terça-feira , 03/05/2016
Breaking News
Home / CONHECIMENTO / O que é “Gestão”?

O que é “Gestão”?

Bom, ontem nessa série “O que é” eu falei de Marketing, hoje vamos tentar entender o significado do termo “Gestão”.

Esse é mais um daqueles termos que convivemos, aprendemos a entender, mas vamos defini-lo um pouco melhor?

Gestão é sinônimo de Administração, então quando estamos falando de “Gestão de Empresas” seria o mesmo que dizer Administração de Negócios, o mesmo se refere a Gestão de Marcas = Administração de Marcas e outros empregos da palavra Gestão.

A Wikipédia nem tem o termo Gestão, que quando você clica nele para saber mais, é direcionado para a página de Administração.

Gerir, assim como administrar, tem a ver com todo o controle e ações propostas envolvendo um conjunto que pode envolver pessoas, empresa, produtos, serviços, clientes. Gerir é conseguir controlar com eficiência, ou busca-se isso.

O termo começou a ter muitas derivações, algumas totalmente dentro do conceito de administração, outras que são neologismos, ou seja, criação de novos termos a partir de outros já existentes. Alguns são até mesmo curiosos, como:

Gestão em Marketing = do princípio de ser um sinônimo, seria como dizer Administração em Marketing. Só que, como já vimos ontem, o próprio marketing, em si, já é uma área administrativa e de planejamento e controle, então como você administra o planejamento, ou controla o controle? Ok, é uma “tradução” grosseira, mas é mais ou menos isso que se está dizendo, ou seja, é redundante e desnecessário.

Na verdade o Gestão surgiu ai como um sinônimo para o Tecnólogo em Marketing, já que os cursos de gestão (tecnólogos) geralmente são os de dois anos. De certa forma eu acho um termo mal empregado, já que para “diferenciar” este curso tecnólogo do curso de graduação, que recebe apenas o nome de Marketing, se utiliza um neologismo redundante. Vale constar: no curso de graduação se recebe a titulação de “graduado” e no de gestão recebe-se o título de “tecnólogo”.

Se fosse focado em apenas um ou mais pontos do Marketing, como é a proposta dos cursos tecnólogos de 2 anos (de ter foco em um especialização e não no conjunto que se tem na graduação), então poderíamos ter um Gestão de Ferramentas do Marketing, Gestão em Preços, Gestão em Propaganda, ou algo assim, que não seria redundância.

Incluído depois: o intuito desse tópico foi apenas tentar explicar o que é um curso de Gestão, no geral, pois muita gente fica em dúvida se é um curso superior, técnico ou o que. Não foi meu intuito explicar o que ensina cada curso de gestão, já que isso se tem que procurar na grade do curso oferecido, vendo qual o objetivo do mesmo, disciplinas que serão cursadas, etc. Também não tenho como dar minha opinião a respeito de cada curso de Gestão existente, simplesmente porque não tenho nem como conhecer, já que são milhares de instituições no Brasil, sendo que cada uma pode oferecer várias opções.

Amanhã vamos ver o que é MBA.

About Silvia Zampar

Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 17 anos em sua agência de propaganda em Jundiaí e leciona para cursos de Comunicação Digital / Publicidade. Mantém os blogs: este (o TuDiBão) e o Livro-Objeto. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Check Also

motorista

Dia do Motorista

E hoje, Dia do Motorista, publicamos um anúncio simples e gracioso que encontramos, que utiliza …

an_record_breakingbad

Silvio Santos assiste Breaking Bad… e aumenta a audiência

É, tudo que ele toca vira outro, e o que sai de sua boca também …

81 comments

  1. Técnico não é a mesma coisa que tecnólogo!

    No Brasil, tecnólogo é o profissional de nível superior formado em um curso superior de tecnologia. Essa modalidade de graduação visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho. Seu formato, portanto, é mais compacto, com duração média menor que a dos cursos de graduação tradicionais. Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização). A designação atual da profissão foi estabelecida pelo Decreto 2.208 de 17 de abril de 1997 (Decreto 5.154 de 23 de julho de 2004).

  2. Na verdade todo seu comentário foi porque em um lugar do texto eu havia cometido o engano de colocar o termo incorreto, que já corrigi por "tecnólogo".

