13 de março de 2009

Silvia Zampar

O que é MBA?

Encerrando a primeira série proposta “O que é” (já postei sobre “Marketing” e “Gestão“), vamos falar um pouco desse termo “MBA”, que ouvimos falar com tanta pompa.

Quando o aluno pensa num curso de pós-graduação sempre fica em dúvida entre fazer uma pós convencional ou um MBA, que segundo o conceito geral que se tem, seria uma especialização melhor vista ou remunerada no mercado. Mas na verdade não é bem assim…

Segundo Max Gehringer, nos EUA o aluno que se gradua em cursos ligadas à administração de negócios, esse degree é chamado de Business Administration, ou, abreviando, BA. No Brasil recebemos um “grau” (por isso temos a cerimônia da “Colação de Grau”). Já quem faz um curso suplementar nesta área (nos EUA) pode colocar mais uma letrinha antes do BA: o M, de Master. Portanto, o BA dá direito a um degree e o MBA a um pedigree.

Foi ai que sugiu o termo MBA (Master in Business Administration) ou, em Português, Especialista em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de especialização nas diversas disciplinas da administração, onde são estudadas matérias de marketing, finanças, RH, contabilidade, etc.

Portanto, apesar do aparente status que as letrinhas MBA possam conferir à uma pós-gradução e ao currículo de quem faz, na verdade ela é uma pós-graduação como qualquer outra qualquer. Se você tem interesse e talento para Administrar (pessoas, negócios, empresas), você pode optar por fazer um MBA que o tornará um especialista nisso e realmente é muito bem visto e tem um bom mercado de trabalho.

Já se você quer ser especialista em outras áreas… bem, então você não deverá optar por uma MBA, mas quaisquer outras pós-graduações (titulação de nível igual ao MBA), que não traz as 3 letrinhas, mas te dará a especialização desejada, melhora seu currículo e aumenta as chances de boas oportunidades.

Incluído depois: o intuito desse tópico foi apenas tentar explicar o que é um curso “MBA”, no geral, pois muita gente fica em dúvida e até acha que é algo superior a uma pós graduação convencional (o que não é). Não foi meu intuito avaliar os cursos de MBA, indicando qual é o mais adequado para essa ou outra pessoa. A escolha de uma pós graduação (como é a MBA) deve levar em conta três coisas: gosto pessoal do aluno (tem que gostar pra continuar se especializando), abrir oportunidade na carreira profissional (ajudar a subir de cargo ou abrir portas) e ser complementar ao que já é formado (e não algo que seja idêntico ou que não tenha nada a ver).

Também não tenho como dar minha opinião a respeito de cada curso de MBA existente, simplesmente porque não tenho nem como conhecer, já que são milhares de instituições no Brasil, sendo que cada uma pode oferecer várias opções.

E, caso não tenha ficado claro em meu texto, na verdade não existe diferença alguma entre MBA, Pós ou especialização = TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME. Só que só podem usar a denominação de MBA os cursos ligados à administração. Usar o nome “MBA” é uma “frescurinha” que inventaram para oferecer uma pós como se ela fosse mais importante que as outras, mas não é. Tanto ficou “forte” utilizar o MBA, criando demanda e dando a impressão de ser algo melhor, que outras especializações (ou PÓS) também estão adaptando o tema e usando, como MBC, que agora são nomeados algumas pós de Comunicação.

193 "parpite"

1. Anthony Oatridge publicado em 29 de novembro de 1999 às 22:00

I admire the valuable data you provide in your posts. I’ll bookmark your weblog and have my youngsters examine up here typically. I am fairly certain they’ll learn lots of new things here than anyone else!

2. alexa oliveira publicado em 09 de março de 2010 às 20:37

ola,eu faço faculdade de logistica estou quase terminando e pretendo seguir na area de TI,entao voces poderiam dar uam ajuda e dizer quais os melhores caminhos para tais profissionais e que cursos ajudariam muita em tal profissao?

eu achei interessante a sua materia eu pensei em fazer MBA mas agora acabei de desistir e optar por uma pós

valew mesmo

3. tudibao publicado em 10 de março de 2010 às 10:35

Então, Alexa, mas eu não sou da área de TI, nem o blog é destinado a essa área, então eu não conheço nada pra te indicar.
Nem pra falar bem, nem mal.
Lamento…
Sugiro encontrar um blog com foco em TI e fazer essa mesma pergunta pra eles.
Valeu!

4. Gilmara publicado em 16 de março de 2010 às 18:45

Então…to concluindo a graduação em administração daqui a 2 meses, e pensando em enganchar logo uma MBA, o problema é que ainda não sei em qual area…o que me sugere?….sei que é meio complicado assim porque não conhece meu perfil, mas adoro essa area de finanças, rh, so que nunca trabalhei com nenhuma delas… como posso fazer uma escolha acertada?

5. tudibao publicado em 17 de março de 2010 às 12:41

Gilmara, realmente fica complicadíssimo opinar, pois a escolha depende de uma série de fatores:
- Gosto pessoal e/ou aptidão;
- Perspectivas de oportunidades de trabalho (no emprego atual ou futuros);
- Desejo de mudanças; enfim…
Acho perfeito você já pensar em fazer um pós logo em seguida à graduação, pois aquela história de "vou descansar só um aninho", muitas vezes vira anos e anos, pois a vida toma rumos para nós que, às vezes, nos impossibilita de voltar a estudar tão rapidamente.
Então não deixe para depois o que pode fazer JÁ!
Se posso lhe dar um conselho (ou uma sugestão), digo apenas para buscar uma pós que agregue conhecimentos no seu currículo acadêmico, ou seja, nada de fazer algo tão igual ao curso de graduação que você já está se formando (senão você só estará desperdiçando dinheiro, se buscar uma pós igual, que não conta ponto no seu currículo).
Cursos que tenham ligação (finanças e RH, que você cita se encaixam aqui – nada de ir fazer pós em psicologia, p.exemplo, que não tem nada a ver para "agregar"), que te pareçam desafiadores, mas, ao mesmo tempo, que você tenha uma grande afeição pelas áreas, pois não existe nada mais gostoso que você progredir em sua carreira profissional fazendo o que de fato gosta.
E sucesso!

6. diogo publicado em 22 de abril de 2010 às 12:16

Ola!!!bom faço faculdade de administração de empresas, gostaria de saber q´pos eu faço sendo q tenho muito interesse em logistica e letras, estou no ultimo ano e queria já estar preparado para não m arrepender depois

7. tudibao publicado em 22 de abril de 2010 às 12:36

(559) A pós é uma escolha que depende de vários fatores:
- onde você já está trabalhando, e qual pós lhe dará mais chances de promoção;
- onde você vislumbra trabalhar, e tbm lhe ajudará;
- gosto pessoal;
- oportunidades que se abrem, mas "aquela" pós, específica, que abrirá a porta…
Enfim, não posso muito "fechar" opções para você, já que tudo isso conta. O que posso opinar é que, para quem está fazendo Administração, a pós na área de letras me parece algo meio "perdido", pois não parece um complemento, algo que some, me parece opção de quem realmente não sabe o rumo a tomar na vida. A menos, é claro, que você esteja em uma instituição de ensino, e isso irá ajudá-lo.
Geralmente, para quem faz Administração, pós nas seguintes áreas são indicadas, por trazerem informação complementar: marketing, logística, áreas econômicas. Existem muitas, mas muitas opções, pois todo ano novos cursos são lançados (e eu nem tenho ideia de quantos, ou seus nomes). Mas o importante é aliar o que possa lhe trazer mais oportunidades de trabalho, com o que possa lhe trazer prazer em executar.

8. tudibao publicado em 07 de maio de 2010 às 16:53

Vamos por partes…
Como explico na postagem, MBA não é uma área, é uma denominação que equivale a "pós-graduação", só isso. As pós em áreas administrativas recebem esse nome, mas é uma pós como todas as outras.
Então do que vc me passou só tem duas opções: agronegócio ou marketing.
Eu não sei absolutamente nada a respeito de agronegócio, mas acredito que essa área só seria bom você optar se já tivesse algo em vista, ou seja, a pós ajudaria a abrir mais alguma porta. Agora sem experiência nenhuma não creio que uma pós vá ajudar tanto assim.
Evidente que o melhor seria você já estar atuando em alguma empresa, pois dessa forma saberia quais as opções poderiam lhe possibilitar um crescimento dentro de onde já está.
Sem ter nada em vista eu diria pra você que o marketing é uma boa opção, pois marketing é muito abrangente e envolve todo tipo de empresa e negócio (não ficando tão restrito como no caso do agronegócio que você citou).
Bem, é isso, mas "palpitar" assim de fora não é muita vantagem, tá? Só você quem pode analisar corretamente o que lhe poderá ajudar em sua carreira profissional. Sei que são muitas dúvidas, mas confie no seu instinto que lhe mostrará caminhos.

9. junior publicado em 07 de maio de 2010 às 16:40

Boa Tarde,estou no 3° ano de Administração de Empresa com Ênfase em Comércio Exterior,já estou planejando meu TCC e minha pós,mas ainda tenho muita dificuldade e dúvidas em qual seguir,minhas dúvidas são em agronegocio,MBA ou marketing.Você poderia me orientar qual a melhor opção?pois gosto muito delas.Pois nunca trabalhei em nenhuma dessas areas e não tenho nem noção como posso decidir.
Obrigado e Grato pela atenção!

10. Roberta publicado em 25 de maio de 2010 às 11:05

Olá!

Estou no penúltimo ano de Secretariado Executivo Bilingue e já estou pensando numa pós. A minha faculdade tem um curso voltado especialmente para essa área, “Assessoria Gerencial”, mas eu acho que são praticamente a mesma coisa, e acho que não acrescentaria nada de tão relevante. Gostei da matéria sobre MBA, porque eu não tinha idéia do que era. E gostaria de sugestões de cursos de pós e MBA.

Obrigada!

11. tudibao publicado em 25 de maio de 2010 às 15:45

Roberta, infelizmente eu nem saberia te dizer as opções existentes, pois cada faculdade cria uma pós diferente, com um nome específico e, desde que o MEC aprove, ela entra em vigor.
Eu concordo que vc tem que fazer uma pós complementar, algo que aumente suas especializações, aumentando tbm suas chances profissionais.
Caso vc já esteja trabalhando, veja outras opções e áreas que possa ampliar seu conhecimento e lhe dar chances de uma promoção ou mudança de cargo.
Pesquise as pós ai na sua região e, se tiver opções, ai volte e me mande que eu opino.

