mas não tenho conhecimento para saber que Pós seria complementar para esse trabalho.
Me passou pela cabeça que a área de Contratos geralmente exige conhecimento jurídico. Se você conseguisse uma pós nessa área, talvez fosse interessante para a empresa e você.
85.
Paula Passos publicado em 18 de novembro de 2011 às 22:02
Sou graduada em PEDAGOGIA vai fazer um ano! E estou pensando muito serio em Fazer uma pós! 1ºSendo formada em Pedagogia posso fazer uma MBA em Direito Educacional? 2º Tendo feito MBA posso fazer uma Pós "Convencional" ou já posso partir pro Mestrado?
86.
Silvia Zampar publicado em 20 de novembro de 2011 às 11:37
Respondendo suas perguntas:
1 – Não sei se você pode fazer uma pós na área de direito, já que não tem o conhecimento básico em leis para seguir numa especialização. De toda a forma, consulte as regras da instituição que oferece esse curso. Agora, analisando o intuito de fazer esse curso, analise se lhe abrirá portas de fato.
2 – Você pode fazer quantas pós-graduações quiser (MBA é só mais uma, a titulação é a mesma, "especialista"). E você pode seguir para o mestrado até SEM ter pós graduação = basta ser aceita no processo seletivo do mestrado, que é muito rígida. Só tentando explicar um pouco mais: nas pós-graduações você tem que passar por um processo seletivo, mas este é só para avaliar se você tem de fato os requisitos e nível para fazer (existe vaga para todos que queiram cursar e só os que não estão qualificados que não entrariam); já no mestrado existem pouquíssimas vagas que são disputadas por muitos candidatos, sendo que os que entrarão são escolhidos por seus "projetos de pesquisa", escolhidos por estarem de acordo com o que aquele programa de mestrado estuda e deseja e pela qualidade do aluno (enquanto potencial pesquisador). Eu mesma entrei no mestrado sem ter pós-graduação e acabei fazendo ambos simultaneamente.
87.
Elaine Bueno Mascarenhas publicado em 22 de novembro de 2011 às 12:52
Parabenizo-te pelo blog.
Iniciei curso pós em psicopedagigia,anos atrás, mas o interrompi por vários motivos, entre eles, considerar os temas em debate muito semelhantes aos da graduação que fiz a mais de 20 anos(Antes graduação em Pedagogia englobava temas mais complexos que o curso atual).
Querendo reiniciar uma pós na mesma área me vi frente a frente com o termo MBA.
Entrei no goglle e teclei: O que é MBA?
Entre muitas opções vi minha pergunta aqui…
E aqui estou me maravilhando com o conteúdo diversificado, claro e objetivo que compõe este seu blog.
Mais uma vez, parabéns!
Ah!!!
A propósito…
Obrigada por esclarecer minha dúvida.
Vou fazer MBA em Psicopedagogia.
Sucesso sempre.
Abraço fraterno.
88.
Silvia Zampar publicado em 22 de novembro de 2011 às 16:48
Elaine, eu quem agradeço por seu gentil comentário e torço para que tenha êxito em suas escolhas.
89.
jefferson madruga publicado em 25 de novembro de 2011 às 10:32
Bom dia Alexa, faço graduação em Logistica e também gostaria de uma dica .
90.
Silvia Zampar publicado em 25 de novembro de 2011 às 12:44
Quem é Alexa?
91.
Joyce publicado em 08 de dezembro de 2011 às 17:30
Olaaaaaa, estou terminando o curso de técnologo em gestão de recursos humanos.
Quero continuar me qualificando, o curso durou 2 anos..
O que me indica?
92.
Silvia Zampar publicado em 09 de dezembro de 2011 às 8:35
Não tenho o intuito de fazer indicações, pois isso é uma decisão pessoal, de acordo com a necessidade e desejo de cada pessoa.
Lamento.
93.