    Agradeço o comentário, entretanto a informação, apesar de válida, não condiz com o foco da postagem, que se propunha a esclarecer o que é "Gestão", que tanta gente fica achando ser algo diferente de "administrar" e, na verdade, não é!

    • foi maravilhosa .a resposta que eu procurava.agora sei exatamente o que estou fazendo na área de gestão em turismo na estácio de madureira rj.amo o que faço e estou como os que sonham.tenha certeza .errar é humano e voce se justificou com muita clareza.bjs.

  3. muito intessante, pareçe ser algo tão estranho sendo que, totalmente simples.
    obrigada, esclareçeu totalmente minha dúvida sobre " gestão ou tecnologo"

    • Opa, Juliana, é pra isso que estamos aqui.
      Obrigada pelo comentário.

      • quero seguir agestao mas nao sou doa amatematica,e aquem diz que para ser um gestor tem que dominar amatematica,

        • Gestão, como esclareço no post acima, é simplesmente um sinônimo para "administração", ou um termo que utilizaram para nomear cursos de curta duração. Não tem nada a ver diretamente com matemática.
          Claro que alguns cursos tem a disciplina de Custos, Financeira, Estatística, onde se tem que fazer cálculos. Basta ver a grade do curso.
          Cuidado com seu texto, esse sim cheio de probleminhas, seja para você seguir qualquer área ("boa de", "há quem diga", "tem-se que dominar")

  4. É de se entender,que que cometemos enganos e que até precisam ser corrigidos.Na verdade,o que se deve ter é o bom senso de parpitar o que pode soar inconstrutivo,direto a quem possa interessar,de modo que assim, a pessoa possa ter ajuda em ajudar a quem precisa.Fora disso, torna-se em mera procura por “erros”.Entende-se que esses tipos de Blogs,são sem dúvida algo a mais que algumas pessoas dão de si, para a real ajuda aos que realmente precisam.Espero ter me feito entender.

    • Nossa, Daniel, tenho que ser sincera, não entendi seu raciocínio, se isso é uma crítica, nem sei onde você quis chegar – hahaha
      Valeu por comentar – rs

      • bom silvia entrei no site com o objetivo de diferenciar gestão de marketing, digamos assim ao ver seu texto pode perceber que temos que ter e ser direto onde queremos chegar assim pode perceber que vc é pode perceber que vc ralou e muito para chegar onde vc esta, com uma simples sintese pode peceber e diferencialos!!!!!!

        • Bem, meu post não se dispõe a explicar o que é Gestão de Marketing de qualquer dos outros cursos de Gestão, apenas explicar que tipo de curso tem recebido esse nome. No mais, não deu pra entender nada do que você quis dizer em seu comentário… Lamento…

    • Blá blá blá! … vc é desse mundo mesmo? Aff!

      • Com certeza não, eu não sou desse mundo. Pois sou uma "lunática" continuaria fazendo esse trabalho no blog, perdendo seu tempo, sem fins lucrativos, e ainda tendo que ter paciência para receber (e responder) comentários de pessoas imaturas e sem educação como você.

  5. Achei simples e objetivo,toda matéria deveria ser neste modelo,grato.

  6. Gostaria que vc,me enviasse,(02)dois modelos de gestão em suplimento(materiais),ou recomendação de algum blog.,parte de gestão e tecnologo,foi excelente.
    Obrigado

  7. A sua informaçao foi precisa e tirou a minha duvida, é que as vezes essas nomenclaturas confundem as pessoas..grato abraço.

    • Na verdade acho que o problema é que as pessoas gostam de criar novos nomes, para velhas coisas.
      Então fica essa confusão, afinal de contas, pra que chamar de Gestão se é sinônimo de Administração? Pra que chamar de MBA, se é um pós graduação Lato Senso?
      Valeu pelo comentário.

  8. Parabéns pela iniciativa!As informações são claras; porém não tem as referências bibliográficas q serviram de suporte.

    • (37) Não tem a informação sobre referências bibliográficas, poque estas não existem, ou seja, não foi consultado nenhum material escrito por terceiro. Esse texto foi redigido a partir do conhecimento adquirido durante minha experiência acadêmica, tanto como aluna como professora, informações adquiridas por vivência (experimentação), trata-se portanto de empiria e não teoria.
      Ah, inclui ao lado o nº para vc participar do sorteio de aniversário do blog.