12. Rafael Felisbino publicado em 25 de maio de 2010 às 19:34

Olá Silvia. Sou redator publicitário, me formei no fim do ano e pretendo continuar meus estudos. Porém estou um pouco perdido, se faço Pós ou se faço MBA. Embora não esteja trabalhando em agência no momento, sempre gostei, porém gosto dessa área de negócios, empresa, pessoal etc, mas sempre trabalhando com novas idéias. Mas não sei o que fazer. Sou do Rj, mas não sei que instituição escolher e que área me especializar. Você pode me dar alguma dica?
Abraço

13. ana paula publicado em 25 de maio de 2010 às 21:00

oi boa noite eu faço adm e ja estou pensando na minha pos,trabalho nessa area numa empresa que vende automoveis,porem meu interesse é fazer pos em agronegocios,pois me identifico mais,qual a sua opiniao sobre isso,me ajudaria mto..

14. tudibao publicado em 26 de maio de 2010 às 21:40

Bom, segue as dicas de sempre… Vc não me diz no que se formou, mas sempre aconselho a todos:
- procure uma pós (o MBA é a mesma coisa, só que nas áreas administrativas), que não seja a mesma coisa que vc já se formou, ou seja, procure cursos complementares, que abram mais o leque de opções e possibilidades; e
- opte por alto que vc goste: só existe êxito quando fazemos com alegria, seja o que for;
Sempre acho que o marketing é uma boa opção para quem está em dúvida e gosta dessa parte de administrar, pois é muito amplo o campo de trabalho, sendo uma pós complementar e útil para várias áreas.
Infelizmente não conheço nada a respeito das universidades do RJ para lhe indicar ou dar minha opinião, procure com seus ex-professores, para ver a opinião deles.
Bjs e obrigada por passar por aqui!

15. tudibao publicado em 26 de maio de 2010 às 21:44

Sempre acho que a pessoa deve optar por aquilo que gosta, pois essa é a forma de nos realizarmos e termos sucesso.
Entretanto vc me fala de uma área bem diferente da que vc atua atualmente, e deve levar em conta que começará do zero, ou seja, tem que seguir em frente se quiser seguir na área que diz gostar.
Se acha que não vai ter "paitrocínio" pra ficar sem um emprego estável, ou que não terá coragem pra isso, então faça algo que aumente suas possibilidades já dentro do que você já tem um pouco de experiência, é mais fácil uma recolocação (claro, desde que te dê prazer atuar nisso).

16. rafael publicado em 29 de maio de 2010 às 21:41

por favo procurem um classe d ,vai ser dificil…todo mundo tem tudo dvd então…

17. thon ™ publicado em 07 de junho de 2010 às 14:28

ola gostaria de saber se MBA se refere apenas a profissionais da Administração ou a qualquer outra carreira.

18. publicado em 13 de junho de 2010 às 18:59

Não entendi muito bem.Dá para explicar de um jeito mais fácil?

Obrigada.

19. tudibao publicado em 13 de junho de 2010 às 22:04

Bem, resumindo o que já coloquei acima, trata-se de uma pós graduação, só que só são chamadas de MBA's as que são em áreas administrativas, como MBA em Administração de Pessoal, MBA em Marketing, dentre outras.

20. ana clara publicado em 16 de junho de 2010 às 14:25

estou no 3º ano do ensino médio, e pretendo fazer faculdade de recursos humanos, queria saber se um técnico em rh antes, seria bom ou se eu passo direto pra faculdade, e em que lugar fazer o técnico?

21. tudibao publicado em 16 de junho de 2010 às 19:07

Creio que se vc tem condições financeiras para fazer um curso de maior duração em uma faculdade, não perca tempo fazendo cursos técnicos (nível de ensino médio, que você já está concluindo) ou tecnólogo (nível superior, mas de curta duração).
O mercado sempre vê com mais bons olhos o aluno que passou mais tempo se especializando numa faculdade, sendo que cursos de curta duração são uma excelente alternativa para quem não tem tempo ou dinheiro para ir para um curso de 4 anos.

22. Cha publicado em 25 de junho de 2010 às 22:36

Olá,conclui no final do ano passado o curso de graduação em enfermagem,naturalmente estou pensando em uma pós,me interessei pela area de auditoria em saúde,a universidade em que me formei oferece um MBA em Gestão em Saúde, Acreditação e Auditoria,que tem como público alvo profissionais de diversas áreas,como sei pouco sobre o MBA,gostaria de uma opinião,o que seria mais interessante o MBA ou uma pós “convencional” em auditoria direcionada especificamente para o meu curso?

Obrigada!

23. tudibao publicado em 26 de junho de 2010 às 11:41

Em primeiro lugar, não existe diferença alguma entre o que você chamou de "pós convencional" e MBA. É apenas um nome para a mesma coisa, ou seja, uma pós graduação Lato Sensu, uma especialização.
Acho que o que você apresentou é sim uma boa alternativa, focada em sua área de graduação, ampliando seus conhecimentos administrativos e, o que é melhor, aparentemente é o que você gosta (o que é mais importante).
Mas isso não quer dizer que outras opções não possam ser boas para você.
O importante é sempre escolher dentro do que você goste, na linha que já se formou e que irá lhe abrir mais portas.

24. Francisco publicado em 30 de junho de 2010 às 17:34

oi sou estudante de engenharia de produçao….nao sei se vc tem conhecimento sobre essa area…mas gostaria de saber se seria melhor fazer um MBA ou uma pós msm….
me de uma dica do que seria mais interessante

25. Murilo publicado em 30 de junho de 2010 às 20:57

Boa noite,
Voce pode dar uma dica de uma boa instiruição de MBA em gestão de pessoas no Rio de Janeiro ( capital)? Grato

26. tudibao publicado em 01 de julho de 2010 às 11:09

Como estou em Jundiaí, que é do ladinho de SP, não conheço nada no RJ.
Além disso, as instituições sempre estão lançando nos cursos, e retirando os que estão sem procura ou que se tornaram obsoletos pelo mercado.
Só procurando mesmo…

27. tudibao publicado em 01 de julho de 2010 às 11:11

Como já disse na postagem, MBA é uma pós. Trata-se apenas de um nome para as pós na área administrativa, mas em todas (pós ou MBA) vc recebe a titulação de especialista numa pós Lato Sensu, igualzinho.
A escolha de qual fazer dependerá apenas de:
- Você ver o que mais lhe atrai;
- Algo que seja complementar ao que você está se formando (não fuja da área), mas não igual (senão é perda de tempo fazer);
- Que seja algo que irá lhe abrir mais portas no mercado; e
- Se você já estiver trabalhando na área, que irá lhe dar mais chances de acensão onde você está.

28. Lilian Batista publicado em 03 de julho de 2010 às 11:21

Olá, Silvia! Sou formada em pedagogia e trabalho na area . Posso fazer um Mba em gestão de pessoas???

29. tudibao publicado em 03 de julho de 2010 às 15:50

Vamos primeiro esclarecer um ponto: PODER vc pode fazer o que quiser.
Agora existe o se você deve ou não fazer.
Se você acha que a MBA de Gestão em Pessoas pode lhe abrir portas (ou subir degraus onde já está) e se você gosta, vai em frente, isso que importa.

30. Elaine Casciano publicado em 06 de julho de 2010 às 22:59

Olá, faço faculdade de administração e me formo daki a 6 meses, gostaria de fazer uma pós de gestão empresarial, já trabalho em uma empresa como gerente administrativa, atuo na aréa financeira e Rh e a cada dia sinto que preciso aprender mais pra gerenciar melhor a empresa, vc acha que estou fazendo uma boa escolha ?? você me indicaria outra pós???

Obrigada!

31. tudibao publicado em 07 de julho de 2010 às 13:49

Se você acha que esse é o melhor caminho, ninguém poderá lhe dizer o contrário, pois o seu gosto pessoal vem em primeiro lugar.
Mas só fico aqui pensando se Gestão Empresarial não tem uma grade curricular muito próxima ao que você já teve na faculdade de Administração. Teria que examinar as matérias pra confirmar que você terá um acréscimo de informações, e não apenas mais um título.

32. Marcos publicado em 16 de julho de 2010 às 1:51

Olá….sou bacharel e Direito, sindicalista e atualmente Vereador em minha cidade.
Gostaria de sua opinião sobre o curso ON LINE da FGV de mba em gestão publica.
obrigado.

33. tudibao publicado em 16 de julho de 2010 às 11:39

Não tenho conhecimento de cursos específicos. Sei que a FGV é uma instituição muito bem vista no mercado, só isso.

34. ANTONIO JOSE publicado em 02 de agosto de 2010 às 11:57

Olá, Sou formado em Ciências Contábeis, quer dizer que não posso fazer uma MBA, já que não sou formado em Administração!! Muitos dizem que, quem é contador pode ser Administrador e vice-versa não é recíproca!!…. favor me esclarecer essa dúvida, e se posso fazer ou não??

35. ANTONIO JOSE publicado em 02 de agosto de 2010 às 12:00

Olá, Sou formado em Ciências Contábeis, me gostaria de saber se posso fazer uma MBA, pois
dizem que um Contador pode se Administrador, e vice-versa não é recíproca!! e ai, qual sua opinião sobre minha dúvida???

36. tudibao publicado em 02 de agosto de 2010 às 15:03

Você pode fazer o que você quiser, não existe impedimento legal ou burocrático.
O que sempre falo pras pessoas é terem bom senso, ou seja, não adianta fazer Enfermagem, depois querer fazer uma pós (ou MBA) em Marketing: as áreas não são complementares, parece (para um empregador) coisa de quem está em dúvida e não sabe o que quer.
Se você acha que o MBA em Administração pode lhe abrir portas e se você gosta, vá em frente.

37. Vinicius publicado em 17 de agosto de 2010 às 16:42

Tenho 23 anos, fiz um curso de Ciências da Computação , durante o curso, trabalhei em uma empresa (Concessionária e Distribuidora de Peças de Trator) no estoque, após um ano na Controladoria da mesma, após um ano no depto TI por mais dois anos, desses dois, um deles eu já estava formado, chegando a exercer função de líder por uns oito meses .

Saí da empresa onde estava para trabalhar numa empresa de vestuário. Aqui trabalho a 6 meses colhendo dados e criando procedimentos para as diversas operações da empresa, acabando interagindo com todas as áreas da empresa com a intensão de estruturá-la, em algumas, como informática sou o único, e devido a essa minha facilidade na área de exatas e também na área administrativa, além de um bom conhecimento em ambas, quero fazer pós de Business Intelligence, porém existe MBA em Inteligência Competitiva com Business Intelligence (na Veris IBTA), e Latu-Sensu Business Intelligence (na Faculdade Impacta).