LARISSA publicado em 15 de dezembro de 2011 às 21:34
ola
tudo bem? SOU FORMADA BACHAREL EM DIREITO HA 5 ANOS E NUNCA TRABALHEI NA AREA, AGORA RESOLVI FOLTAR AO MERCADO OU TENTAR E GOSTARIA DE UMAS DICAS, POIS SEMPRE TRABALHEI COM VENDAS ADD, E QUERIA FAZER UMA PÓS OU UM MBA, QUE ENGLOBE A MINHA FACULDADE.MAIS SAINDO DA AREA DE IREITO NÃO NÃO QUERO, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO PARA APRIMORAR O MEU CURRICULO E VOLTAR PARA O MERCADO DE TRABALHO.
GRATA
94.
Silvia Zampar publicado em 15 de dezembro de 2011 às 21:57
Larissa vamos por partes:
- Não sei o que é vendas ADD (que vc cita). Vou considerar, para minha resposta, área de vendas.
Um bom curso de pós graduação para quem trabalha, ou quer continuar nessa área, é de Marketing: traz mais conhecimentos para este profissional, abre caminho para outras vagas.
Infelizmente marketing não tem muito a ver com direito (aliás, vendas não tem).
Mas como você não conseguiu entrar na área de direito até o momento, creio que deva abrir horizontes, fora do direito. Então talvez você pudesse aliar o conhecimento de marketing (ou algum tipo de administração), ao conhecimento (ou facilidade) de legislações.
Existe centenas (talvez milhares) de cursos que são oferecidos em pós-graduações, mas geralmente são muito específicos, de acordo com a formação mesmo, então acabo ficando limitada para lhe dar mais opções.
Aconselho, também (ou independente de uma pós) de você fazer cursos isolados, que não são de extensão, nem universitários, voltados para vendas, redação, oratória, finanças, planejamento estratégico… Enfim, cursos que somados também ajudam na sua volta ao mercado de trabalho. Muitos desses cursos você pode fazer, inclusive, online. Procure aqui no blog por "Dicas / Cursos".
Desejo-lhe boa sorte.
95.
Jaqueline publicado em 21 de dezembro de 2011 às 12:59
A MBA precisa necessariamente ter conhecimento de alguma lingua estrageira?
96.
Silvia Zampar publicado em 21 de dezembro de 2011 às 18:06
Você me pergunta se precisa "necessariamente", diante disso lhe respondo que "NÃO", pois em pós-graduações lato sensu (pós e MBA) não se faz necessário leitura complementar de publicações em línguas estrangeiras, o que dispensaria essa obrigação.
Agora a instituição tem todo o direito de definir os parâmetros mínimos que acha necessários para seus alunos frequentarem o curso e receberem a certificação de especialista.
Ou seja, você deve consultar as regras de cada instituição.
Já nas pós-graduações stricto senso (mestrado e doutorado) é exigência a língua estrangeira.
97.
Filmy Polskie publicado em 24 de dezembro de 2011 às 0:04
Perfect article Very nice greetings :-)!
98.
Benton Hang publicado em 24 de dezembro de 2011 às 1:34
Crazy about this website, please continue the fantastic work!
99.
hcg injections vs oral drops publicado em 27 de dezembro de 2011 às 17:24
I am thankful that I discovered this website , precisely the right information that I was searching for! .
100.
Patricia publicado em 02 de janeiro de 2012 às 22:34
Olá, acabo de me formar em Psicologia… hoje verificando sobre possiveis especializações me deparei com MBA em Gestão de Recursos Humanos. Essa é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho na área de Recursos Humanos?
Obrigada…
101.
Silvia Zampar publicado em 03 de janeiro de 2012 às 10:43
Não tenho conhecimento algum sobre a área de Recursos Humanos (esse blog, e minha área, é publicidade).
Apenas com conhecimento geral de mercado, lhe diria que sim, que é uma boa especialização, já que á área de RH continua abarcando novos e eficientes profissionais.
102.