  9. Muitos escolhem um curso pela forma da nomenclatura, pois essas nomenclaturas deixam a entender que a gestão aparenta ser mais valiosa, mais é só prestarem atenção e verão que tem o mesmo significado que administração… então essa redundância seria para aumentar a lucratividade de uma instituição ou cursos… eis a questão…

    Muito obrigado pela informação.

    • Então, na verdade é isso mesmo, tudo não passa de uma estratégia de marketing para conseguir vender mais o curso. O MBA tbm é um nome pomposo para uma pós graduação lato sensu, como outra pós qualquer, muita gente acha que MBA é "um estágio acima" – rs. Tudo jogada de marketing.

      • Sou professor universitário de uma disciplina do curso de museologia chamada gestão em museus. Ora, serão apenas 4 créditos ou 60 horas em todo curso de 4 anos. Quem poderá chamar o egresso de administrador de museu? Ele apenas toma contato com a disciplina e também com a sua complexidade. A disciplina é complexa pois alem de abordar administração em si, também estuda o conhecimento das leis, portarias, estatutos, autarquias, direito administrativo e contratos. Gestão pode ser a quinta geração de 'palavra da moda' para designar quem 'manda'. Nos anos de 1970 era gerência, na década de 80 era o controle, nos anos 90 administração e agora gestão. Talvez a palavra vá mudando pois a percepção do potencial da empresa também vá se ampliando na medida que o conhecimento e a participação também aumenta. Um abraço!

        • Julio, primeiramente quero agradecer por seu comentário, que abre espaço para ampliarmos o assunto abordado no post.
          Veja que você cita uma "disciplina" que leciona, sendo que o foco de minha explicação foi para falar dos cursos de gestão que são oferecidos. Portanto, claro, você tem toda razão em dizer que quem faz a disciplina de gestão (de qualquer coisa) não pode ser considerado um "administrador" (de qualquer coisa), mas, é fato, que o intuito desse tipo de disciplina é oferecer conceitos que colaborem para ampliar (ou abrir) a visão administrativa do aluno.
          Por outro lado seu comentário colabora com o que quis dizer que "Gestão" torna-se uma palavra de moda (ou de nossa época) para referir-se as práticas gerais de administração (chefia).
          Realmente as terminologias vão mudando, muitas delas para (aparentemente) dar um toque sofisticado a um cargo, curso… Como é o caso da pós graduação lato senso, que vem sendo substituída pelas terminologias MBA, MBC, que nada mais são do que a mesma coisa anterior, com nomes diferentes, aplicadas, cada uma, para uma determinada área (mas todos os "formandos" recebem a mesma titulação).

  10. Ola Silvia, otimo seu blog. Venho acompanhando a algum tempo realmente interessante.
    Vc por acaso teria algo sobre Gestão por competencias no Serviço Publico?
    Grato

  11. Olá, Sílvia!

    Parabéns pelo blog! Acho que posso dar uma ajudinha pro Antônio de Santo sobre Gestão por competencias no Serviço Publico, com um texto que escrevi sobre GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NÃO É APENAS UM MODISMO… É LEI!… http://sandralibanio.wordpress.com/2010/01/30/ges

    Se vc puder enviá-lo o link, fico agradecida!

    Um grande abraço!

    Sandra Libanio

  12. ADOREI A EXPLICAÇAO DO CONSEITO E JA AGORA QURIA DIZER QUE DEVIAM SER UM POUCO MAIS OBJECTIVOS NAS EXPLICAÇOES
    UM GRANDE ABRAÇO

    • O intuito desse blog é trazer informações sobre propaganda e design gráfico.
      Como temos muitos leitores que pretendem ainda iniciar uma faculdade, estudantes e iniciante, ocasionalmente direciono informação a eles, mas informação específica a respeito de cada curso, só com cada faculdade. Não dá pra ser objetivo e não explicar, nem entrar em áreas que não é a nossa.

  13. Lendo o seu artigo percebi que você menciona que “vale constar: no curso de graduação se recebe a titulação de “graduado” e no de gestão recebe-se o título de “tecnólogo”.