Visto tudo isso, o que sugere tendo em vista que eu gosto do que faço, tenho facilidade no que faço, e adoraria conhecer BI mais a fundo, lembrando que a empresa onde trabalho seria meu próprio "Laboratório" e posteriormente um "case" de sucesso (uhuuuuu).
Estou em dúvida entre as duas.

38. Silvia Zampar publicado em 18 de agosto de 2010 às 8:26

Vinicius, você mesmo dá a resposta. Eu acho que vc tem que fazer o que de fato gosta, principalmente por apresentar razões que indicam que isso lhe dará oportunidades de expansão, tanto onde está (no momento) como abrir portas futuras.
Não conheço o currículo ou qualidades de nenhuma das pós que você indicou, portanto não posso opinar.
Mas você já está muito amadurecido em suas opções e isso é muito bom, pois faz com que vc não perca tempo a toa.
Parabéns e obrigada por comentar aqui no blog.

39. vanessa publicado em 23 de agosto de 2010 às 15:43

Olá, meu nome é Vanessa, estou formando em Públicidade e Propaganda, gosto muito de mkt, é onde desejo atuar, por este motivo pretendo fazer uma pós ou Mba nesta area. Depois da explicação, resolvi que será mais melhor uma Mba, que é voltada para area de negocios, certo?
Obrigada e sucesso

40. Silvia Zampar publicado em 24 de agosto de 2010 às 7:27

Na verdade não existe diferença alguma entre MBA em Marketing ou Pós em Mkt. Como tento deixar claro em meu texto TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME.
Só que só se pode usar a denominação de MBA os cursos ligados à administração, como é o caso de Marketing, que é uma forma de administrar, planejar.
Usar o nome "MBA" é uma "frescurinha" que inventaram para oferecer uma pós como se ela fosse mais importante que as outras, mas não é. É a mesma coisa.
No seu caso, pelo que vc fala de seus gostos pessoais e objetivos, com certeza fazer uma especialização em Marketing será uma excelente escolha.

41. Cris publicado em 24 de agosto de 2010 às 16:51

Olá! Acabei de me formar em adm e estou pesquisando crusos de pós. Trabalho em depto. pessoal e gostaría de um um curso q completasse minha formação e ao msm tempo me oferecesse nova oportunidades. Qual sería? Abç.

42. Silvia Zampar publicado em 25 de agosto de 2010 às 8:29

Não faço a menor ideia. Não é esse o intuito dessa postagem, muito menos desse blog.
Meu intuito foi esclarecer o que é o termo "MBA", sendo o resto com você.

43. weslley publicado em 01 de setembro de 2010 às 21:54

Olá sra. Silvia Zampar. Sou Graduado em gestão em Marketing(tecnologia) e vou estar fazendo uma especialização na área administrativa(gosto da área de gerenciar, coordenar, finanças em fim) o curso é MBA em Gestão Empresarial somará para esse meu objetivo? na verdade havia escolhido o MBA por dizerem que é um curso mais indicado para quem quer liderar, executivo e altos cargos, mas minha dúvida foi tirada depois de ler sua matéria. Será uma boa escolha para junção Com essas pós em Gestão Empresarial ao Marketing? grato!

weslley sampaio

44. Silvia Zampar publicado em 02 de setembro de 2010 às 8:05

Gestão em Marketing já é uma administração. Tudo bem que um curso de tecnologia não é visto com os mesmos olhos de uma graduação em Marketing, então vc está pensando certo em já ir para uma pós.
MBA em Gestão Empresarial pode ter muitos pontos coincidentes com sua formação anterior, mas ajudará, com certeza.
Finanças talvez fosse algo mais complementar e não tivesse tantos pontos em comum com o marketing, mas qualquer um que você escolha, com certeza só irá somar pontos em seu currículo.
Sucesso!

45. weslley publicado em 02 de setembro de 2010 às 12:19

obrigado minha querida parabéns pelo blog!.

46. Silvia Zampar publicado em 03 de setembro de 2010 às 10:50

Opa, disponha!

47. Adriana publicado em 15 de setembro de 2010 às 15:39

Oiee
Tudo bem?
Formei administração faz cinco anos,
e tenho uma financeira e corretora de automóveis ha dois anos,
sou cadastradas com vários bancos, faço transações por
intermediários dos bancos para financiamentos de veículos e
empréstimos consignados, e quero fazer mba para melhorar
meu desempenho nas negóciações e administração dos meus
negócios, o que você sugere qual mba fazer?
Obrigada

48. Mariana publicado em 04 de outubro de 2010 às 21:03

Olá Silvia. Vou me formar no final deste ano em Turismo, porém há 2 anos, trabalho na parte administrativa de um Salão de Beleza, faço a parte financeira e o Marketing (publicidade). Estou em dúvida se invisto em um MBA ou Pós na área de Administração e Finanças ou Gestão de Marketing. Qual destas duas eu poderia fazer para aprimorar a minha área de trabalho?
Obrigada.

49. Silvia Zampar publicado em 05 de outubro de 2010 às 10:18

Acho que um MBA em Marketing lhe acrescenta bastante tanto para seu atual emprego, como para futuras prospecções. Marketing tem tudo a ver com administração.

50. Victor Javier publicado em 30 de outubro de 2010 às 12:42

Bom dia!
Estou me formando em financas no final desse ano, 2010, e atuo no mercado imobiliario. Sou corretor de imoveis. Pretendo seguir nesse mercado, imobiliario, e, obviamente, gostaria de fazer parte de uma grande empresa do ramo.
Tenho pesquisado a respeito de alguns cursos na area, e me apareceu um MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil, pela FGV – Rio de Janeiro.
Minha pergunta e simples?
Vale a pena ou sera que uma pos seria mais indicada?
Obrigado e bom dia!

51. Silvia Zampar publicado em 30 de outubro de 2010 às 18:36

Você leu o post? Pós e MBA são a mesma coisa, não posso lhe dizer qual é melhor, se isso é apenas uma denominação, não uma designação de um tipo de curso.
O que me parece é que para o que vc pretende seguir, essa pós (que tem o nome de MBA, por "frescurinha") me parece excelente.
A única coisa é que as pós assim tão focadas é difícil formar turma – eu tentei entrar em 2 cursos de pós que não formaram turma.

52. rose publicado em 11 de novembro de 2010 às 13:03

fiz direito posso fazer mba? o que trará de bom?

53. Silvia Zampar publicado em 12 de novembro de 2010 às 10:29

"Poder" fazer, sim, você pode. Minha pergunta é: o MBA são pós graduações mais voltadas à administração, você pretende atuar em algo nessa área, ou onde você está atualmente ajudará ter uma pós nessa área? Porque se formos pensar friamente, não tem muito a ver com o "Direito" em si, não sei se uma empresa valoriza um Advogado que saiba administrar, pois, aparentemente, ninguém dá nada pra um advogado administrar, já que se pode buscar profissionais mais direcionado a isso.
Estou enganada?

54. Ricardo publicado em 16 de novembro de 2010 às 10:27

Olá. Sou estudante em MBA – Gestão Empresarial, pela FGV. O que elá diz é interessante e com verdades pinceladas. Trabalhei por 5 anos numa Pós-graduação de uma Universidade e posso afirmar o seguinte: TUDO AQUILO QUE FAZ APÓS A GRADUAÇÃO: É PÓS-GRADUAÇÃO. O que difere é ser Lato (Especializações, aperfeiçoamentos, extensões, aprimoramentos, etc.) ou Stricto Sensu (mestrado, doutorado e Pós-doutorado). Com relação ao MBA, refere-se, no Brasil, quando há inserção internacional. É uma Pós a nível Lato, assim como as demais do gênero.

55. Silvia Zampar publicado em 16 de novembro de 2010 às 11:05

O intuito dessa postagem foi apenas esclarecer o que é uma MBA, que é uma pós graduação Lato Sensu, como outra qualquer, e não uma categoria "superior", como muita gente imagina (vejo isso com as perguntas de meus alunos e aqui mesmo no blog).
Não quis explicar a diferença entre pós Lato e Strito, coisas que explico aqui http://silviazampar-unip.blogspot.com/2010/06/glo
Quanto a MBA haver "inserção internacional" é alguma bobeira que explicaram em sua pós, pois nenhuma pós lhe insere em nada, quem se insere é você, de acordo com seu esforço, as oportunidades que lhe surgirem e isso independe de qual pós você fez, todas são válidas e reconhecidas fora do Brasil.
Ah propósito, sou Mestre, ou seja, fiz uma pós Strito, o que tbm é reconhecido onde eu for.

56. Ronald publicado em 30 de novembro de 2010 às 13:20

Olá, sou formado em Ciências Contábeis e pretendo fazer uma pós ( ou MBA) à distância. Gostaria de saber o que vc acha a respeito de uma pós à distância…? Será que é bem vista no mercado esse tipo de pós? Gostaria de fazer algo ligado à Finanças, estou no caminho certo ?

Um grande abraço

57. Silvia Zampar publicado em 01 de dezembro de 2010 às 12:20

Com certeza os cursos são complementares, sem ser perda de tempo por ser a mesma coisa. Portanto, a meu ver, vc está pensando corretamente e vale a pena.

58. Ronald publicado em 02 de dezembro de 2010 às 14:04

Valeu !!!!

Brigaduuuuu !!!!!!!

59. Artemis Coutinho publicado em 07 de dezembro de 2010 às 22:41

Olá. Me formei no curso superior de tecnologia em logística e gostaria de saber se quem faz esse curso pode fazer um espcialização em MBA?
Aguardo!

60. Silvia Zampar publicado em 08 de dezembro de 2010 às 12:28

A informação que tenho é que sim, que todos que fizeram curso tecnológico podem fazer pós graduação normalmente.

61. Henrique publicado em 15 de dezembro de 2010 às 9:41

Bom dia Sra. Silvia.
Eu ja me formei em Gestão de Logistica e estou pensando em fazer uma MBA em COMEX. O que a Sra. pode me falar sobre essa decisão???
Obrigado

62. Silvia Zampar publicado em 15 de dezembro de 2010 às 9:59

Não conheço sua área de atuação, se são cursos que lhe abrem portas, também não conheço a fundo a grade dos cursos que vc indica, mas com certeza são complementares, ou seja, não é a "mesma coisa", portanto irá gregar conteúdo e valor à sua formação. Acho válido.
O importante, é claro, é ser algo que você também goste…

63. Monica publicado em 04 de janeiro de 2011 às 15:10

Olá!!!
Sou formada em gestão de recursos humanos e gostaria de fazer um mba em controladoria e finanças para abrir portas vc acha uma boa??

64. Silvia Zampar publicado em 04 de janeiro de 2011 às 16:37

Não consigo ver muita ligação em Recursos Humanos, que mexe inteiramente com pessoal, humanas, e Controladoria e Finanças, que seria algo extremamente frio, totalmente voltado a números, exatas.
Não consigo ver uma empresa que precisa de um profissional com essas qualificações… Mas posso estar enganada!

65. Alex publicado em 08 de janeiro de 2011 às 13:38

Que mulher recalcada essa que escreveu.. Eh OBVIO que MBA e LLM sao muito superiores a uma simples pos graduacao.

66. Marcos publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 0:09

Olá, gostaria de saber se MBA só é feita fora do pais?

67. Silvia Zampar publicado em 24 de fevereiro de 2011 às 8:07

Não, todas as instituições nacionais adotaram esse nome para as pós-graduações de administração.

68. MATHOSO publicado em 26 de fevereiro de 2011 às 20:11

SE MBA NÃO É AQUILO QUE TUDO MUNDO ESPERA PORQUE AS FACULDADES FAZEM PROPAGANDA ENGANOSA PARA OS ALUNOS QUE FAZEM MBA. SÓ PARA TIRAR O DINHEIRO DELES DOS POBRES É SACANAGEM DOS RICOS OS SEUS PAIS FINANCIAM NÃO A PROBLEMAS COM OS MESMO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FIQUE LIGADO.
ESTUDANTE MBA E POBRE TRABALHANDO SUANDO PARA PAGAR SEU CURSO.

69. Silvia Zampar publicado em 27 de fevereiro de 2011 às 10:15

Eu não falei de propaganda enganosa em ponto algum dessa postagem. Os cursos são o que prometem: uma pós-graduação, uma especialização que dará maior embasamento ao estudante e crescerá seu currículo.
Caramba, só disse que MBA = pós graduação, não que seja pior que nada.
É apenas um outro nome pra mesma coisa, não quer dizer que seja pior.
Minha filha chama Carolina, eu chamá-la de Carol é apenas uma escolha, não muda nada.

70. Carla Caroline publicado em 01 de março de 2011 às 9:03

Olá! Sou Arquiteta, formada a 5 anos, e no momento estou assumindo o posto de gerente de vendas de uma empresa de móveis planejados. Antes de assumir este cargo, já pensava em fazer uma pós em gestão empreendedora de negócios, indicado por um ex professor do curso. Me encaixo nesta "MBA" de Gestão Empresarial de Pessoas e Logística?

71. Silvia Zampar publicado em 01 de março de 2011 às 12:33

Sim, imagino que como Gerente de Vendas você terá uma equipe sob sua chancela, o que necessita saber gerir os negócios e as pessoas. De Marketing também é sempre uma boa opção.

72. Lidiane publicado em 29 de março de 2011 às 7:33

Muito Interessante a explicação acima. Parabéns !

73. Silvia Zampar publicado em 29 de março de 2011 às 20:09

Opa, eu quem agradeço a visitinha por aqui…

74. Emanuel publicado em 03 de abril de 2011 às 12:34

Sou engenheiro há mais de 20 anos e estou seriamente pensando em lecionar. Afinal, qual o tipo de formação é exigido como forma de complementação acadêmica para que um profissional de nível superior esteja legalmente apto para o ensino?

75. Silvia Zampar publicado em 03 de abril de 2011 às 18:08

Emanuel, o MEC exige que os professores de nível superior tenham o mestrado. É permitido, entretanto, que 10% da grade de professores seja composta por profissionais da área que tenham, pelo menos, pós-graduação lato-sensu (especialização). Fora isso as faculdades têm demitido todos os profissionais que não tenham pelo menos a pós.
Mas lecionar não é compensador, nem financeiramente, nem em termos de retorno dos alunos. Damos aula porque gostamos, porque acreditamos que temos de fato algo a passar, mas sem esperar recompensa financeira equivalente, ou reconhecimento dos alunos.

76. MARCELO MARTINS publicado em 23 de abril de 2011 às 13:42

Silvia, b. tarde! Sou advogado e atuo nas áreas cível e tributária. Desde o curso de graduação me interessei muito pelo comércio exterior e direito internacional e intento em fazer um MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV para conhecer mais a área para atuar administrativamente desde no negócio e porventura nas questões jurídicas do negócio, qdo necessário. Acha que terei dificuldades para cursar esse MBA já que se pressupõe que os profissionais que optam por esse curso já atuam na área? Ou vale a pena investir e ter conhecimeno diferenciado em COMEX sendo advogado? Agradeço e aguardo sua opinião, p. favor.

77. Silvia Zampar publicado em 24 de abril de 2011 às 10:45

Marcelo, pra ser muito sincera, não conheço bem a área de Direito e todas as vertentes de trabalho que possa se abrir a partir dela.
Inicialmente me parece bem interessante, pois acredito que em Comex há sim campo para a atuação cruzada das funções, com chances de crescimento.
A FGV, por si já traz ótima visão para os alunos que ali cursaram uma pós.
Mas, note bem, é só uma opinião, já que minha área de atuação é bem distante dessa sua – rs
Vou pedir para dois colunistas do blog opinarem, o Aldo e o Rudinei, que têm mais conhecimento no assunto, ok?

78. Aldo publicado em 28 de abril de 2011 às 18:25

Marcelo creio que vc irá gostar. Eu mesmo sou formado em dois MBAs: um em marketing e outro em finanças, além de meu mestrado em comunicação. Eu particularmente tenho alguma familiaridade com a área de marketing e comunicação e, por isso, acabei gostando dos MBAs e do mestrado. No seu caso é muito interessante, pois como o meu você acaba entendendo um pouco de áreas que via, mas não conhecia profundamente. É um conhecimento muito bom para vc dar assessoria em empresas etc. Vale a pena!

79. Gláucia publicado em 19 de maio de 2011 às 11:51

" MBA, Pós ou especialização = TUDO É A MESMA COISA, SÓ MUDA O NOME"

Me esclarece uma coisa:

MBA é uma pós LATO SENSO (especialização) e não STRICTO SENSO (mestrado/doutorado).

Embora em outros países seja reconhecida como mestrado, no Brasil NÃO é certo?

80. Silvia Zampar publicado em 20 de maio de 2011 às 13:13

Isso mesmo, o que é chamado de MBA, agora tem tbm MBC (de Comunicação), são só nominhos bonitinhos para a chamada "Pós" Lato Senso. Mestrado e Doutorado são Stricto Senso.
Cada país tem sua própria nomenclatura, fica difícil dar uma denomição comum mundial.

81. Ana Laura publicado em 13 de outubro de 2011 às 18:01

Ola Silvia meu nome e Ana Laura ,atualmente estou morando nos EUA mais pretendo voltar para o Brasil assim que terminar meu curso.Estou com uma super duvida em qual carreira seguir e se esse curso tera um destaque extra por ter sido feito aqui nos EUA?? Acho que uma boa opcao seria fazer business com um MBA em negócios Internacionais.O que vc acha ,qual seria a melhor opcao para ter boas chances no mercado Brasileiro??Gostaria de poder tirar algum proveito do Inglês ,Espanhol fluentes que falo.Muito obrigada

82. Silvia Zampar publicado em 13 de outubro de 2011 às 21:55

Não conheço em detalhes os cursos que você cita, mas me parecem sim ótimas opções.
Claro que formações nos EUA são bem vistas quando incluídas num currículo, bem como a fluência em outros idiomas (principalmente para empresas que trabalhem com exportação/importação).

83. Danubia Duarte publicado em 07 de novembro de 2011 às 13:51

Oi, estou cursando o utimo periodo em administração, com muita fé em Deus concluirei este ano. trabalho na parte de contratos em uma empresa em Canaã dos Carajás – PA. Por isso estou pedindo algumas orientações sobre em que área faço minha pós, ou é melhor MBA?

84. Silvia Zampar publicado em 07 de novembro de 2011 às 17:27

Se leu o texto acima, sabe que MBA = Pós, ou seja, MBA é uma pós, como qualquer outra, só tem um nominho mais bonitinho.
Com certeza, a graduação que está fazendo é numa boa área para esse serviço, mas não tenho conhecimento para saber que Pós seria complementar para esse trabalho.
Me passou pela cabeça que a área de Contratos geralmente exige conhecimento jurídico. Se você conseguisse uma pós nessa área, talvez fosse interessante para a empresa e você.

85. Paula Passos publicado em 18 de novembro de 2011 às 22:02

Sou graduada em PEDAGOGIA vai fazer um ano! E estou pensando muito serio em Fazer uma pós! 1ºSendo formada em Pedagogia posso fazer uma MBA em Direito Educacional? 2º Tendo feito MBA posso fazer uma Pós "Convencional" ou já posso partir pro Mestrado?

86. Silvia Zampar publicado em 20 de novembro de 2011 às 11:37

Respondendo suas perguntas:
1 – Não sei se você pode fazer uma pós na área de direito, já que não tem o conhecimento básico em leis para seguir numa especialização. De toda a forma, consulte as regras da instituição que oferece esse curso. Agora, analisando o intuito de fazer esse curso, analise se lhe abrirá portas de fato.
2 – Você pode fazer quantas pós-graduações quiser (MBA é só mais uma, a titulação é a mesma, "especialista"). E você pode seguir para o mestrado até SEM ter pós graduação = basta ser aceita no processo seletivo do mestrado, que é muito rígida. Só tentando explicar um pouco mais: nas pós-graduações você tem que passar por um processo seletivo, mas este é só para avaliar se você tem de fato os requisitos e nível para fazer (existe vaga para todos que queiram cursar e só os que não estão qualificados que não entrariam); já no mestrado existem pouquíssimas vagas que são disputadas por muitos candidatos, sendo que os que entrarão são escolhidos por seus "projetos de pesquisa", escolhidos por estarem de acordo com o que aquele programa de mestrado estuda e deseja e pela qualidade do aluno (enquanto potencial pesquisador). Eu mesma entrei no mestrado sem ter pós-graduação e acabei fazendo ambos simultaneamente.

87. Elaine Bueno Mascarenhas publicado em 22 de novembro de 2011 às 12:52

Parabenizo-te pelo blog.

Iniciei curso pós em psicopedagigia,anos atrás, mas o interrompi por vários motivos, entre eles, considerar os temas em debate muito semelhantes aos da graduação que fiz a mais de 20 anos(Antes graduação em Pedagogia englobava temas mais complexos que o curso atual).

Querendo reiniciar uma pós na mesma área me vi frente a frente com o termo MBA.

Entrei no goglle e teclei: O que é MBA?

Entre muitas opções vi minha pergunta aqui…

E aqui estou me maravilhando com o conteúdo diversificado, claro e objetivo que compõe este seu blog.

Mais uma vez, parabéns!

Ah!!!

A propósito…

Obrigada por esclarecer minha dúvida.

Vou fazer MBA em Psicopedagogia.

Sucesso sempre.

Abraço fraterno.

88. Silvia Zampar publicado em 22 de novembro de 2011 às 16:48

Elaine, eu quem agradeço por seu gentil comentário e torço para que tenha êxito em suas escolhas.

89. jefferson madruga publicado em 25 de novembro de 2011 às 10:32

Bom dia Alexa, faço graduação em Logistica e também gostaria de uma dica .

90. Silvia Zampar publicado em 25 de novembro de 2011 às 12:44

Quem é Alexa?

91. Joyce publicado em 08 de dezembro de 2011 às 17:30

Olaaaaaa, estou terminando o curso de técnologo em gestão de recursos humanos.
Quero continuar me qualificando, o curso durou 2 anos..
O que me indica?

92. Silvia Zampar publicado em 09 de dezembro de 2011 às 8:35

Não tenho o intuito de fazer indicações, pois isso é uma decisão pessoal, de acordo com a necessidade e desejo de cada pessoa.
Lamento.

93. LARISSA publicado em 15 de dezembro de 2011 às 21:34

ola
tudo bem? SOU FORMADA BACHAREL EM DIREITO HA 5 ANOS E NUNCA TRABALHEI NA AREA, AGORA RESOLVI FOLTAR AO MERCADO OU TENTAR E GOSTARIA DE UMAS DICAS, POIS SEMPRE TRABALHEI COM VENDAS ADD, E QUERIA FAZER UMA PÓS OU UM MBA, QUE ENGLOBE A MINHA FACULDADE.MAIS SAINDO DA AREA DE IREITO NÃO NÃO QUERO, GOSTARIA DE UMA ORIENTAÇÃO PARA APRIMORAR O MEU CURRICULO E VOLTAR PARA O MERCADO DE TRABALHO.

GRATA

94. Silvia Zampar publicado em 15 de dezembro de 2011 às 21:57

Larissa vamos por partes:
- Não sei o que é vendas ADD (que vc cita). Vou considerar, para minha resposta, área de vendas.
Um bom curso de pós graduação para quem trabalha, ou quer continuar nessa área, é de Marketing: traz mais conhecimentos para este profissional, abre caminho para outras vagas.
Infelizmente marketing não tem muito a ver com direito (aliás, vendas não tem).
Mas como você não conseguiu entrar na área de direito até o momento, creio que deva abrir horizontes, fora do direito. Então talvez você pudesse aliar o conhecimento de marketing (ou algum tipo de administração), ao conhecimento (ou facilidade) de legislações.
Existe centenas (talvez milhares) de cursos que são oferecidos em pós-graduações, mas geralmente são muito específicos, de acordo com a formação mesmo, então acabo ficando limitada para lhe dar mais opções.
Aconselho, também (ou independente de uma pós) de você fazer cursos isolados, que não são de extensão, nem universitários, voltados para vendas, redação, oratória, finanças, planejamento estratégico… Enfim, cursos que somados também ajudam na sua volta ao mercado de trabalho. Muitos desses cursos você pode fazer, inclusive, online. Procure aqui no blog por "Dicas / Cursos".
Desejo-lhe boa sorte.

95. Jaqueline publicado em 21 de dezembro de 2011 às 12:59

A MBA precisa necessariamente ter conhecimento de alguma lingua estrageira?

96. Silvia Zampar publicado em 21 de dezembro de 2011 às 18:06

Você me pergunta se precisa "necessariamente", diante disso lhe respondo que "NÃO", pois em pós-graduações lato sensu (pós e MBA) não se faz necessário leitura complementar de publicações em línguas estrangeiras, o que dispensaria essa obrigação.
Agora a instituição tem todo o direito de definir os parâmetros mínimos que acha necessários para seus alunos frequentarem o curso e receberem a certificação de especialista.
Ou seja, você deve consultar as regras de cada instituição.
Já nas pós-graduações stricto senso (mestrado e doutorado) é exigência a língua estrangeira.

97. Filmy Polskie publicado em 24 de dezembro de 2011 às 0:04

Perfect article Very nice greetings :-)!

98. Benton Hang publicado em 24 de dezembro de 2011 às 1:34

Crazy about this website, please continue the fantastic work!

99. hcg injections vs oral drops publicado em 27 de dezembro de 2011 às 17:24

I am thankful that I discovered this website , precisely the right information that I was searching for! .

100. Patricia publicado em 02 de janeiro de 2012 às 22:34

Olá, acabo de me formar em Psicologia… hoje verificando sobre possiveis especializações me deparei com MBA em Gestão de Recursos Humanos. Essa é uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho na área de Recursos Humanos?
Obrigada…

101. Silvia Zampar publicado em 03 de janeiro de 2012 às 10:43

Não tenho conhecimento algum sobre a área de Recursos Humanos (esse blog, e minha área, é publicidade).
Apenas com conhecimento geral de mercado, lhe diria que sim, que é uma boa especialização, já que á área de RH continua abarcando novos e eficientes profissionais.

102. Rafaela publicado em 25 de janeiro de 2012 às 12:21

Olá sou formada em Gerontologia.(estudos do envelhecimento) gostaria de saber se posso fazer uma MBA e qual seria a mais indicada

103. Silvia Zampar publicado em 25 de janeiro de 2012 às 19:26

Como disse na postagem, o intuito da mesma era apenas esclarecer que MBA é a mesma coisa que pós graduação (nada mais "especial", como alguns pensam).
Não tenho conhecimento de todas as áreas (como Gerontologia – sou da área de comunicação) e, muito menos, de todas as pós graduações ou MBAs oferecidos pelo nosso país (coisa quase impossível). Também seria leviano de minha parte passar a fazer indicações, já que isso depende dos objetivos de cada pessoa, de onde já trabalha ou pretende trabalhar.
No máximo posso opinar algo, se me forem passadas todas essas informações, incluindo cursos de pós que você esteja em dúvida. Entretanto saliento que a decisão deverá ser sempre sua.

104. Aline publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 16:49

Oi boa tarde…
acabei de me formar na faculdade pelo curso de sistemas de informação e tenho interesse em fazer MBA em estrategia corporativa ou gestão empresarial já trabalho numa empresa de software mais tenho mais interesse na área administrativa gostaria de saber qual seria a melhor opção?
Obrigada!

105. Silvia Zampar publicado em 14 de fevereiro de 2012 às 17:01

As duas opções que você apresenta me parecem boas para quem quer migrar mais para a área administrativa.
Existem várias outras, mas mais focadas na administração do negócio, como MBA em Marketing ou Gestão de Pessoas.

106. CAROLINE publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 10:35

ONDE SURGIU O MBA?

107. Silvia Zampar publicado em 16 de fevereiro de 2012 às 19:20

A terminologia surgiu nos EUA (veja que é um termo em inglês, como explico no início do post.

108. Camila Martins publicado em 12 de março de 2012 às 11:50

Bom dia!

Caros, iniciei na graduação de Gestao de recursos humanos ( técnologo) porem posso fazer uma MBA em gestao de pessoas?

109. Silvia Zampar publicado em 12 de março de 2012 às 16:40

Você pode fazer uma pós graduação (MBA é uma pós graduação lato-senso – título de especialista) de qualquer coisa que você quiser, incluindo a que você falou. Só cuidado pra não ficar fazendo extensão que não seja um aumento no seu currículo, e que seja apenas "mais do mesmo"

110. Camila Martins publicado em 12 de março de 2012 às 16:47

Entao posso fazer uma MBA de Administração?? digamos assim…

111. Silvia Zampar publicado em 12 de março de 2012 às 22:50

Sim. Não é exigência para nenhuma pós que você siga uma linha de estudo que já tenha feito no curso superior anterior.
Claro que não tem cabimento querer fazer uma pós em algo totalmente diferente, senão compromete-se, inclusive, o entendimento.

112. Junior publicado em 20 de maio de 2012 às 13:51

Boa tarde!
Estou fechando o 1º Semestre de RH e já quero pensar numa Pós, para incrementar o curso que é de curta duração. Não pretendo atuar na área, estou fazendo o curso porque minha empresa está exigindo curso superior para futuras promoções. Trabalho como Gerente de loja. Posso fazer Pós em ADM? Tem uma sugestão sobre outra Pós?

113. Jaqueline publicado em 20 de maio de 2012 às 21:45

Oi, me formei em Turismo, estou pensando em fazer MBA em gestão de pessoas, já que esta area me me interessa bastante, você acha que vale a pena, que vai abrir mercado para mim nesta area?

114. Silvia Zampar publicado em 21 de maio de 2012 às 8:38

Vejo como você, que será bom sim, afinal de contas o Turismo trabalha com pessoas, e quanto mais melhorar isso, mais pode abrir portas.

115. Silvia Zampar publicado em 21 de maio de 2012 às 8:41

Pós em Administração ou Marketing são boas opções para você, para melhorar suas possibilidades futuras.

116. Ravenia publicado em 26 de maio de 2012 às 14:49

Oi, Tenho uma grande dúvida,
Tenhoo interesse de me formar em psicologia, porém acho o curso um tanto demorado. Então, pensei em me formar em Gestão de RH e fazer um MBA em Gestão de Pessoas. A minha dúvida é com relação ao mercado de trabalho, sempre me dizem que quem tem curso superior, tem salário maior que aquele, que só tem curso técnico. Qual a sua opnião em relação a isso?

117. Silvia Zampar publicado em 28 de maio de 2012 às 8:46

Desconheço como está o mercado em que você pretende procurar emprego, pois nem tudo é só uma questão de salário x formação, mas sim a oferta x candidatos disponíveis x qualificações/conhecimento desejados, ou seja, creio que se a empresa estiver procurando um funcionário onde ambas as formações sejam "aceitas", mas tiver muitos candidatos com formação superior (4 anos, ou até mais) e/ou necessitarem de funcionários que tenham uma noção maior de psicologia (o que em seus cursos você não terá), os primeiros terão mais chances. Já se a vaga for para o depto. de RH, sem necessidade da base de psicologia, as chances do segundo profissional é maior.
Em minha opinião (de leiga nessa área) são profissionais e trabalhos/vagas diferentes desse profissionais.
Mas em questão de igualdade (vamos comparar alguém que é Graduado em Marketing e outro que é Tecnólogo em Gestão de Marketing), não tenho dúvidas que a empresa irá ficar com o que teve mais anos de estudo (a oferta de candidatos é muito maior que a de vagas), a menos que o Tecnólogo consiga (no processo seletivo ou por conhecer alguém na empresa) mostrar talento ou valor maior.

118. Aline publicado em 29 de maio de 2012 às 14:33

Minha graduação não é na área administrativa, sou farmacêutica e atualmente trabalho em um hospital. Mas como um serviço paralelo, pretendo abrir um negócio, mais exatamente um loja de Moda (roupas), já fiz alguns cursos on line em relação a empreendedorismo, mas são cursos curtos. Estava pensando em fazer MBA (estou fazendo uma escolha errada? ou pode ser viável já que estou disposta a trabalhar nisso também?) mas para abrir um negócio eu não sei qual MBA fazer, poderia me ajudar por favor? Obrigada desde já.

119. Silvia Zampar publicado em 29 de maio de 2012 às 15:00

Bem, estudar é sempre bom, aumenta os conhecimentos, a network, abre horizontes… Mas para você ser empresária você não "necessita", de fato, de nenhuma titulação, o que em princípio pode ser um desperdício de dinheiro (se não levarmos em conta o que já falei no começo).
MBA, como já expliquei no post, é uma pós graduação em administração. Não te dará a base de administração para gerenciar seu negócio (já que se espera que o aluno já tenha a base), mas sim uma especialização no assunto (pode ficar faltando "pedaços" para você entender o todo).
Penso que seria melhor pensar em investir numa Gestão (pode ser um tecnólogo – de 2 anos) de Marketing, ou mesmo fazer vários cursos da área de Empreendedorismo, com boas empresas no mercado.

120. Aline publicado em 30 de maio de 2012 às 13:32

Então MBA não é a melhor escolha. Vou procurar cursos em marketing e também voltados para o empreendedorismo. Muito obrigada pela opinião!!!

121. giovana publicado em 07 de junho de 2012 às 11:51

Muito obrigado pela informacao, adorei seu artigo, Parabens.

122. fabio luiz publicado em 12 de junho de 2012 às 18:46

Boa noite,

Me formei em tecnologia do agronegócio e estou pensando em fazer um MBA em administração e qualidade, será que estou fazendo um boa ecolha sendo que esta area é bem ampla?

123. Silvia Zampar publicado em 12 de junho de 2012 às 22:58

Confesso que não conheço seu mercado de trabalho (e quase nada da área que me apresenta), mas como diz que é uma área ampla, creio que ter horizontes mais amplos também é bom, portanto me parece uma boa opção.

124. DEIVSON DAVI publicado em 15 de junho de 2012 às 1:34

OLÁ,ESTOU NO 4º PERÍODO DE RH E ESTOU EM DÚVIDA,SOBRE A MINHA ESPECIALIZAÇÃO ME ESPECIALIZO EM PSICOLOGIA ORGNIZACIONAL OU MBA? O MERCADO DE TRABALHO É MAIS CRESCENTE PRA QUAL ÁREA? E A QUESTÃO DA REMUNERAÇÃO?
DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO.

125. Silvia Zampar publicado em 15 de junho de 2012 às 10:29

MBA não é um curso ou área específica. Leia o post.
Independente, não tenho conhecimento na área de RH, o melhor é você trocar ideia com seus professores da graduação ou participar de grupos dessa área para ver o que falam.

126. kétulle freire publicado em 16 de junho de 2012 às 0:23

Olá sou formada em administração de empresas, e to querendo fazer uma pós mais to muito em duvida entre RH e gerenciamento empresarial, vc pode me da uma ajuda pois queri algo q acrecente no meu curriculum.

127. Silvia Zampar publicado em 17 de junho de 2012 às 14:36

Vou analisar as opções que você passou, pelo que ouço falar no mercado:
- Gerenciamento empresarial: "em tese" você já está com os elementos para administrar uma empresa. A pós de gerenciamento eu indicaria mais se você já estiver trabalhando na área, e que com o curso terá chance de ser promovida para gerencia.
- RH é sempre uma área ampla, que busca profissionais, é interessante.
Outras opções: Marketing, algo mais ligado a financeiro.
Procure grupos da área de administração para ver outras opções que os integrantes desses grupos comentam ser boas.

128. Régis publicado em 19 de junho de 2012 às 21:54

Mas eu já vi cursos como MBA em Gestão Ambiental…nesse caso pode ser feito por biólogos, engenheiros e etc. Sendo assim, não são administradores, certo?

129. Silvia Zampar publicado em 20 de junho de 2012 às 8:43

Eu não falo no post que o curso É PARA administradores, mas que MBA SÃO CURSOS DE especialização de administração.
Como o próprio nome diz, MBA = Master in Business Administration, ou, em Português, Especialista em Administração de Negócios.
Independente da graduação, qualquer um pode optar por se especializar em área administrativa, mas claro que desde que ambicione trabalhar em áreas administrativas. MBA em Gestão Ambiental nada mais é que um curso de especialização para Administradores na área ambiental.

130. Ivete publicado em 04 de julho de 2012 às 15:08

sou formada em pedagogia pos graduada em psicopedagogia e trabalho atualmente dando aula sobre mercado e varejo, posso fazer um outra pos na area de logistica? vc pode me dar uma dica de cursos?

131. Silvia Zampar publicado em 04 de julho de 2012 às 15:42

Olha, tudo depende para o quê você deseja fazer mais um curso: se para melhorar seus conhecimentos para o que já faz, se para conseguir um novo emprego.
Para a área que você está dando aulas, o ideal seria ter conhecimento em Administração e/ou Marketing.
Penso que logística é menos abrangente e só se esse conhecimento, específico, irá lhe ajudar.
Agora para tentar uma nova colocação de trabalho, você tem que analisar em que área gostaria de trabalhar e, mais ainda, que oferece oportunidade (disponibilidade de vagas) para você poder entrar.

132. Paulo Cezar Vieira publicado em 12 de julho de 2012 às 10:40

Possuo formação em Técnico em Agropecuária, Acadêmico em Ciências Física e Biológica, Administração de Empresas e recentemente formado em Marketing pela Universidade Norte do Paraná. Participo de palestras motivacionais junto ao quadro de colaboradores da instituição que estou lotado. Há muitas oportunidades de expandir minhas paletras fora da empresa. Penso em começar em breve o MBA em Marketing apenas para agregar mais connhecimento na área administrativa junto a empresa em que exerço minhas funções profissionais. Sei que com a conquista de mais conhecimentos, melhor terei a visão real das ações para continuar minha jornada. O problema é que já estou com 54 anos e isso é sem dúvida a maior barreira para o crescimento no mercado de trabalho que procura sempre inovar e contar com pessoas com menas idade. Peço que comentes, afim de apresentar sugestões de possível necessidade em buscar um MBA.
Grato pela atenção dispensada.
Paulo Cezar Vieira – Uruguaiana RS.

133. Silvia Zampar publicado em 12 de julho de 2012 às 12:48

Em minha opinião, com sua idade e o estigma que isso gera para gerar novas oportunidades, aliado a você dizer que já tem graduação em Marketing, o MBA na mesma coisa não agrega nada no seu currículo.
Se me dizer que na própria empresa onde trabalha existe plano de carreira e com a pós terá um aumento, "poderia" ser interessante, entretanto verifique apenas se isso irá impactar em mais ganhos do que o investimento que você terá que fazer no curso.
Não entendi se você está lecionando, se estiver, seria indicado buscar um mestrado (stricto-senso), pois logo não serão mais permitidos professores sem essa titulação.

134. Carla publicado em 16 de julho de 2012 às 14:01

Olá, tudo bem?
Me formei em Comunicação Social, com Habilitação em Publicidade e Propaganda, não estou atuando na área no momento. Tenho muita vontade de trabalhar com recursos humanos, você acha que um MBA em Gestão de Pessoas seria o mais indicado ou o melhor seria fazer um curso técnico de Recursos Humanos? Fico preocupada, pois não me formei em psicologia, que é o pessoal que mais procura essa área de RH.
Obrigada

135. Silvia Zampar publicado em 16 de julho de 2012 às 19:40

Acho que você pode começar com uma Pós em Gestão de Pessoas, que já abre vários leques para você. Se tiver oportunidade depois de adicionar outros cursos, graduações ou pós (incluindo em Psicologia), faça numa próxima etapa.
A pós dá um "up" no currículo.

136. Monique publicado em 18 de julho de 2012 às 20:11

Olá… Vou começar em agosto a fazer Gestão de RH, depois posso fazer MBA em que? Gostaria de umas dicas. Obrigada!

137. Silvia Zampar publicado em 18 de julho de 2012 às 21:13

Você pode fazer PÓS GRADUAÇÃO (MBA é só se for de Administração, leu no texto?) no que quiser. É só escolher de acordo com:
- sua preferência (gosto) pessoal;
- de acordo com a área que já está inserida / ou a que quer se inserir; e
- oportunidades que terá (disponibilidade do mercado).

138. Adriana publicado em 08 de agosto de 2012 às 23:55

Olá, gostaria de saber sua opinião, se é bom ou ruim,fazer graduação e MBA na mesma instituição.

Obrigada.

139. Silvia Zampar publicado em 10 de agosto de 2012 às 11:32

Então, eu diria que depende de duas coisa:
1. Qual a instituição – algumas têm mais renome, então não existiria decréscimo no currículo. Já não é o ideal se a instituição for considerada mediana ou fraca.
2. Depende para quê se quer usar os títulos: para arrumar emprego vale o que foi falado anteriormente, se é para promoção interna ou para conhecimento pessoal pode não ter diferença alguma.
O importante é que ambas não sejam na mesma área/linha, para não ser repetição de aprendizado, mas sim complemento.

140. Tatiana publicado em 11 de agosto de 2012 às 19:37

Excelente post. Realmente as pessoas têm se deixado levar por essas 3 letrinhas e pagando mais caro por algo que não é um produto "melhor" do que os cursos com título de pós-graduação.

141. Lindamira publicado em 16 de agosto de 2012 às 10:51

Olaaaaaa, estou terminando o curso de técnologo em processos gerenciais.( estou fazendo a distancia)
Quero continuar me qualificando,por ser a distancia né e pouco tempo o curso durou 2 anos..
Estou querendo fazer MBA ou uma pós em gestão de recursos humanos, é apropriado para quem fez graduação em processos gerenciais? ou voce me indicaria fazer um outro?

Grata

142. Silvia Zampar publicado em 16 de agosto de 2012 às 11:09

Me parece bem interessante, um curso que adiciona mais ao seu currículo sim. Se você gosta da área, vale a pena apostar, pois ouço sempre dizer que é um setor que está empregando bons profissionais.

143. wanderson publicado em 12 de setembro de 2012 às 15:09

Formei administração faz cinco anos, hoje estou em duvida entre fazer uma pós ou ciencias contábeis gostaria de ajuda

144. Silvia Zampar publicado em 13 de setembro de 2012 às 18:51

Pós em quê? E Ciências Contábeis seria uma nova graduação? No caso de sim, pergunto: porque? Não se realizou com a primeira graduação, tem mais chances no seu atual emprego (ou outro em vista) com essa outra formação, e você tem tempo e dinheiro para esse novo investimento de 4 anos?

145. Cintia publicado em 19 de setembro de 2012 às 14:27

Fiz Pedagogia , mas gostaria de partir para outra área. Seria possível fazer uma pós em Administraçãoe Negócios ou pós em Admnistração.
Será que eu conseguiria trabalhar na área, após fazer a pós ou seria jogar dinheiro fora?

Att,

146. Silvia Zampar publicado em 20 de setembro de 2012 às 13:12

Sim, você poderia fazer pós na área de administração e abrir novas possibilidades – minha filha é veterinária e está fazendo pós em Administração.
Só que não irá conseguir disputar as vagas onde se pede graduação nessa área, pois se imagina que quem fez 4 anos de faculdade tem uma base mais completa. Entretanto com a Psicologia você poderá atuar em diversos campos de administração onde isso será fundamental, como administração voltada à RH.

147. Lana Stens publicado em 10 de outubro de 2012 às 16:10

Sou formada em Administração, estava em dúvida em que especialização seguir. Sempre tive os olhos voltados para a área da saúde, mas nunca tive tempo (R$) suficiente para cursar. Quero subir degrau por degrau até chegar onde realmente quero.
A Pós que escolhi foi MBA em Auditoria em Contas Médicas Hospitalares, já que é um curso voltado para a área administrativa dos hospitais, clínicas, laboratórios, enfim, possui um leque de opções voltadas para a área hospitalar que realmente é o que quero.
Pretendo ainda, quando já estiver trabalhando na área de auditoria, após uns 5 anos, cursar Enfermagem ou Medicina para assim poder concluir meu processo de aprendizado dentro da carreira hospitalar. Nesse caso, voltado para o lado humano, cuidar do paciente, entender a saúde em si.
Acredito que serão excelentes escolhas.
Tem alguma sugestão?
Muito obrigada.

148. Silvia Zampar publicado em 11 de outubro de 2012 às 9:37

Você me parece muito lúcida em suas escolha, que demonstram ser fruto de muita pesquisa e decisões sensatas. Não tenho nada a acrescentar – exceto que talvez com o tempo você descubra que uma nova graduação em Enfermagem ou Medicina será totalmente desnecessária, conforme o rumo que sua carreira tomar (mas isso só o futuro poderá dizer).

149. Suenes publicado em 22 de outubro de 2012 às 10:25

Olá! Adorei seu site! Sou formada em direito e não quero advogar, fiz dois cursos recentemente na área de Recursos Humanos, um de Analista de Departamento Pessoal e outro de Homologação do Contrato de Trabalho, estou pesquisando para fazer uma pós em Recursos humanos. Gostaria de saber sua opinião pois na minha cidade tem essa: MBA em Gestão de Recursos Humanos tenho vontade de trabalhar em empresa na área de departamento pessoal, estou no caminho certo não estou? Obrigada

150. Silvia Zampar publicado em 23 de outubro de 2012 às 7:58

Pelo cargo que você pretende, sim, você está no caminho certo.
Evidente que seria ótimo já conseguir uma colocação mais nesse caminho, mesmo que seja um cargo inferior à sua formação, mas para já adicionar experiência na área ao seu currículo.

151. Naação Luiz da Silva publicado em 26 de outubro de 2012 às 9:08

Olá… Gostei muito dos esclarecimentos. Sou graduado em Pedagogia.Tenho atuado em escolas e ONGS, e tenho interesse em Padagogia Empresarial. Suas forma esclarecida e direta de colocar a situação da MBA me ajudou muito, uma vez que esclarecimento (informações) é fundamental para a formação de todo ser humano. Obrigado.

152. Guilherme Assis publicado em 20 de novembro de 2012 às 2:33

Olá, sou formado em ciências contábeis a quatro anos e nunca trabalhei diretamente na areá. sou comerciante aqui na minha cidade. Mais estou vendo que preciso me atualizar um pouco na areá gerencial. Estive pensando em fazer MBA em gestão empresarial mais estou em duvidas com o MBA de gestão de marketing qual poderá trazer mais benefícios para mim? Sou um cara muito criativo e sempre tenho idéias legais para novos empreendimentos. Gostaria da sua opinião. Desde já agradeço e queria te parabenizar pela matéria.

153. Silvia Zampar publicado em 20 de novembro de 2012 às 10:02

A Gestão Empresarial tem foco na administração, a Gestão em Marketing também tem mais a ver com planejamento. Ambos são para uma visão geral e tomada de decisões e têm vários conteúdos iguais. Para novos empreendimentos o Marketing seria melhor, para o seu atual negócio o de Administração já estaria de bom tamanho. É questão de decisão pessoal, ambos serão excelentes pra você.

154. dayane publicado em 23 de novembro de 2012 às 17:15

Olá Silvia!

Me Formei em 2011 em Tecnologia em MKT, porém estou com duvidas no quê fazer para minha Pós. Por isso gostariade sua sugestão!

Obrigada

155. Flavia publicado em 24 de novembro de 2012 às 21:58

Silvia, boa noite. Sou formada em Comunicação Social com habilitarção e Jornalismo, tenho uma MBA E MARKETING, leciono no curso Tecnólogo de Marketing, e foi cogitada a possibilidade de assumir a coordenação do Curso de Tecnólogo em Marketing, mais uma pessoa disse que eu não poderia por não ter o CRA, será que para ser coordenadora do Curso de Tecnólogo em Marketing, obrigatoriamente tenho que ter o CRA? Onde poderia me informar sobre o assunto. Aguardo

156. Silvia Zampar publicado em 25 de novembro de 2012 às 21:56

Só se essa é uma exigência da instituição que você leciona, pois, com certeza, não exigência do MEC.
Aliás, para coordenação não é exigido nem o mestrado, geralmente leva-se em conta muito mais a habilidade administrativa do profissional, do que títulos.

157. Silvia Zampar publicado em 25 de novembro de 2012 às 21:57

Impossível eu opinar. Como já disse em outras respostas, a decisão de um curso depende de fatores que só o candidato pode analisar: aptidão/gosto pessoal, possibilidades de mercado, necessidades para um emprego já em andamento, etc.

158. oliveira publicado em 05 de dezembro de 2012 às 11:33

Olá bom dia! Gostaria de saber se alguém que se forma em um curso de tecnólogo pode fazer MBA ?

159. Silvia Zampar publicado em 05 de dezembro de 2012 às 15:23

Sim, normalmente, pois tecnólogo é uma formação superior, que permite que a pessoa siga seus estudos superiores, seja em LATO ou STRICTO SENSO (pós, mestrado ou doutorado)

160. Daniele Barreto publicado em 17 de dezembro de 2012 às 14:59

Boa Tarde! estou em dúvida em qual curso fazer, Não aguento mas fazer testes, conversar com pessoas, como vi que você é uma pessoa instruida gostaria de saber qual desses cursos que vou citar é uma opção melhor,Publicidade e Propaganda ou ADM.Penso também em fazer um curso de Markenting e Logo ingressar numa pós,pois trabalho na area de promotora de vendas e a empresa que trabalho é voltada para esta area comercial.será que vou me errepender em não fazer um curso Bacharelado? e a diferença na remuneração entre os cursos será que são grandes? por favo me ajuda.

161. Silvia Zampar publicado em 19 de dezembro de 2012 às 8:25

Note, não tem teste, não tem pessoa que possa definir isso pra você. A decisão é sua, pois envolve o seu futuro.
Todo mundo tem dúvidas, sempre, mas a decisão tem que ser tomada para não adiar a carreira, promoções futuras, etc.
Diante do que você expõe só posso argumentar:
- Na área que você está trabalhando hoje, Marketing é uma ótima opção para crescer dentro da empresa = resta saber se a empresa oferece oportunidade de crescimento e se você deseja continuar nela;
- Marketing é tbm uma boa opção para futuros "voos", indo buscar novas opções de emprego = é mais abrangente;
- Assim como Administração tbm é, oferecendo oportunidades mais variadas;
- Não entendi o que falou do bacharelado, pois todos os cursos que você fala são oferecidos como tal, em 4 anos. Conheço o curso de Gestão em Marketing, mas tem a graduação em Marketing.
Cursos de menor duração deveriam ser, exclusivamente, para quem não tem condições de cursar uma faculdade por 4 anos e/ou não poderá fazer um curso tão longo, seja por falta de tempo, de dinheiro.
Evidentemente que as empresas avaliam o candidato (seu potencial) x graduação (que curso fez, pq optou por um de 2 ou 4) e, em alguns casos, pode achar que foi "preguiça" optar por um de 2 anos e, também, achar que o candidato tem menos bagagem de conteúdo.
Nunca se esqueça que ao procurar uma vaga você estará sempre concorrendo com outros candidatos, alguns mais e outros menos qualificados que você. Resta a você definir como deseja que seja sua formação: se quer conteúdo ou só o diploma = o mercado verá isso também.

162. Daniela publicado em 17 de janeiro de 2013 às 11:22

Olá, sou graduada em Pedagogia, mas tenho muita vontade em trabalhar com pessoas, através de palestras, algo relacionado a motivação de funcionários. O curso de Gestão de pessoas é bom para o mercado de trabalho? E a remuneração é boa?

Obrigada!

163. Silvia Zampar publicado em 18 de janeiro de 2013 às 14:45

Não existe como dizer "isso" ou "aquilo" é ou não é bem remunerado, pois tudo depende de que empresa a pessoa conseguiu trabalhar, as oportunidades. Gestão de Pessoas, por exemplo, abre inúmeras oportunidades, mas desde as mais subalternas até, dependendo das oportunidades, competência e conhecimentos adicionais que a pessoa apresente, à alto escalão.
Quanto a trabalhar com palestras não é tão simples, pois o mais importante, para um palestrante conseguir se firmar com isso, é criar nome no mercado, o que depende de status, conhecimento anterior para apresentar aos palestrantes, fama. Só muito trabalho e experiência consegue fazer com que a pessoa consiga ter êxito de fato nessa área ($$)

164. Edna Prado publicado em 28 de janeiro de 2013 às 13:33

Eu faco pedagogia estou quase terminando e pretendo seguir na area de educaçao ,entao voces poderiam dar uma ajuda e dizer qual a melhor pós graduaçao a ser seguida já que é eu estou cursando pedagogia

165. Silvia Zampar publicado em 29 de janeiro de 2013 às 9:28

Como não sou dessa área específica, nem sei quais são as opções de pós oferecida pelas universidades, o que também deve levar em conta concretamente sua pretensão (onde/como quer trabalhar, especificamente?)