Rafaela publicado em 25 de janeiro de 2012 às 12:21
Olá sou formada em Gerontologia.(estudos do envelhecimento) gostaria de saber se posso fazer uma MBA e qual seria a mais indicada
103.
Silvia Zampar publicado em 25 de janeiro de 2012 às 19:26
Como disse na postagem, o intuito da mesma era apenas esclarecer que MBA é a mesma coisa que pós graduação (nada mais "especial", como alguns pensam).
Não tenho conhecimento de todas as áreas (como Gerontologia – sou da área de comunicação) e, muito menos, de todas as pós graduações ou MBAs oferecidos pelo nosso país (coisa quase impossível). Também seria leviano de minha parte passar a fazer indicações, já que isso depende dos objetivos de cada pessoa, de onde já trabalha ou pretende trabalhar.
No máximo posso opinar algo, se me forem passadas todas essas informações, incluindo cursos de pós que você esteja em dúvida. Entretanto saliento que a decisão deverá ser sempre sua.
104.
Aline publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 16:49
Oi boa tarde…
acabei de me formar na faculdade pelo curso de sistemas de informação e tenho interesse em fazer MBA em estrategia corporativa ou gestão empresarial já trabalho numa empresa de software mais tenho mais interesse na área administrativa gostaria de saber qual seria a melhor opção?
Obrigada!
105.
Silvia Zampar publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 17:01
As duas opções que você apresenta me parecem boas para quem quer migrar mais para a área administrativa.
Existem várias outras, mas mais focadas na administração do negócio, como MBA em Marketing ou Gestão de Pessoas.
106.
CAROLINE publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 10:35
ONDE SURGIU O MBA?
107.
Silvia Zampar publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 19:20
A terminologia surgiu nos EUA (veja que é um termo em inglês, como explico no início do post.
108.
Camila Martins publicado em 12 de março de 2012 às 11:50
Bom dia!
Caros, iniciei na graduação de Gestao de recursos humanos ( técnologo) porem posso fazer uma MBA em gestao de pessoas?
109.
Silvia Zampar publicado em 12 de março de 2012 às 16:40
Você pode fazer uma pós graduação (MBA é uma pós graduação lato-senso – título de especialista) de qualquer coisa que você quiser, incluindo a que você falou. Só cuidado pra não ficar fazendo extensão que não seja um aumento no seu currículo, e que seja apenas "mais do mesmo"
110.
Camila Martins publicado em 12 de março de 2012 às 16:47
Entao posso fazer uma MBA de Administração?? digamos assim…
111.
Silvia Zampar publicado em 12 de março de 2012 às 22:50
Sim. Não é exigência para nenhuma pós que você siga uma linha de estudo que já tenha feito no curso superior anterior.
Claro que não tem cabimento querer fazer uma pós em algo totalmente diferente, senão compromete-se, inclusive, o entendimento.
112.
Junior publicado em 20 de maio de 2012 às 13:51
Boa tarde!
Estou fechando o 1º Semestre de RH e já quero pensar numa Pós, para incrementar o curso que é de curta duração. Não pretendo atuar na área, estou fazendo o curso porque minha empresa está exigindo curso superior para futuras promoções. Trabalho como Gerente de loja. Posso fazer Pós em ADM? Tem uma sugestão sobre outra Pós?
113.
Jaqueline publicado em 20 de maio de 2012 às 21:45
Oi, me formei em Turismo, estou pensando em fazer MBA em gestão de pessoas, já que esta area me me interessa bastante, você acha que vale a pena, que vai abrir mercado para mim nesta area?
114.
Silvia Zampar publicado em 21 de maio de 2012 às 8:38
Vejo como você, que será bom sim, afinal de contas o Turismo trabalha com pessoas, e quanto mais melhorar isso, mais pode abrir portas.
115.
Silvia Zampar publicado em 21 de maio de 2012 às 8:41
Pós em Administração ou Marketing são boas opções para você, para melhorar suas possibilidades futuras.