    No meu diploma esta escrito graduado e não “tecnologo”, acredito que depende da instituição, e strictusensus, só poderá com + 2 anos de graduação. é possivel apenas Latu sensus e MBA

    • Bem, estranho o que aconteceu com seu diploma, pois alguém que faz curso tecnológico não poderia nunca, em hipótese alguma (isso pelo MEC) receber a titulação de graduado, já que a graduação é uma linha de estudo que tem de 3,5 a 4 anos.
      Eu participo das colações de grau das turmas para as quais leciono (Cursos Técnológicos) e no juramento deles mesmo é falado "…recebo o grau de tecnólogo…"
      Sempre obtive a informação, dentro da instituição que leciono, que nossos alunos poderão fazer Lato ou Strito Sensu, sem problema. Mas vou tirar essa dúvida assim que eu der uma passadinha no meu mestrado.
      Ah propósito, vc fala de Lato Sensu e MBA, mas ambos são a mesma coisa (MBA é uma denominação de curso Lato Sensu). Se quiser ler mais sobre isso, tenho essa postagem http://tudibao.com.br/2009/03/o-que-e-mba.html (mas vc me deu uma boa ideia para fazer também uma postagem sobre o que é Lato e Strito Sensu – assuntos que explico a meus alunos na aula de Metodologia Científica).

    • quero fazer gestao da qualidade o que vc acha desse curso ?

  14. gestão e liderança é um curso bom!

  15. ola silvia, gostaria que me exclarecesse uma duvida, o que basicamente faz "um tecnico de apoio à gestao" preciso urgente de uma resposta obrigada.

  16. Então, as empresas colocam nomes para determinados cargos, que são absolutamente "vagos", pois técnico seria alguém que conhece bem algo, que pode orientar, corrigir, resolver; gestão é = administração (Gestão de pessoas = administração de pessoal / Gestão da qualidade = adm.da qualidade, etc), portanto técnico de apoio à gestão é alguém especializado em ajudar o pessoal administrativo, seja qualquer adm. da empresa – rs
    Um nome "bonitinho" pra algum cargo, que só quem poderá esclarecer o que faz é o próprio contratante.
    Eu diria pra vc que é um nome diferentinho que resolveram dar para o famoso "auxiliar de escritório" ou "assistente administrativo" – hahaha

  17. gostaria de saber com ser um profissional secretariado bem sucedido na gestão de uma empresa?

    • Creio que não entendi direito sua pergunta, pois um profissional de Secretariado não tem envolvimento na Gestão de uma empresa. Trata-se, geralmente, de alguém que dá assistência a quem faz a Gestão.
      Se puder detalhar mais sua pergunta, talvez eu consiga entender.

  18. O que é gestão de parcerias? Estou pesquisando sobre creche, que tem ajuda da prefeitura e da comunidade. Me ajude a entender melhor.

    • Elda, o complicado é que o pessoal começou a usar o "gestão" pra deixar um monte de coisas mais "bonitinhas".
      Eu precisaria saber onde você viu sendo utilizado esse termo. Me dá a impressão que é um curso, é isso? Se for, é um curso que ensina a se "administrar" parcerias, não sei se privadas (sociedades) e/ou com investidores.
      Geralmente o "gestão" é usado como sinônimo de "administração".

  19. como posso ser alinhado para chefe dando bons trabalho com resultado

  20. http://www.gn2.ufrj.br/…/38-gestao-ou-administracao
    Neste link todos podem conhecer mais especificamente sobre a diferença dos dois termos.

  21. eu ahei a explicação muito simples.

  22. achei esse site por acaso e comecei a ler, por coincidência , fiz gestão em marketing, apesar de não ter me identificado com o curso, e isso me esclareceu muita coisa!

  23. O curso de gestão tem q ter curso superio ou ele já é um curso superior, pessoas com 2º grau podem fazer??

  24. Muito bom este site vou recomendar a amigos,agora quero fazer uma pergunta!
    O que acha do curso de tecnólogo?recomenda este curso as pessoas que querem
    realmente entrar em no mercado de trabalho?