166. matheus publicado em 04 de fevereiro de 2013 às 17:56

Ola , Estou iniciando curdo de ADM na Puc Campinas ! Gostaria de saber se a faculdade é boa ? pretendo em seguida do termino da graduação iniciar uma pós…

Graduado na Puc CAMPINAS consigo algum trabalho que me de futuro ? quando fizer a pos melhorara muito ? terei capacidade para entrar no mercado de trabalho com um bom salario ?

Grato

167. Silvia Zampar publicado em 04 de fevereiro de 2013 às 18:24

Só o que posso dizer é o que ouço, que a PUC é uma boa universidade. Não tenho mais informações a respeito do curso.
Não basta um diploma, em nenhuma faculdade, pra lhe garantir uma boa colocação no futuro, tudo depende de você mesmo, como profissional, as habilidades que apresentar, mais dedicação, cursos extra curriculares. E faculdade dá formação teórica, a prática só se aprende aplicando no mercado de trabalho.

168. cloves publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 15:05

estou terminando o curso de marketing e quero já engrenar uma pós qual area vc sugere ?

169. Silvia Zampar publicado em 13 de fevereiro de 2013 às 15:25

Como já escrevi no post e tbm respondi a todos que aqui perguntaram, isso não é uma decisão que pode ser tomada por nenhuma outra pessoa, a não ser você, e esta dependerá das oportunidades que você vê em sua vida profissional, dependendo de onde já trabalha e/ou onde quer chegar, aliado a suas afinidades.

170. Marcus publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 16:42

Boa materia, tirou muitas duvidas.
Obrigado

171. Viviane publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 11:50

Olá, fiz graduação em Redes de Computadores, gostaria de fazer uma Pós de MBA de gestão de pessoas, será que estarei me equivocando devido minha area ser em Informatica?

172. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2013 às 22:14

Eu não consigo ver ligação de uma formação com a outra – se você vê possibilidade de somar e conseguir uma colocação com isso…

173. Heitor publicado em 07 de março de 2013 às 5:45

Silvia tudo bem?

Eu gostaria de saber a diferença entre o que é estudado em um curso de graduação de administração e o que é estudado em um MBA. Pelo que pesquisei na internet, parece ser a mesma coisa. Eu sei que é um nível diferente de graduação, mas queria entender a diferença do que é estudado em cada um.
Outra dúvida, uma pessoa que se formar em administração, tem vantagem em relação a uma pessoa que estudou um campo totalmente diferente, por exemplo, engenharia, na hora de fazer um MBA?

174. Silvia Zampar publicado em 07 de março de 2013 às 8:53

Basicamente é sim o mesmo conteúdo, por esse motivo mesmo venho falando que não é relevante para um currículo ter uma graduação e uma pós da mesma coisa (os contratantes vão entender que vc tem aquele conteúdo, mas não que vc tem um "plus"). O ideal é buscar um curso complementar, que agregue mais conhecimento.
Ninguém tem vantagem pós graduação, pois parte-se do princípio que todos que optaram por aquela pós (MBA é uma pós) têm informações suficientes para seguir adiante nos estudos naquela área.
Tenho um exemplo em casa, minha filha é Veterinária e faz pós em Administração – pode parecer loucura, mas porque ela gostar de trabalhar na parte administrativa de empresas que trabalham / processam produtos animais. Ela tem que estudar muito para as provas, como todos os demais alunos e está finalizando sem problema algum.

175. Ana publicado em 12 de março de 2013 às 9:54

Olá, sou bacharel em direito gostaria de saber se um MBA em gestão empresarial e de pessoas, daria certo p fazer ou fugiria muito do direito.

176. Silvia Zampar publicado em 13 de março de 2013 às 9:10

Depende das oportunidades de mercado pra alguém que tenha essas duas formações. Com certeza existe a possibilidade sim de precisarem de profissionais assim, só não creio que seja tão comum e também não sei nem dar exemplos, por fugir demais da minha área. Pesquise junto a seus colegas advogados.

177. Luana publicado em 19 de março de 2013 às 18:10

Boa noie,

Sou formada em Publicidade e Poropaganda e estava pensando em fazer uma outra garduação em administração e uma pós em MKT. Pelo que pude perceber os dois se parecem. Qual vc me orienta a fazer. Uma pos em MKT ou uma Graduação em Adm.?

Obrigada

178. Silvia Zampar publicado em 20 de março de 2013 às 12:43

Bem, eu acho desnecessário uma nova graduação. Creio que vc pode optar por uma pós (ou MBA = mesma coisa) tanto em Administração como em Marketing que virão a somar à sua atual titulação.
Sim, ambos têm a ver com gerenciamento.

179. Luana publicado em 25 de março de 2013 às 15:32

Olá tudo bem?
Sou formada em Pedagogia e iniciei esse ano uma MBA em Gestão de Pessoas, é diferentes as áreas mas gosto da área administrativa será que enfrentarei muitas dificuldades para assimilar os conteúdos?
Obrigada desde já.

180. Silvia Zampar publicado em 26 de março de 2013 às 8:45

Acredito que se você gosta da área e se é dedicada, não terá dificuldade nenhuma pra assimilar conteúdo.

181. angelica publicado em 26 de março de 2013 às 23:14

são só os alunos das exatas e humanas q podem fazer MBA?

182. Silvia Zampar publicado em 27 de março de 2013 às 17:52

Qualquer um que tenha terminado o ensino superior pode fazer uma MBA, que é uma pós-graduação lato senso como todas as outras.

183. Danielle publicado em 03 de abril de 2013 às 12:50

Boa Tarde, sra. Silvia!

Sou formada em Comunicação Social – Relações Públicas e pretendo ingressar na área de Recursos Humanos ou Administração de Pessoas. É indicado que eu faça um MBA – Gestão de Pessoas ou o conhecimento na área ficará muito vago?!

Atualmente trabalho com organização de evento, mas pretendo mudar de área (seguir em RH). Como isso é visto no mercado de trabalho, terei problemas com recrutamentos em questão de me enxergarem como um profissional confuso e sem foco?!

Obrigada.

184. Silvia Zampar publicado em 04 de abril de 2013 às 10:36

Não tenho conhecimento na área de RH (e recrutamento de funcionários) para dizer se será bom ou ruim para você. O melhor seria, de fato, perguntar a alguém que trabalhe nessa área, de preferência na parte de seleção.
Me parece que se você quer ir pra área de RH tem, claro, que buscar formação, só não sei se bastará a pós.

185. fabricia publicado em 10 de setembro de 2013 às 21:49

olá.sou graduada em enfermagem a uns 4 anos e não consegui emprego na área, me sinto frustada com a minha área de atuação,e trabalho como recepcionista na VALE . Sei que preciso continuar meus estudos e segui em frente, estou me identificado na área administrativa ,gostaria de uma opinião que ira me ajudar muito na decisão da minha carreira,se eu fizer a pós graduação em gestão empresarial mesmo com a graduação em enfermagem,conseguirei um mercado de trabalho melhor.

186. Silvia Zampar publicado em 11 de setembro de 2013 às 9:08

Qualquer pós que você faça em áreas administrativas abrirá mais caminhos para você do que o que tem hoje – tanto na empresa onde está ou em outras.
Recomendo sim!

187. Guilherme publicado em 01 de novembro de 2013 às 18:32

Silvia boa tarde, eu sou formado em Publicidade e Propaganda com habilitação em Marketing pelo Mackenzie e estou querendo fazer MBA Master em Marketing na ESPM… você acha que é uma boa escolha ou eu vou ver "mais do mesmo"????? estou em dúvida quanto a isso!! Obrigado

188. Silvia Zampar publicado em 05 de novembro de 2013 às 9:34

Com certeza, "mais do mesmo", afinal se você já tem habilitação em marketing, fazer um MBA (que é uma pós graduação/especialização) no mesmo tema, não está agregando nada ao que já oferece aos empregadores.

189. maria publicado em 04 de dezembro de 2013 às 18:42

Hoje não se diz mais Recursos Humanos, e sim, gestão de Pessoas, é uma área muito boa de atuar, devido o crescimento de empresas, e todas são obrigadas a ter essa área de Gestão de Pessoas, você vai lidar direto com os funcionários, é uma área que tem de gostar, é neste setor que ocorre as admissões e demissões, envios e recebimentos de documentos, aplicação das convenções coletivas, na verdade o funcionário que atua nesta área, aprende até mesmo sobre direitos trabalhista, aplicação de alguns artigos na hora de preparar um TRCT, também há muitos cálculos, como DSR, RSR, Horas Extras, Adicional Noturno, eu acho muito interessante, tem de estar sempre atento as mudanças das portarias trabalhistas, é na prática que aprendemos mais, eu aconselho que escolha uma área que identifique com você.

Abraços e boa sorte!

190. Elisa publicado em 12 de dezembro de 2013 às 19:48

Olá!
Estou meio perdida e gostaria de uma opinião… sou formada em Relações Internacionais (me formei ano passado), me interesso pelos processos de importação e exportação, assim como no trabalho em multinacionais, e estou pensando em fazer uma pós. Gostei muito da pós em marketing, porque como estou meio perdida sobre o que quero fazer exatamente, essa pós me traria mais opções e oportunidades.
O que acha?
Obrigada!

191. Silvia Zampar publicado em 19 de dezembro de 2013 às 18:18

A pós graduação em Marketing é sempre boa para a maioria das áreas, pois abre o conhecimento dos profissionais com relação à toda parte de gerenciamento de um negócio. Se você gosta disso, acho que é bem interessante.

192. Priscila publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 11:35

Olá, tudo bem??
Termino Tecn. em RH em julho de 2014, e gostaria de fazer uma pós que complementasse e que não fosse ver praticamente tudo o que já vi na faculdade, vc teria alguma area para me sujerir??? Tipo Psicologia??

193. Silvia Zampar publicado em 21 de fevereiro de 2014 às 8:05

Sim, psicologia é uma boa área para quem está se formando em RH.
Dependendo do que você quer atuar, administração também pode complementar seu currículo.

Parpite você também