    • Minha opinião é que o curso tecnólogo pode ser uma ótima opção quando:
      – o aluno precisa de uma formação rápida;
      – este se dedica de fato ao curso e disciplinas (não "fazendo por fazer");
      – quando a pessoa já trabalha na área e precisa de conhecimentos complementares; e
      – quando não se tem tempo e/ou dinheiro para um curso de maior duração.
      Note que não acho que tem que ser tudo acima, pode ser um ou outro itens.
      Mas, infelizmente, vejo muitos que buscam por esse curso por motivos errados: não sabe o que quer, pra não ficar em casa, porque os pais estavam "enchendo", porque é melhor essa formação do que nada, porque o mercado exige diploma superior…
      Realmente acho que o mercado vem fazendo cada vez mais exigências, como um diploma superior, mas se o candidato à vaga também não tiver as qualificações necessárias, não demonstrar interesse ou conhecimento, não adiantará diploma algum.
      Obrigada por sua visita ao blog.

  25. Show de bola, tirei uma simples dúvida não explicada exatamente na faculdade: o que é Gestão? Obrigado!

  26. não entendi foi é nada eu estou fazendo uma pesquisa sobre "escreva um texto sobre gestão social democratica" tem como vcs me ajudarem

  27. O curso graduação tecnologico é reconhecido no mercado de trabalho?

    • Sim. É reconhecido como um curso superior de curta duração (que é o que ele é).
      Infelizmente, o que acontece (apesar de não se admitir abertamente) é que quem procura um profissional hoje tem uma grande gama de candidatos a escolher, sendo que geralmente o empregador pode escolher como critério de seleção inicial, chamar os que tenham uma graduação que consideram maior (até por acharem que quem estudou 4 anos tem mais conhecimento/cultura).
      Pode ser injusto? Sim. Nem sempre quem estudou mais é mais hábil para a vaga.
      Por isso que tem-se que avaliar bem o porque se está fazendo um curso de 2 anos, pois isso pode ser questionado no momento de uma entrevista. Isso sim é importante, suas motivações.

  28. EXPLICAÇÃO QUE DEU PRA TIRAR UMA GRANDE DUVIDA, MAIS PRECISO DE ALGO MAIS PROFUNDO

  29. gostei de toda essa reflexão. interessante

  30. Tinha algumas duvidas sobre o assunto, mas gracas ao seu conhecimento adquerido ao longo dos anos e que vem adquirindo ate hoje consegui preecher as lacunas que tinha!! resta me apenas agradecer(obrigado) e parabeniza la pelo blog.

  31. adorei a explicação,estou cursando gestão hospitalar,mas não tinha um bom esclarecimento sobre esta palavra.

  32. ola silvia, quero saber em forma de resumo um breve historial da evolução da GESTÃO.

  33. joaquim Tchacuma Pedro

    atraves da sua publicação consegui tirar algumas duvidas que eu tinha sobre gestão/administração, mas agora ja sei que tanto uma como outra carregam o mesmo significado.

    • Exatamente, ao invés de simplificar eles “complicam”, não é mesmo? – rs
      É que nem a história de “pós” ou “MBA” – já ouvi gente falando “ah, mas ao invés de pós, não é melhor se eu fizer direto um MBA?” = é a mesma coisa, só com nomes diferentes, pois usam esse nome chique (MBA) para as pós de Administração.

  34. francisco emilio

    valeu silvia voce me ajudou muito com sua explicação,estou cursando tecnologo em logistica e perguntei pra muita gente a este respeito o que é gestão e ninguem me deu uma resposta satisfatoria,agora com seu artigo estou muito bem informado valeu…

  35. acho k o curso de gestao seria benefico todos e nao so para gestor/administrador isso ajudaria de certa forma as pessoas a compreender melhor e esboçar de uma maneira credivel seu projecto enfim é ponto de vista

  36. qual a diferença entre um tecnico e uma gestão de recursos humanos? pois quero fazer faculdade de psicologia depois

    • São chamados de "cursos técnicos" (formam técnicos em tal coisa) os que equivalem ao ensino médio.
      Os de nível superior são chamados "tecnológicos" (formam tecnólogos). Alguns cursos de "gestão" dão essa titulação de tecnólogo = equivalem ao curso superior, mas geralmente têm curta duração, apenas 2 anos.
      Pode ser feita tanto uma outra faculdade depois, como partir direto para uma pós graduação, já que o tecnólogo já tem nível superior.

  37. gostei o site têm qualidade

  38. Então, um curso de gestão em alguma coisa, por exemplo: eu quero fazer “gestão em Recursos Humanos”, EAD, é considerado “Nível Superior” ? vou me formar em Tecnólogo em Recursos Humanos ? é isso ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *